MÚSICA

Documentário ‘Milton Bituca Nascimento’ tem pôster e data de estreia divulgados

Celebrando o legado e a turnê de despedida de um dos grandes artistas da música brasileira. O documentário “Milton Bituca Nascimento“, que acompanhou a turnê de despedida do artista mineiro, teve o cartaz e a data de estreia divulgados. O longa deve estrear nos cinemas em 20 de março. A direção é da cineasta Flávia Moraes.
.
Considerado um dos principais nomes da música brasileira, Milton Nascimento reúne uma série de prêmios, incluindo quatro Grammys Latinos e um Grammy Award, tendo canções regravadas por diversos artistas, como Elis Regina, Gilberto Gil e Chico Buarque.

Antes de chegar nas salas de cinema, o documentário ‘Milton Bituca Nascimento’, será exibido na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no dia 26 de janeiro, às 18h, em praça pública, dentro da Mostra Praça.
.
Milton Bituca Nascimento, dirigido por Flávia Moraes, é um documentário emocionante que acompanha a turnê de despedida de Milton Nascimento, uma das maiores lendas vivas da música brasileira. Filmado ao longo de dois anos, o longa registra os últimos shows de “Bituca“, como é carinhosamente conhecido, e captura a profunda conexão entre o artista e seus fãs. Com estreia prevista para 20 de março de 2025, a obra vai além dos palcos, apresentando cenas de bastidores e depoimentos de grandes artistas nacionais e internacionais. Esses relatos celebram a importância de Milton e o impacto universal de sua música, reafirmando seu legado como um dos maiores nomes da música global. Entre emoções e celebrações, o filme é uma despedida inesquecível de um ícone cuja obra transcende fronteiras e gerações.

Milton Bituca Nascimento reflete sobre o impacto e o alcance de um artista que, na aparente simplicidade das suas composições, provocou e segue provocando reflexões e emoções profundas em quem quer que as escute. Isso é nítido no alcance global da sua obra, faceta explorada no documentário já na lista de personalidades, nacionais e internacionais, que dão seu depoimento sobre o Bituca: figuras como: Caetano Veloso, Chico Buarque, Criolo, Djonga, Esperanza Spalding, Fito Paez, Gilberto Gil, João Bosco, Mano Brown, Paul Simon, Quincy Jones (1933 – 2024), Ronaldo Bastos, Sergio Mendes (1941 – 2024), Simone, Spike Lee, Tim Bernardes, Toninho Horta, Wagner Tiso, Wayne Shorter (1933 – 2023) e Zé Ibarra, entre outros artistas brasileiros e internacionais.

Mas, para além do depoimento de amigos e pessoas íntimas de Nascimento, Moraes faz questão de acompanhar a longa e bem-sucedida turnê de despedida do músico e registrar in loco a conexão antiga e potente do artista com seus fãs.
.
Assim, ao longo de mais de dois anos de gravações, a diretora reúne em Milton Bituca Nascimento um material ímpar, capaz não só de reconhecer a grandiosidade do ídolo, mas também revelar a identificação espiritual que ele criou com suas dezenas de álbuns.
.
Uma produção do Canal Azul, Nascimento Música, Gullane, em coprodução Claro, em associação com Why Stories Matter, Vital Studios e MoonSailor, MILTON BITUCA NASCIMENTO chega aos cinemas em 20 de março de 2025. O documentário tem distribuição da Gullane+, com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio institucional da Ancine.

PÔSTER – Documentário ‘Milton Bituca Nascimento’ | Direção: Flávia Moraes | 2025

Título original: Milton Bituca Nascimento
Longa-metragem | Gênero: Documentário | Duração: 119 minutos | Cor | País: Brasil | Ano de produção: 2024
Sinopse: Documentário que parte da turnê de despedida de Milton Nascimento, para entender a complexidade simples de sua obra, e os mistérios que ele carrega nos fazem refletir sobre a alma brasileira. O filme mostra a dimensão mundial de Milton, capta a comoção que ele provoca nos fãs, explora a forte carga espiritual de sua obra, e investiga as origens de sua musicalidade nas entranhas do Brasil profundo.
– ficha técnica / créditos –
Direção: Flávia Moraes | Narrado por Fernanda Montenegro | Roteiro: Flavia Moraes e Marcelo Ferla | Direção de fotografia: Pedro Rocha | Montagem: Laura Brum e Flavia Moraes | Desenho de som e direção musical: Victor Pozas e Rafael Langoni | Músicas de: Milton Nascimento [e parceiros] | Coordenação de lançamento: Fred Avellar | Consultoria artística: Augusto Nascimento | Produção executiva: Liz Reis, Gabriela Tocchio, Ana Saito e Pablo Torrecillas | Produção associado: Flavia Moraes, Victor Pozas, Rafael Langoni | Produzido por: Augusto Nascimento, Ricardo Aidar, Larissa Prado, Andre Novis, Caio Gullane e Fabiano Gullane | Produtoras: Canal Azul, Nascimento Música, Gullane | Coprodutora: Claro | Produtoras associadas: Why Stories Matter, Vital Studios e Moonsailor | Distribuição: Gullane+ | Estreia nos cinemas: 20 de março de 2025

Além do documentário, Milton Nascimento será homenageado no Carnaval de 2025, pela Portela. A agremiação carioca levará para a Marquês de Sapucaí o enredo: “Cantar será buscar o caminho que vai no sol – Uma homenagem a Milton Nascimento”, com autoria de André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

***

Relembre!

