segunda-feira, janeiro 27, 2025

Denise Crispun lança o primeiro romance ‘Constelações Hipócritas’

A escritora Denise Crispun faz sua estreia como romancista com “Constelações Hipócritas”, que recebeu, em 2023, o Prêmio Carolina Maria de Jesus, e foi apresentado, em primeira mão, na Flip deste ano, em Paraty.
.
Quem leu Furiosamente calma, de Denise Crispun, conhece o vigor literário de seus contos curtos – formato de escrita mais desafiante do que a narrativa breve tradicional, por exigir intensidade, tensão e reduzidos recursos. Já por meio deste romance, Constelações hipócritas, ela nos mostra que domina igualmente, a prosa de cauda longa, engendrando com refinamento e esmero uma trama singular, e comprova, sobretudo, que faz parte, no canteiro múltiplo da literatura brasileira, de uma vicejante linhagem de escritoras contemporâneas. João Anzanello Carrascoza

Denise Crispun faz sua estreia como escritora de romances com “Constelações Hipócritas”, que recebeu, em 2023, o Prêmio Carolina Maria de Jesus, e foi apresentado, em primeira mão, na Flip deste ano, em Paraty.
.
Na obra, a autora utiliza o tempo como narrador, para contar a história de Sara, uma mulher com seus caminhos, decisões e solidões. Em torno da ficção, como se faz no que há de melhor nas narrativas contemporâneas, Denise junta, com maestria, elementos reais e leva o leitor a acompanhar a protagonista por assuntos que, quase sem querer, criam uma rede em torno do seu cotidiano.

A ideia do romance nasceu numa oficina iniciada logo após a pandemia, com Luiz Antonio de Assis Brasil, professor da PUCRS, um mestre na arte de ensinar que revelou nomes como Daniel Galera, Cintia Moscovich e Michel Laub entre outros. Nela, Denise desenvolveu uma personagem que, mesmo ao término da oficina, seguiu lhe perseguindo. Ela partiu para a pesquisa e após algum tempo de maturação, começou a escrever o livro.
.
– No início pensei numa trama mais policial, mas segui outro caminho, onde teria mais liberdade. Eu queria também deixar fluir as sensações e sentimentos da personagem durante sua busca. Como a narrativa envolve uma volta ao passado com novos encontros, usei uma linguagem poética, que cruza com acontecimentos e fatos reais. Gosto da mistura e eu mesma me surpreendi com o resultado. O que a vida tem de dura ela também tem de poesia. – explica a autora.

Em seus 30 anos de carreira, Denise conta com 11 livros publicados, mais de 20 peças encenadas pelo Brasil e prêmios, como um Quirino e Grande Otelo da Academia Brasileira de Cinema, pela série de animação O Hotel Silvestre de Ana Flor, exibido na HBO, em 2023 e uma indicação ao Shell na categoria de Melhor texto pelo espetáculo “A Carpa”. Sem preconceito de estilo, Denise escreve sobre tudo um pouco e está sempre em movimento, indo do drama à comédia, passando também pelo documental e jornalístico.
.
Ano passado ela se permitiu a novos desafios, lançando no Rio de Janeiro seu primeiro livro de contos, “Furiosamente calma”, que contou com uma performance na Flip, em Paraty. Esse trabalho deve estar em breve nos palcos cariocas, com a atriz Carol Machado e direção de Alcemar Vieira. Enquanto isso, Denise já prepara um novo livro, com o título provisório de “Preciso falar do que não compreendo”, para 2025.

SOBRE A AUTORA
Denise Crispun é escritora, autora teatral e roteirista. Formou-se em História pela Universidade Federal Fluminense e vive no Rio de Janeiro, onde desenvolve seus trabalhos para teatro e televisão. Possui mais de vinte peças (infantil e adulto) encenadas no Rio, São Paulo, Minas Gerais e Fortaleza, oito livros infantis publicados, mais uma ficção científica para jovens e um livro de contos. Em 2010, foi indicada ao Prêmio Shell de melhor autora junto com Melanie Dimantas pela peça A Carpa, texto premiado pela Funarte em 2004. Na televisão, trabalhou como roteirista do programa Tapas e Beijos da TV Globo. Com o ator Rodrigo Sant’Anna desenvolveu a série Os Suburbanos e Tô de Graça, em cartaz no canal Multishow, e a série Tocs de Dalila, com Heloísa Périssé.

revistaprosaversoearte.com - Denise Crispun lança o primeiro romance 'Constelações Hipócritas'
Denise Crispun faz sua estreia como escritora de romances com “Constelações Hipócritas”, publicado pela Numa Editora

FICHA TÉCNICA
Título: Constelações Hipócritas
Autora: Denise Crispun
Editora: Numa Editora
Gênero: Romance
148 páginas
Preço R$72
* Link para compra


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES