Entre o erudito e o popular, Conversa Brasileira, duo formado pela clarinetista, claronista e arranjadora Vaisy Alencar e pelo sanfoneiro, pianista e compositor Marcos de Sá, faz novo show do seu disco de estreia, Prosas, na Casa de Cultura do Parque, no dia 20 de outubro, um domingo, às 16h30. O evento é gratuito, aberto a todos os públicos e integra o programa sociocultural Música na Casa, com idealização do Instituto de Cultura Contemporânea – ICCo e realização da Lei de Incentivo à Cultura. Parceiros de música e de vida, os integrantes vivenciaram a chamada música erudita em conservatórios, concursos, orquestras e universidades, ambientes em que se nota um relevo da música europeia, o que instigou a exploração das composições de câmara brasileiras pelo duo. A experiência popular vem das rodas de choro, bailes de forró e, também, da Escola de Música do Estado de São Paulo. O disco vem, então, como uma união destes universos. Ouça “Prosas” e assista às performances ao vivo das faixas “Passa Ponte” e “Sorriso de Criança”.
A junção entre o acervo da música de concerto e peças de compositores populares, propósito do Conversa Brasileira, oferta uma escuta que aproxima espacialmente essas duas formas de fazer musical, transpondo fronteiras para o diálogo entre esses universos, revelando seus pontos de aproximação e contraste, e também leva ambos repertórios para os mesmos palcos, sem distinção de plateias. Gravado no estúdio Arsis, Prosas conta com a direção de Fábio Leal. As peças escritas por Carol Panesi, Luísa Mitre e Fábio Leal, além de 3 autorais, são estreias feitas especialmente para o duo. No repertório, gêneros tradicionais, como baião e choro, além de música atonal contemporânea, música influenciada por Hermeto Pascoal e música de câmara brasileira do século XX.
.
Turbulenta, de Léa Freire, é apresentada em arranjo original para clarone e acordeon, instrumentação também presente na música de Carol Panesi, Cadenciando a Dois, e na autoral Manhã de Café. Piano e clarinete (arranjo clássico no repertório de câmara) compõem a formação de 4 músicas do álbum: Valsa Choro (Osvaldo Lacerda), Toada (Villani Côrtes) e das autorais Vila e Passa Ponte. Clarinete e Sanfona são ouvidos juntos em Sorriso de Criança (Luísa Mitre) e Sálvia IV (Fábio Leal). O duo recebe ainda o renomado quinteto Brazú Quintê no arranjo original de Fábio Leal no clássico de Sivuca e Glória Gadelha Cabaceira Mon Amour. Violoncelo, violão, violino, piano, flauta transversal, clarinete e acordeon compõem o timbre dessa interpretação. Prosas foi contemplado com o prêmio do 7º Edital de Apoio à Música da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e é uma realização da produtora Roda Gigante.
SERVIÇO
Show: Duo Conversa Brasileira – lançamento Prosas
Data: 20 de outubro 2024, domingo
Horário: 16h30
Local: Casa de Cultura do Parque
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 1300, Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: clique aqui.
Velha D+ reflete sobre feminismo e etarismo. Montagem gaúcha tem direção de Bob Bahlis, atuação…
No dia em que celebramos o Dia Nacional da Umbanda, 15 de Novembro, o cantor…
Depois de estrear no CCSP, a peça-instalação 'A Bailarina Fantasma' retorna ao espaço intimista onde…
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…