Milton Nascimento em ensaio para a turnê “A Última Sessão de Música” – foto Marcos Hermes / Figurino Ronaldo Fraga

SOBRE A TURNÊ ‘A ÚLTIMA SESSÃO DE MÚSICA – MILTON NASCIMENTO’
.
A Última Sessão de Música é a turnê que vai marcar minha despedida dos palcos. Da música, jamais. E eu espero você para concluir essa travessia comigo”. (Milton Nascimento)
.
A turnê A Última Sessão de Música foi a despedida de Milton Nascimento dos palcos e contou com shows no Brasil e em outros países, no ano de 2022

Com uma trajetória que completou 60 de anos de carreira e oitenta de vida, Milton Nascimento decidiu que chegou a hora de se despedir dos palcos. Mas, para que esse ciclo ficasse completo, o artista decidiu prestar uma última homenagem aos fãs com uma turnê internacional que foi épica: “A Última Sessão de Música”.
.
“Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida de tantos anos na estrada sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs. E essa turnê foi pensada especialmente pra vocês!” -, explica Milton. Após quarenta e três discos gravados, cinco prêmios Grammy e o título de Doutor Honoris Causa em música pela Universidade de Berklee, em Boston, Milton se prepara agora para cantar seus maiores sucessos numa turnê que vai passar por Brasil, Europa e Estados Unidos.
.
De acordo com Milton, “seria impossível fazer essa despedida sem colocar no repertório músicas de todas as fases da carreira”. E completa: “a gente quer proporcionar uma experiência única e emocionante, do começo ao fim”. Sobre o repertório da turnê, Milton já adianta que clássicos como “Ponta de Areia”, “Encontros e Despedidas”, “Travessia”, “Cio da Terra” e “Nos Bailes da Vida”, não podem faltar no setlist. “O resto é surpresa” –, diz ele.

Milton Nascimento em ensaio para a turnê “A Última Sessão de Música” – foto Marcos Hermes / Figurino Ronaldo Fraga

“Milton Nascimento | Turnê A Última Sessão De Música”
– ficha técnica –
Milton Nascimento – voz | Direção artística: Augusto K. Nascimento | Direção musical: Wilson Lopes | Projeto de cenário: Osgemeos | Figurinos: Ronaldo Fraga (inspirado no artista plástico brasileiro Arthur Bispo do Rosario) | Fotos: Marcos Hermes | Banda: Wilson Lopes: guitarra e violão; Lincoln Cheib: bateria; Ademir Fox: piano; Widor Santiago: metais; Zé Ibarra: vocal e violão; Ronaldo Silva: percussão; Alexandre Primo Ito: arcos; Frederico Heliodoro: baixo e vocal
.
“Milton Nascimento revela descoberta sobre descoberta, soberanamente (e excelentemente) transversais. Nem totalmente pop, nem totalmente jazz, nem brasileiro – no sentido usual da palavra – é uma música arborizada (em perpétua expansão) que se enraíza ao mesmo tempo em que cresce, com vitalidade compartilhada”. (Aureliano Tonet – Le Monde)
 
“A música de Milton Nascimento vai do terreno ao angelical; e pode ser ao mesmo tempo misteriosa e franca, direta; assombrosa e sublime”. (Andy Beat – Pitchfork)
.
“Milton Nascimento, tesouro nacional”. (Jon Pareles – The New York Times)
.
“Numa época em que a ditadura militar brasileira estava em seu pior momento opressivo, o Clube da Esquina – este álbum poético e sobrenatural – foi uma mensagem de esperança”. (Will Hodgkinson – The Times)

“A figura de Milton, querida entre músicos e público, é aclamada pelo seu todo, que é admirável: a obra, a música, o homem. […] E aqui é curioso notar que, até hoje, nenhum outro cantor, de qualquer geração, mostrou timbre igual ou sequer semelhante”. (Nuno Pacheco – Público)

Milton Nascimento em ensaio para a turnê “A Última Sessão de Música” – foto Marcos Hermes / Figurino Ronaldo Fraga

 

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Josee Koning lança álbum ‘Doce Presença’, produzido por Ivan Lins

Cantora holandesa Josee Koning celebra a música brasileira nesse novo projeto, produzido por Ivan Lins,…

6 horas ago

Isabella Taviani apresenta espetáculo ‘Voz e Violão’ no Blue Note São Paulo, com participação de Luiza Possi

No Blue Note SP, Isabella Taviani faz duas últimas sessões do espetáculo no formato intimista…

9 horas ago

Geraldo Azevedo celebra o carnaval em grande estilo

Comemorando 80 anos de vida e com frevo novo, o cantor e compositor pernambucano Geraldo…

10 horas ago

Mário de Andrade – o turista aprendiz, direção de Murilo Salles anuncia data de lançamento e trailer

Filme resgata identidade de Mário de Andrade ao recriar expedição pela Amazônia. Dirigido por Murilo…

16 horas ago

Cainã Cavalcante lança álbum ‘Coração de Melodia’

Chega às plataformas “Coração de Melodia”, novo álbum do violonista, compositor e produtor Cainã Cavalcante, editado pela…

1 dia ago

Pluralidade: Lenine no carnaval de Pernambuco 2025

Convidado para quatro shows no Carnaval de Pernambuco de 2025, Lenine reafirma sua versatilidade e…

1 dia ago