Cristina Guimarães - foto: Gal Oppido
A paulistana Cristina Guimarães lança seu primeiro EP, Em Canto. O trabalho, de voz e piano, traz quatro composições que a apresentam como uma intérprete singular, de timbre grave e aveludado, que imprime sua identidade à música popular brasileira.
.
Na primeira faixa, “Caso Você Case” (Vital Farias), o arranjo intimista sugere a docilidade de uma caixinha de música e endossa a feminilidade contida na letra que invoca o despertar da mulher para sua individualidade. Em contraponto, a tonalidade grave de voz de Cristina confere força à mensagem da canção: “Caso você case / Não escreva a nota / Não destrave a porta / Não esteja morta / Não estrague a horta”.
.
Das quatro faixas do EP, duas foram lançadas como singles. A primeira é “Dindi”, um clássico de Tom Jobim (parceria com Aloysio de Oliveira) e um dos ‘hinos’ da bossa nova. “A bossa nova foi fundamental na minha formação. Ouvia porque queria entender a harmonia, a sonoridade, o coloquial, o inusitado que esse movimento trouxe”, revela a cantora. A outra é “Tempo Velho”, de Douglas Germano – compositor contemporâneo, expoente do samba paulista. Essa música traduz a metrópole, a musicalidade paulistana, sobre a qual ela comenta: “o verso ‘minha voz é vento’ é muito representativo para mim nesse momento de retomada da carreira, é uma verdade em mim”.
Pérola de Lupicínio Rodrigues, “Nunca” fecha o EP “Em Canto”: outra canção clássica que amarra a ideia da intérprete de retomar sua voz cantada com um trabalho clássico, mas livre de estereótipos. “Esta música surgiu no processo de criação do trabalho, perfeita para o contexto que idealizei apresentar”, afirma.
.
Em Canto tem produção musical de Luis Felipe Gama, que também executa o piano e assina os arranjos.
Cristina Guimarães, que é filha de pianista, descobriu o amor pelo canto na juventude. Estudou canto; formou-se em Psicologia na Universidade São Francisco, em Itatiba, SP; cursou Psicanálise na Escola de Psicanálise de Campinas e segue em formação no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise, em São Paulo, cidade onde mantém trabalho em consultório. Paralelamente, seguiu cantando. Em Campinas, foi a voz de grupos que se apresentavam na cidade, atuando ao lado de instrumentista de renome como o pianista Bebeto von Buettner, o baterista Ramo Montagner e, no Trio Azeviche, com o guitarrista Bruno Mangueira e o baixista Marcos Souza, entre outros.
.
Em 2019, a pianista e cantora Cida Moreira, com quem fazia aulas de canto, incentivou-a assumir definitivamente sua relação com a música. Foi quando decidiu investir em um trabalho próprio de intérprete, gravar alguns singles e, finalmente, lançar seu primeiro EP. Cristina também prepara o show Presente & Cotidiano, com canções compostas e gravadas por Luiz Melodia, uma paixão que pretende colocar no palco em breve, junto com André Bedurê (direção musical, violão e baixo), Gustavo Souza (bateria) e Rovilson Pascoal (guitarra). Esse trabalho de releituras é pautado pela originalidade, trazendo arranjos que apresentam Cristina Guimarães interpretando Luiz Melodia.
EP ‘Em Canto’ • Cristina Guimarães • Selo Independente/Tratore • 2023
Canções / compositores
1. Caso você case (Vital Farias)
2. Dindi (Antônio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira)
3. Tempo velho (Douglas Germano)
4. Nunca (Lupicínio Rodrigues)
– ficha técnica –
Voz: Cristina Guimarães | Piano, arranjos e produção musical: Luis Felipe Gama | Captação de áudio (2021): Beto Mendonça e Gustavo do Vale – Estúdio 185 Apodi | Edição: Luiz Bueno e Pedro Luz | Mixagem e masterização (2022): Alexandre Fontanetti e Luiz Bueno – Estúdio Space Blues | Produção fonográfica: Cristina Guimarães | Fotografia: Gal Oppido | Capa/arte: João Nunez | Assistência de produção: Liliane Pugliesi | Selo: Independente | Distribuição digital: Tratore | Ano: 2023 | Lançamento: 24 de março | ♪Ouça o EP: clique aqui.
.
> Siga: @cristinahguimaraes
.
.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Canção / EP.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske.
Depois de estrear no mundo digital, o celebrado Pagode da Mart’nália, um tributo à geração…
O homem malvestido na quarta fila da platéia inclinou-se para a frente e olhou, incrédulo,…
No alto da noite do Rio de Janeiro, luminoso, generoso, o Cristo Redentor estende os…
O tênis deixou de ser apenas um calçado esportivo há muito tempo. Hoje, ele é…
Na pulsante energia da cultura afrodiaspórica, Alè traduz suas ideias em música, criando performances contemporâneas…
Com um EP 'Em Canto' e quatros singles lançados, a cantora paulistana Cristina Guimarães envereda…