Luiz Melodia, um dos ícones mais marcantes da música brasileira, estreia nas telonas. O documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, dirigido por Alessandra Dorgan e com direção musical de Patrícia Palumbo, o filme oferece um mergulho na vida e obra do cantor, destacando a relação do artista com o bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, que foi uma fonte inesgotável de inspiração para suas canções e para sua identidade artística. O longa estreia nos cinemas dia 16 de janeiro
.
Há 74 anos nascia no Rio de Janeiro Luiz Melodia, um cantor e compositor que conquistou o país com seus versos profundos e poéticos, embalados por uma mescla de ritmos e influências tão original que descrevê-lo como “único” não seria um exagero. Pelo contrário. “São poucos os artistas que têm ou tiveram a coragem dele”, afirma a jornalista Patrícia Palumbo que, ao lado da diretora Alessandra Dorgan, idealizou o documentário sobre o músico, LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL.
“A obra dele pode ser vista e revista, ontem e hoje, e ela continua fazendo sentido. O que ele criou é gigantesco, um legado que permanece”, frisa Dorgan, dias antes de lançar o filme nos cinemas, em 16 de janeiro, com distribuição da Embaúba Filmes.
.
É justamente esta história que Dorgan, Palumbo e o roteirista Joaquim Castro revisitam em LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL. Propondo uma viagem sonora e visual pela carreira do cantor e compositor, repleta de arquivos inéditos e raros, o filme oferece a chance do artista, que por anos foi taxado de “maldito”, contar sua própria trajetória. Assim, mais do que manter viva sua memória e sua obra, o documentário retoma o espírito do artista, que não teve medo de abraçar sua liberdade musical, mesmo quando isso significou desafiar as normas da indústria ou da própria cultura brasileira.
Por isso, durante os sete anos da confecção de LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL, foi importante para a equipe que as escolhas criativas do doc refletissem o espírito do cantor. “Quando a gente sai do convencional – de fazer um filme engessado, cronológico e que recorre sempre a depoimentos – e o traz contando sua própria história e amarra tudo com uma montagem poética, fluida e muito musical, a gente reflete o artista que ele foi”, explica Dorgan. “De certa forma, o filme tem o DNA dele. Tem a nossa visão e a nossa escuta, mas tem o DNA dele.”
.
Descrito pela cineasta como uma espécie de reencontro entre Melodia e seus fãs, LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL chega aos cinemas em 16 de janeiro, com distribuição da Embaúba Filmes.
Título: Luiz Melodia – No Coração do Brasil: Documentário
Sinopse: O documentário musical “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” narrado todo em primeira pessoa, busca dar voz ao artista, que ao abraçar sua liberdade musical e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Esculpido com materiais raros e inéditos de arquivo, reflete a importância cultural de seu legado e da cena musical ao qual contribuiu ativamente a partir dos anos 70.
– ficha técnica –
Direção: Alessandra Dorgan | Direção musical: Patricia Palumbo | Roteiro: Alessandra Dorgan, Patricia Palumbo, Joaquim Castro | Elenco: Luiz Melodia, Jards Macalé, Elza Soares, Maria Bethânia, Caetano Veloso | Produção: Camila Nunes, Daniel Gaggini, Deborah Osborn, Felipe Briso | Edição de som / mixagem: Edson Secco | Montagem e desenho de som: Joaquim Castro | Produzido por: bigBonsai | Coprodutoras: MUK Produções, Plate Filmes | Distribuidora: Embaúba Filmes | Ano: 2024 | Duração: 75 min. | País: Brasil | Gênero: Documentário | Lançamento nos cinemas: 16 de janeiro 2025 | Siga na rede: @embaubafilmes / @luiz_melodia_doc para ficar por dentro de todas as novidades!
Assista ao trailer de “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”:
ALESSANDRA DORGAN
Alessandra Dorgan – Comunicóloga de formação, atua há mais de 20 anos no audiovisual e desde 2012 desenvolve e dirige conteúdos voltados para música. Criou a série documental Clubversão, sucesso na HBO, atualmente na 4ª temporada em exibição e disponível na HBO MAX. Os encontros de grandes artistas em estúdio, para criarem uma versão de uma música consagrada, resultaram numa profunda pesquisa artística e comportamental sobre o cenário da música independente do Brasil das últimas décadas. Após dirigir e roteirizar mais de 50 episódios e a participação de artistas como Milton Nascimento, Daniela Mercury, Emicida, Martnália, Gilberto Gil, Ceu, Seu Jorge, Ney Matogrosso, Criolo, Arnaldo Antunes, entre outros, proporcionou a imersão num recorte fiel dessa cena. Nos últimos anos desenvolveu e dirigiu conteúdos para streaming e TV como a primeira transmissão ao vivo da Virada Cultural em 2019 no Theatro Municipal de São Paulo enquanto esteve na Gerência de Projetos Especiais da Spcine (2018 à 2021) e a série documental Mães do Funk para a Paramount+ e MTV Brasil em 2023 pela Grifa Filmes.
——-
Leia a entrevista:
PANDELÓ, Nathália. Realizadoras de novo documentário sobre Luiz Melodia revelam detalhes do filme que chega este mês aos cinemas. In: Mundo da Música, 6.1.2025. Disponível no link. (acessado em 11.1.2025)
"Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa" Uma história que encanta crianças e adultos! . O…
“Canções que eu guardei pra você” é uma comédia romântica musical, que acompanha três casais…
Espetáculo “Benjamim, O Palhaço Negro”, que homenageia o primeiro palhaço preto do Brasil e fez…
Os Irmãos Karamázov, clássico da literatura mundial, chega aos palcos brasileiros em montagem emocionante com…
Em 2017, Egberto Gismonti completou 70 anos e sua filha, a pianista Bianca Gismonti, sentiu…
Claudette Soares e Chico Buarque se conhecem desde a primeira metade da década de 1960,…