Após estreia bem-sucedida, com reconhecimento expresso pelo mercado, pelas dezenas de expositores e pelo público estimado em mais de 10.500 pessoas, a feira de arte ArPa faz sua segunda edição em 2023, de 31 de maio a 4 de junho, com a participação de mais galerias, um time renomado de curadoria e um reforço de sua missão de propor uma experiência aprofundada e próxima com o público em geral e com colecionadores de arte. A feira ocorre no Pavilhão Pacaembu, espaço localizado no Complexo Pacaembu, com entrada pela Praça Charles Miller.
.
Nesta edição, haverá um setor inédito na ArPa, a Sala MOS, uma seção dedicada a conversas e debates abertos ao público da Feira, patrocinada pela Mos Incorporadora. Sob o título de Reinstaurar, a curadora Carla Zaccagnini traz uma série de conversas com artistas, curadores, restauradores e pesquisadores. “Cada fala tem o intuito de desdobrar conteúdos específicos, manifestos ou latentes que nos parece necessário discutir no momento atual”, conta a curadora.
Carla Zaccagnini é artista visual, curadora e escritora argentina que reside atualmente em São Paulo e Malmö (Suécia). Carla foi curadora da 34ª Bienal de São Paulo. Formou-se em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e fez mestrado em poéticas visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
A ArPa é uma iniciativa da Allegra Pacaembu – concessionária que assumiu a gestão do Pacaembu em 2020, e conta com a direção geral de Camilla Barella, gestora cultural fundadora da VIVA Projects e colaboradora da Frieze desde 2017. Nesta edição, a realização da ArPa também será simultânea à MADE – Mercado, Arte, Design; feira de design que chega a sua décima primeira edição. A parceria é iniciativa do curador de design Waldick Jatobá.
.
A ArPa conta também com direção de Cristina Candeloro e recebe cerca de 50 expositores que comercializam suas obras no espaço de 4 mil m². A infraestrutura, organização e vendas realizadas durante a feira em 2022 fez com que a ArPa, em sua primeira edição, conquistasse uma boa reputação entre associados da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), em pesquisa realizada em parceria com a Associação de Galerias de Arte (AGAB) em setembro de 2022.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SALA MOS
Quarta-feira, dia 31/5
14h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini
Palestrante: Fernanda Figueiredo, artista
.
Quinta-feira, dia 1/6
15h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Di Cavalcanti
Palestrantes: Ivo Mesquita, curador; e Marina Oliveira Barbosa, historiadora de Arte e antropóloga
.
18h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Di Cavalcant
Palestrantes: Rosane Borges, jornalista; e Silvana Mendes, artista
.
Sexta-feira, dia 2/6
15h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Marta Minujín
Palestrantes: Julieta Gonzalez, curadora; e Ana Mogli Saura, artista
.
18h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Marta Minujín
Palestrantes: Margot Crescenti, pesquisadora, conservadora e restauradora; e Aline Motta, artista
.
Sábado, dia 3/6
15h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Bruno Giorgi
Palestrantes: Renata Lucas, artista; e Monica Nador, artista
.
18h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Bruno Giorgi
Palestrantes: Luana Vitra, artista; e Thais Rivitti, curadora
.
Domingo, dia 4/6
14h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Frans Krajcberg
Palestrantes: Galciani Neves, curadora; e Rodrigo Bueno, artista
.
16h – Reinstaurar, curadoria de Carla Zaccagnini – Frans Krajcberg
Uýra, artista; e Claudia Visoni, jornalista, ambientalista e agricultora
SERVIÇO
Feira de arte ArPa
Patrocínio | Beck’s, Comgás, Mitsubishi, MOS
Hotel oficial | Tivoli Mofarrej
Apoio | C6 Bank, Handred, Le Lis Casa, Casa Teo, Vinícola Urbana
Apoio de mídia | Arte que acontece, Eletromidia, Elle Decor
Parceiro Institucional | Inhotim
.
Quando: De 31 de maio a 4 de junho
Abertura exclusiva para convidados: 31 de maio, quarta-feira
Aberta ao público: de 1 a 4 de junho, quinta-feira a domingo
Horário: Quarta-feira a sábado, das 13h às 20h30 | Domingo, das 11h às 18h
Local: Pavilhão Pacaembu, no Complexo Pacaembu
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Ingressos (com acesso às duas feiras): R$60 (inteira) e R$30 (meia). Ingressos à venda pelo site clique aqui.
Classificação: Livre
Site | Instagram | E-mail
Sobre a ArPa:
ArPa nasce como uma feira de arte focada em expandir a comunidade da arte contemporânea nacional e internacional. A Feira reúne diferentes abordagens e perspectivas em busca de um olhar descentralizado a fim de fomentar profícuos intercâmbios comerciais e criativos. Nesta segunda edição, realizada no Complexo Pacaembu, em São Paulo, cerca de 50 galerias de diversas regiões do Brasil e do mundo apresentam seus artistas nos setores Principal, Satélite e UNI; além destes, será inaugurada a Sala MOS, seção inédita dedicada a conversas e debates abertos ao público da Feira. ArPa 2023 conta com a colaboração de 3 curadores: Carla Zaccagnini, Diego Matos e José Esparza Chong Cuy.
Sobre a MADE – Mercado.Arte.Design:
MADE – Mercado. Arte. Design – é uma feira internacional de design colecionável. Uma plataforma para discutir, apreciar e comprar o melhor do design, do vintage ao contemporâneo, com foco no colecionável. A proposta do evento é reunir, a cada edição, conteúdo de qualidade por meio de exposições e instalações em um espaço coletivo que apresenta e dá destaque a designers e estúdios nacionais e internacionais, revelando novos talentos, incentivando novas produções e, consequentemente, a ampliação da cultura do design a milhares de pessoas. A plataforma MADE tem como objetivo disseminar a educação e a cultura no setor, por intermédio de uma programação de conteúdo sobre design. A feira conta com um Conselho Consultivo com o intuito de debater o design contemporâneo produzido aqui e no exterior e propor ações específicas para o projeto, ampliando o campo de discussão e agregando repertórios distintos ao universo debatido. Os membros deste conselho são figuras destacadas nos campos do design, arte contemporânea e arquitetura, formado por Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Jorn Konijn, Mauricio Eugenio e Corinna Sagesser. A MADE é realizada pela W/Design, de Waldick Jatobá, idealizador e diretor geral do evento, e por seus sócios Bruno Simões, curador do evento, e Elcio Gozzo, diretor financeiro.
ALGUMAS OBRAS DA EXPOSIÇÃO
> Imagem (capa da matéria): fotomontagem das obras – 1. Ivan Serpa (1923-1973) – 2. Manuela Navas (1996) e 3. Silvana Mendes (1991) / © ArPA/divulgação
Áurea Martins - iniciou sua carreira na Rádio Nacional. Gravou seu primeiro disco como prêmio…
“Festival 38 em Nós” terá show a céu aberto no dia 22, quarta-feira, e mostra…
Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…