Duo Siqueira Lima e Orquestra GRU Sinfônica lançam CD ‘Dois Violões em Concerto’, com inédita de André Mehmari, composição de Radamés Gnatalli, e regência de Emiliano Patarra
.
“André Mehmari entrou pra galeria dos brilhantes compositores com ‘Portais brasileiros 4 – A saga dos violões’. Obra inspirada, dificílima! Duo Siqueira Lima traduziu lindamente! Orquestração maravilhosa! Nacionalista no sentido de trazer referências dos ritmos brasileiros (do maracatu à seresta). Mehmari tem a estatura dos grandes! Idealista, visionário e NECESSÁRIO! A musica brasileira agradece!” – Guinga
.
A música feita no Brasil é tão rica que se dá ao luxo de reunir o Duo de violões Siqueira Lima e a orquestra GRU Sinfônica de Guarulhos (SP) para executarem peça inédita de André Mehmari, Portais brasileiros 4 – A saga dos violões, que por alguns minutos dissolve a distância existente entre o erudito e o popular. Pois é, a obra estrutura-se no rigor da música clássica, mas vai além, quando traz referências da popular em ‘partes’ que André intitula Choro-Canção, Baião Caipira e Polca Carioca. Para deixar a combinação ainda mais completa, o Duo ao lado da Orquestra traz obra de Radamés Gnatalli (1906-1988), Concerto nº 3 para 2 Violões, Flauta, Tímpano e Orquestra de Cordas. Tudo isso está no CD Dois Violões em Concerto (selo Tratore e plataformas) que tem regência do maestro Emiliano Patarra e foi gravado no estúdio de Mehmari, em São Paulo. É um projeto aprovado pelo ProAc 2022 e tem produção da Roda Produções Artísticas.
André descreve sua obra e a ‘parceria’ com o Duo e a Orquestra: Portais Brasileiros 4 é a realização de um sonho antigo: compor para o Duo que admiro e acompanho de longa data e receber a ótima Orquestra de Guarulhos sob o comando de Patarra no meu Estúdio Monteverdi, fazendo a primeira grande gravação orquestral no espaço que desenhei para esta finalidade! Coroando o encontro, temos no mesmo projeto a gravação de uma importante obra do visionário Gnattali, uma de minhas grandes referências, com seu Concerto nº 3. Após a secura e as inevitáveis limitações de uma pesada pandemia mundial, viajar no trem de uma celebração assim ganhou uma conotação ainda mais potente: se o sertão é dentro de nós, ter músicos assim para traduzir em sons o que vai em nosso interior é um grande privilégio e um inesquecível presente”.
.
Para falar sobre a música de Radamés, temos Sérgio e Odair, o Duo Assad, para quem a obra foi composta: “Em 1972, fomos agraciados com o Concerto composto por Radamés, destinado a dois violões, oboé e cordas, que gravamos dois anos depois. A partir de 1980, o Duo Assad empreendeu uma jornada internacional. Surgia a possibilidade de colaborações com orquestras em diversos países. Nesse contexto, solicitamos a Radamés obra de maior envergadura do que aquela que gravamos em 1974. O concerto anterior embora belo, não se mostrava adequado para a interpretação junto a essas orquestras. Radamés prontamente nos brindou com uma segunda versão do Concerto nº 3. No entanto, não foi possível realizar gravação profissional. Hoje, regozijamo-nos com a ressurreição da obra, pelas mãos do Duo Siqueira Lima. A harmonia entre eles é tão profunda, que ressoa como um único instrumento. É com grande satisfação que testemunho o registro oficial desta obra tão querida e especial.”
Duo Siqueira Lima
Dono de técnica apurada, interpretação detalhada e muito carisma, o Duo Siqueira Lima possui prestígio raro entre os violonistas e outros músicos. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música (Brasil/2015) e do Brazilian International PressAwards (EUA/2014), a dupla ultrapassa barreiras e estilos musicais. Em 20 anos de carreira tem se apresentado por América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. São solicitados para festivais no mundo e já atuaram na Sala São Paulo/SP, Lincoln Center/Nova York e outros importantes locais.
.
É formado pela uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando de Lima, que se conheceram no II Concurso Internacional de Violão Pro-Música/SESC (Caxias do Sul/RS/2001), quando surpreendentemente, dividiram o 1º prêmio. O acontecimento foi decisivo para a formação do duo, que logo se tornou um casal, e deu início a uma carreira internacional. Nesse período já lançou seis CDs, entre eles o The Art of Duo Siqueira Lima (2016), que traz versão inédita das Bachianas Brasileiras N. 4 (Villa-Lobos), considerado pela revista francesa Guitare Classique, um dos melhores do ano. Ou Violonístico (2022), no qual comemoram os 20 anos e traz inéditas feitas para os dois por Guinga, Marco Pereira e Paulo Bellinatti, por exemplo.
