DeSúbito Cia estreia espetáculo ‘Afeto’ no Centro Cultural São Paulo

Com dramaturgia de Carla Zanini, a peça ‘Afeto’, da DeSúbito Cia, premiada pelo edital da 9ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo, tem suspense e humor ácido, e conta a história de três mulheres desconhecidas que se unem por meio da raiva e da solidão. A peça é um thriller cômico, que mescla tensão, cores de Almodóvar e o punch das riot girls dos anos 90; a temporada vai de 23 de novembro até 10 de dezembro

Afeto – Uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas, novo trabalho da DeSúbito Cia, traz dramaturgia de Carla Zanini, vencedora do edital da 9ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo. A trama é marcada pelo encontro inusitado de três mulheres desconhecidas, unidas pela raiva, pela solidão e pelo desamparo. A estreia acontece dia 23 de novembro, no Centro Cultural São Paulo, e segue em cartaz até dia 10 de dezembro. Confira a programação completa abaixo.
.
A peça é parte de uma trilogia escrita por Carla, cujos textos, em comum, trazem como protagonistas mulheres de alguma forma marcadas pela violência: seja institucional, política ou de gênero. Afeto, o primeiro texto a ser montado – os outros dois têm previsão de chegarem aos palcos no próximo ano -, conta a história de Úrsula, uma viúva excêntrica, que confunde Aisha com sua enteada desaparecida. As duas assumem esses papéis, fingindo ser quem não são: madrasta e enteada. Quando a gata de Úrsula some, elas acabam entrando no apartamento de Bete, uma senhora que parece esconder algum segredo.
.
“A gente vai compreendendo as complexidades das mulheres ao longo da peça, a dramaturgia vai se revelando aos poucos”, diz Carla Zanini, que também assina a codireção do trabalho, ao lado de Angélica Di Paula.
.
A partir desses encontros inusitados, a história se desdobra também por caminhos inesperados, unindo suspense e humor. “Quando li pela primeira vez o texto, eu ri muito, mas também fiquei angustiada”, revela Angélica.
.
Na trama, as três mulheres sofreram algum tipo de violência: Úrsula perdeu a mulher em um assassinato homofóbico; Aisha foi dopada e abusada em um bar; Bete sofreu nas mãos do marido. Essas informações vão sendo construídas ao longo do texto e mostram a união das três em torno de sentimentos comuns. “Esse texto fala sobre as diferentes formas de lidar com o trauma e a constante busca de como existir depois que o ódio toma conta. Acompanhamos como a fúria nas mulheres pode se esconder de diferentes formas através de lugares não óbvios. Esses sentimentos movimentam as ações polêmicas e libertárias dessas mulheres” apontam as diretoras.

Dramaturgia – trilogia. “Raiva, Afeto e Coragem” é a trilogia escrita por Carla Zanini para a DeSubito Cia, da qual a dramaturga é cofundadora. Algumas reflexões fundamentais têm permeado suas escolhas e também estão presentes nesses trabalhos: a escolha de temas como tentativas de lidar com as violências que nos cercam, seja por questões políticas, familiares, de gênero, de saúde mental, entre tantas outras; a partir de situações privadas falar sobre uma experiência pública e coletiva, do jogo intenso e constante de contradições sociais, políticas e afetivas; personagens mulheres cujas histórias procuram enfrentar as regras com as ferramentas que possuem, mesmo que estejam “aprisionadas” dentro de um espaço ou colapsadas em seus gestos, desejos e atitudes extremadas.
.
DeSúbito Cia – O grupo nasceu em 2015 na cidade de São Paulo, com atores egressos da Escola de Arte Dramática ECA-USP, para a criação de um espaço de parcerias, intercâmbios e produções artísticas, realização de peças com dramaturgia própria, de autores contemporâneos e uma pesquisa voltada sobretudo para novas formas de escritas e criações cênicas.

Entre os espetáculos realizados estão: Casa e Nuvem Branca, de Rafael Augusto, direção de Ricardo Henrique (2015); Você Só Precisa Saber da Piscina, de Carla Zanini, direção de Tel Lenna (2017); Coisas que você pode dizer em voz alta, de Ricardo Inhan, direção de Ricardo Henrique (2019); Selvagem, de Mike Bartlett, direção de Susana Ribeiro (2023). E os próximos são parte da trilogia escrita por Carla Zanini: Afeto, Raiva e Coragem.

Espetáculo ‘Afeto’ da DeSúbito Cia – foto ©Caio Oviedo.

Sinopse
A peça conta a história de três mulheres desconhecidas que acabam se unindo pela falta, pela raiva e pela solidão. Úrsula, uma viúva excêntrica, confunde Aisha, uma mulher que acabou de ser abusada em um bar, com sua enteada desaparecida e as duas constroem uma relação fingindo ser quem elas não são. Quando a gata de Úrsula some, elas iniciam uma busca que termina no apartamento de Bete, uma senhora que parece esconder algum segredo.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Carla Zanini | Direção: Angélica Di Paula e Carla Zanini | Elenco: Agnes Zuliani (Úrsula), Maria Fanchin (Aisha), e Teka Romualdo (Bete) | Participação: Ricardo Henrique | Figurino: Muca Rangel | Sonoplastia: Mini Lamers | Iluminação e operação: Maíra do Nascimento | Design gráfico: Angela Ribeiro | Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques | Assistência de produção: Julia Calegari – Ventania Cultural | Produção: Mariana Novais – Ventania Cultural | Idealização: DeSúbito Cia | * Esta obra foi premiada pelo edital da 9ª Mostra de dramaturgia em pequenos formatos cênicos do Centro Cultural São Paulo.

Espetáculo ‘Afeto’ da DeSúbito Cia – foto ©Caio Oviedo.

SERVIÇO
Afeto – Uma história de amor (violenta e difusa) entre mulheres quebradas
Temporada: de 23 de novembro a 10 de dezembro de 2023
Dias e horários: Quinta, sexta e sábado, às 20h e domingo às 19h.
Local: Centro Cultural São Paulo – CCSP – Sala Jardel Filho
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Valores: Grátis – Retirada de ingressos a partir de 1h antes da apresentação
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 90 min

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Sunset Rio Instrumental 2025 | Programação

O Sunset Rio Instrumental está de volta com shows, oficinas e painéis gratuitos, que acontecem…

5 horas ago

Álbum e audiovisual: Sambabook Beth Carvalho reúne uma constelação de artistas

Sambabook Beth Carvalho presta homenagem à madrinha do samba na sexta edição do projeto da…

11 horas ago

Espetáculo ‘Dias Felizes’, de Samuel Beckett, ganha nova montagem pela Armazém Companhia de Teatro

“Dias Felizes”, de Samuel Beckett, retorna aos palcos em uma nova montagem da Armazém Companhia…

22 horas ago

“Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”: performance teatral literária de contação de histórias, tem apresentações no Teatro Angel Vianna

"Brasileirinho: um carioca da gema do ovo” da performance teatral literária de contação de histórias…

22 horas ago

Projeto “Som na Lagoa” recebe shows de Rodrigo de Jesus, Elisa Queirós, Daniel Sant’Anna e Aleska Chediak

Com programação semanal, o projeto “Som na Lagoa”, tem curadoria de Thaís Fraga e produção…

23 horas ago

Casa Museu Ema Klabin | Programação de abril

Yentl, a menina que queria estudar: espetáculo literomusical abre a programação de abril na Casa…

1 dia ago