Em seu trabalho de estreia, a jovem Débora Motta coloca sua voz a serviço do cancioneiro de Fatima Guedes, uma das compositoras mais aclamadas da MPB, e também sua professora de Canto. No EP O mundo no teu perfil – já disponível em todas as plataformas de streaming e em formato de disco físico – ela interpreta seis composições da mestra (cinco delas nunca gravadas antes por nenhum intérprete, nem pela própria compositora), que foram lançadas mensalmente no formato de singles, de agosto de 2022 a janeiro de 2023.
.
Ela apresenta o projeto do show O mundo no teu perfil, que inclui o repertório do seu disco homônimo e clássicos da MPB. O espetáculo estreou com sucesso no dia 30 de março de 2023, no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, Zona Norte do Rio, com participação especial e direção artística de Fatima Guedes e participação e produção da cantora e compositora Margot Cerqueira, jovem talento, violão e direção musical do virtuoso Patrick Angello, contrabaixo acústico de Zé Luiz Maia e percussão de Felipe Tauil.
O show também foi exibido no dia 30 de junho, no Sobrado da Cidade (Centro – Rio Rio de Janeiro) com participações especiais de Fhernanda Fernandes, compositora com vasta experiência e dona de uma voz grave e potente, com passagem marcante pelo The Voice, e de Margot Cerqueira. A direção musical e violão também foi de Patrick Angello.
.
O EP inclui uma releitura inusitada do clássico Flor de Ir Embora, em ritmo de xote, o samba inédito Perfil, gravado em dueto com Fatima, que inspirou o nome do disco e fala do sentimento de decepção diante da intolerância e preconceito demonstrados subitamente por pessoas próximas; o samba Rasante, que conta a história de um pássaro que sobrevoa o país, mas não encontra lugar seguro para pousar; a canção La Lune, música romântica com toque de acordeon à francesa; o samba Número Ímpar, que remete às tradicionais rodas de samba de Madureira; e a valsa Insensata, sobre a figura mitológica de Iara, personagem do folclore brasileiro.
“No samba Rasante, a metáfora do pássaro que não encontra pouso seguro em seu próprio país reflete a situação política e os tempos difíceis que vivemos. Um dos versos diz Por instinto jamais pouso em terras de gente má. Esse é um samba feito a partir de um olhar sobre os acontecimentos recentes no Brasil. Eu acho que disfarço as minhas tristezas com o samba”, contou a compositora.
.
O disco foi gravado no Ômega Estúdio, em Niterói, ainda em tempos de pandemia, em setembro de 2021, com produção musical de Felipe Tauil e Junior Castanheira e direção musical, arranjos e violão, em todas as músicas, de Rubinho Jacob. Tauil foi responsável pela percussão e captação de áudio em todas as faixas. Castanheira, pelo contrabaixo e pelo trabalho de mixagem e masterização, no Ômega Estúdio Portugal, na cidade do Porto. Fatima Guedes assinou a direção de voz e fez participação especialíssima dividindo os vocais com Débora na faixa Perfil. Alceu Maia, grande nome do cavaco brasileiro, participou da faixa Número Ímpar. Ronaldo do Bandolim, outra referência do mundo do samba e do choro, foi o convidado em Rasante. Em La Lune, o acordeonista Rui Mário, de São Luís, Maranhão, deu o toque romântico à canção.
.
“Fatima é uma artista muito atenta às questões contemporâneas. É uma honra estrear com o repertório dessa compositora incrível, criadora de letras e melodias elaboradas. Durante a pandemia, passamos a ter aulas de Canto online, e depois desse período difícil, e também de muito estudo, gravamos o disco. Sou apaixonada pela obra dessa mestra”, contou Débora, amazonense radicada no Rio de Janeiro, e também jornalista.
.
Fatima Guedes é uma das maiores compositoras do Brasil, como definiu Elis Regina, que a lançou no ofício ao gravar a música Meninas da Cidade, e posteriormente, Onze Fitas. Fatima foi regravada por diversos intérpretes relevantes, como Alaíde Costa (gravou o CD Alaíde Costa e Fatima Guedes, ao vivo, em 2011), Leny Andrade (Pelo cansaço) e Nana Caymmi (Chora Brasileira), além de Simone, Áurea Martins, Elba Ramalho, Ney Matogrosso e Leila Pinheiro, apenas para citar alguns. Ela segue produzindo e ministrando suas aulas, na Oficina de Canto Popular Brasileiro. “Mantenho firme meu compromisso com a MPB, independentemente das ondas da indústria fonográfica”, destacou a compositora.
.
As músicas também ganharam videoclipes, disponíveis no canal de YouTube de Débora Eles foram dirigidos por Paulo Cunha Bambu (Flor de Ir Embora, Insensata e La Lune) e por Guilherme Chada (Rasante, Perfil e Número Ímpar), gravados durante a colocação das vozes em estúdio.
DISCO ‘O MUNDO NO TEU PERFIL – MÚSICAS DE FATIMA GUEDES’ • Débora Motta • Selo Independente / distribuição digital Tratore • 2023
Canções / compositores
1. Perfil (Fatima Guedes)
2. Rasante (Fatima Guedes)
3. La lune (Fatima Guedes)
4. Numero impar (Fatima Guedes)
5. Insensata (Fatima Guedes)
6. Flor de ir embora (Fatima Guedes)
– ficha técnica –
Débora Motta (voz – fx. 1-6) | Fatima Guedes (voz – fx. 1) | Rubinho Jacob (violão – fx. 1-6) | Felipe Tauil (percussão, bateria – fx. 1, 2, 3, 4, 6) | Junior Castanheira (baixo – fx. 1, 2, 3, 4, 6) | Rui Mário (acordeon – fx. 3, 6) | Participação especial: Ronaldo do Bandolim (bandolim – fx. 2) | Alceu Maia (cavaco – fx. 4) | Coro e palmas (fx. 4): Fatima Guedes, Margot Cerqueira, Esther Tedesco e Débora Motta | Direção musical: Rubinho Jacob | Produção musical: Felipe Tauil e Junior Castanheira | Arranjos: Rubinho Jacob (fx. 1-6); Felipe Tauil (fx. 1, 2, 3, 4, 6); Rui Mário (fx. 3, 6) | Direção de voz: Fatima Guedes | Gravado no Ômega Brasil Estúdio, em Niterói-RJ, sob supervisão de Felipe Tauil | Mixagem e masterização: Junior Castanheira / Ômega Portugal Estúdio – Porto/ Portugal | Arte capa: Felício Torres | Foto capa e divulgação: Lucas Seixas | Selo: Independente | Distribuição: Tratore | Formato: | Ano: 2023 | Lançamento: março | ♪Ouça o álbum: clique aqui
.
>> Siga: @deboramottacantora | site
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Canção popular / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.
.
.
O single “Isabella”, canção de Leo Russo e Moacyr Luz chegou nas plataformas digitais. A…
O espetáculo “Eu conto essa história" apresenta três narrativas de famílias que cruzaram continentes e oceanos em…
A Companhia de Teatro Heliópolis apresenta o espetáculo Quando o Discurso Autoriza a Barbárie na Casa de Teatro Mariajosé de…
A Cia. Los Puercos inicia temporada do espetáculo Verme, no Teatro Paulo Eiró, localizado na Zona Sul de…
Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido e adaptado por Regina Galdino, faz apresentações gratuitas em…
Em novembro, a N’Kinpa – Núcleo de Culturas Negras e Periféricas estreia Kuenda Kalunga, Kuenda…