Documentário 'Regional Beat: Uma Antena Parabólica Fincada Na Terra Vermelha'
O documentário registra um novo movimento cultural, o “Regional Beat”. O projeto, idealizado e dirigido por Matuto S.A, MC, trompetista, produtor musical, arte educador e psicólogo social, propõe a fusão entre a rica tradição da música caipira e os modernos ritmos urbanos.
.
Inspirado no icônico movimento “Mangue Beat” dos anos 90, o “Regional Beat” transplanta metaforicamente a antena parabólica do mangue recifense para a terra vermelha do interior paulista. A cidade de Franca serve como solo para o nascimento desta expressão musical sem precedentes, onde Moda de Viola, Cururu e Folia de Reis se entrelaçam naturalmente com Rap, Trap, Afro Beat, Reggae e Funk.
Um dos aspectos revelados pelo documentário é a surpreendente similaridade entre a cultura Hip Hop e a música caipira: ambas compartilham a arte da rima, a narrativa de histórias, as críticas sociais e, principalmente, seu papel como ferramentas de transformação social. O filme destaca como estas expressões artísticas, embora separadas pelo tempo e espaço, compartilham a mesma essência de dar voz e significado às comunidades marginalizadas.
.
O documentário conta com 18 entrevistas, com DJ KlJay, Criolo, Gaspar Zafrica Brasil, Carlos de Assumpção, Isa do Rosário, Ivan Vilela, entre outros. É dividido em três atos: o primeiro, denominado “O Regional”, busca contar de forma sucinta a história da viola caipira no brasil e os contextos desse instrumento que é base da cultura caipira como um todo. O segundo ato chamado de “O beat” perpassa pela construção dos instrumentais denominados de Beat na Cultura Hip Hop e como eles se misturam com a viola caipira e com “samples” dando vida a essa nova estética musical base do movimento acima supracitado. Por fim, o terceiro ato “O Regional Beat” visa narrar toda a construção dessa estética para além da música e como isso influencia na moda, no comportamento, na filosofia e de como essa “antena parabólica fincada na Terra Vermelha” tem se constituído e influenciado as pessoas que a acessam.
O documentário não se limita ao registro musical. Ele mergulha profundamente na história cultural de Franca, resgatando a memória de importantes personagens como o “Duo Ciriema”, uma das primeiras duplas femininas de música caipira do Brasil, além de outros violeiros e artistas que contribuíram para a rica tradição musical da região.
.
O “Regional Beat” emerge não apenas como um novo estilo musical, mas como um movimento cultural que desafia preconceitos e demonstra que as aparentes barreiras entre diferentes gêneros musicais são mais tênues do que se imagina. Este documentário representa um marco importante na documentação e preservação do patrimônio cultural brasileiro, ao mesmo tempo em que aponta para um futuro de integração e inovação musical.
Sobre Matuto S.A
Com mais de uma década de experiência na cultura Hip Hop e Sound System em Franca-SP, Matuto S.A é reconhecido por seu trabalho como MC, trompetista, produtor musical e arte educador. Sua formação em psicologia social adiciona uma profunda dimensão humana ao seu trabalho artístico.
DOCUMENTÁRIO ‘REGIONAL BEAT: UMA ANTENA PARABÓLICA FINCADA NA TERRA VERMELHA’
Um filme de Matuto S.A | Documentário | Longa-metragem | Cor | 60 min. | Ano 2025 | Brasil
Sinopse: O documentário traz 18 entrevistados com DJ KlJay, Criolo, Gaspar Zafrica Brasil, Carlos de Assumpção, Isa do Rosario, Ivan Vilela, entre outros. Na busca por conduzir o espectador a pesquisa estética e musical que desagua no movimento chamado “Regional Beat” o filme é divido em três atos. O primeiro denominado “O Regional”, busca contar de forma sucinta a história da viola caipira no brasil e os contextos desse instrumento que é base da cultura caipira como um todo. O segundo ato chamado de “O beat” perpassa pela construção dos instrumentais denominados de Beat na Cultura Hip Hop e como eles se misturam com a viola caipira e com “samples” dando vida a essa nova estética musical base do movimento acima supracitado. Por fim, o terceiro ato “O Regional Beat” visa narrar toda a construção dessa estética para além da musica e como isso influencia na moda, no comportamento, na filosofia e de como essa “antena parabólica fincada na Terra Vermelha” tem se constituído e influenciado as pessoas que as acessam.
FICHA TÉCNICA
Direção, montagem e roteiro: Matuto S.A | Produção executiva e roteiro: Camila Tomé | Montagem, cor e finalização: Bruno Araujo | Direção e fotografia: Gustavo Francisco | Direção de arte e tipografia: Gustavo Pasti | Elenco: Carlos de Assumpção – Poeta e professor; Dropallien – Produtor musical, músico e beatmaker; Ivan Vilella – Violeiro, professor e pesquisador; Gustavo Pasti – Escritor de graffiti, Dj, pesquisador musical; Criolo – MC; Gaspar Zafrica Brasil – MC; Kl Jay – DJ (Racionais MC ́s); RAPadura – MC; Daniel Fagundes – Cineasta e poeta; Selectah H-Dub – Produtor musical e beatmaker; Laís “Ocupadona” – Estilista e costureira; Ronaldo Sabino – Violeiro e professor; Paco Coelho – Violeiro e beatmaker; Dexter – Beatmaker e músico; Isa do Rosário – Violeira, bordadeira, poeta; The Megament – MC e Beatmaker; Daniel Skova – MC e beatmaker; P-Jump – B-Girl | Lançamento: 19 de fevereiro 2025 / no canal youtube.com/@matuto.s.a
> Siga: @matuto.s.a
Em Cartaz: Exposição “Ney Matogrosso” no Museu de Imagem e do Som de São Paulo…
Cia. Mungunzá de Teatro faz nova temporada da premiada peça Luis Antonio – Gabriela em…
Buscando revisitar a sua trajetória, a Anacã Companhia de Dança volta em cartaz com seu primeiro espetáculo, “Principiar”.…
Celebrando os 30 anos de um dos programas mais icônicos da TV brasileira, espetáculo inédito,…
O cantor e compositor carioca João Sabiá apresenta o álbum visual "João & Violão", já…
A fusão urbana e crua do jazz com o funk carioca, trazendo uma musicalidade visceral…