.
Ambos vêm de famílias ligadas à música. Fernando é mineiro de São Bento Abade e aprendeu a tocar viola caipira com o pai. Aos 12 anos descobriu o violão clássico. Formou-se em violão pelas faculdades FAAM e Carlos Gomes (SP). Cecília tem pais e tios violonistas. Iniciou-se na música aos 6 anos e aos 9 já tocava guitarra em bailes, em bandas da família. Em paralelo, passou a dedicar-se ao violão clássico e aos 15 anos, já vencia seu 1º concurso. Entre seus professores estão o uruguaio César Amaro e o brasileiro Henrique Pinto.
.
Siqueira Lima comprova a tradição e o nível de excelência dos grupos de câmara brasileiros. São poucos os músicos que chegam ao sucesso de público/crítica em tão pouco tempo e ainda atuando como divulgadores do país lá fora. Aliás, o Brasil tem história quando se trata de Duos de violões, só para citar duas lendas nessa formação ficamos com o Duo Abreu e Duo Assad, por exemplo.
GRU Sinfônica
A orquestra GRU Sinfônica é parte das atividades na área da música de concerto de Guarulhos (SP), em que se destacam um conservatório com mais de 60 anos e a Orquestra Jovem Municipal criada em 2003. A GRU Sinfônica é a orquestra profissional do município. Fundada em 2019, tem funcionamento particular, já que seus músicos atuam no desenvolvimento de atividades pedagógicas na cidade, constituindo ação regular de atendimento aos alunos da Rede Municipal, o Programa Música nas Escolas que permite que as crianças tenham contato com a música desde cedo e que a vida cultural da cidade seja permeada por atividade musical.
.
A GRU Sinfônica realiza, em conjunto com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, temporada regular de concertos, com cerca de 50 espetáculos/ano, incluindo concursos regulares para instrumentos da área orquestral, espetáculos com artistas da cidade em suas diversas linguagens e o Festival de Ópera de Guarulhos, o único neste formato em todo o estado de S. Paulo.
.
Além de trazer regularmente a Guarulhos maestros e solistas de nível internacional, a programação das orquestras também tem sido responsável por estrear obras inéditas, em esforço de aproximação entre compositores e intérpretes na área de concerto.
.
Em seus quatro anos de existência o conjunto tem procurado oferecer sua contribuição para desenvolvimento da linguagem sinfônica em âmbito nacional, com a certeza de bons resultados futuros.
Maestro Emiliano Patarra
O álbum Dois Violões em Concerto não seria completo sem a presença do maestro paulista Emiliano Patarra, é formado pela Faculdade Santa Marcelina (SP), com passagens pelo Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina) e Orquestra Sinfônica de Concepción (Chile). Foi Regente-Assistente da Orquestra Jovem do Estado de SP, e Coordenador Artístico da Orq. Sinfônica Municipal de Santos (SP), Produtor Executivo e Diretor Musical do Festival Música Nova e fundador e Regente da orquestra do Theatro São Pedro (SP), Diretor Artístico do teatro entre 2012/2014. Atualmente é Diretor Artístico da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e da Orquestra GRU Sinfônica, das quais é fundador, e Diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos.
Os autores
O compositor, pianista e arranjador André Mehmari nasceu em Niterói (RJ), em 1977. Considerado pela crítica “artista singular de imaginação vibrante e generosa”, Mehmari mudou-se para S. Paulo em 1995, quando ingressou no curso de piano erudito da ECA-USP. Compositor prolífico e requisitado, premiado tanto na área erudita quanto popular, teve suas composições e arranjos tocados por solistas como Maria João Pires, Emmanuele Baldini, Christopher O’Riley e grupos orquestrais e de câmara, entre eles OSESP, Filarmônica de Minas Gerais e Quinteto Villa-Lobos. Além de uma vasta discografia, Mehmari possui ativa carreira como solista ou em duos com Antonio Meneses, Mário Laginha, Ná Ozzetti, Danilo Brito e Mônica Salmaso.
.
O compositor, pianista e arranjador Radamés Gnatalli (1906-1988), nasceu em Porto Alegre (RS) mas ganhou notoriedade a partir dos anos 1930 quando, já morando no Rio de Janeiro, atuava em cinema, teatro e rádio. É considerado um dos principais arranjadores da música brasileira de todos os tempos, com destaque tanto na música erudita quanto na popular. Produziu em grande quantidade e é citado como influência para artistas do nível de Tom Jobim e João Bosco. Atuou na rádio Nacional, onde idealizou e consolidou uma ‘orquestra brasileira’, formada ao mesmo tempo por instrumentos ‘sinfônicos’ (oboé, fagote, harpa…); outros de bandas de jazz (sax, baixo, bateria…), além daqueles de grupos regionais (bandolim, acordeon, percussão…).
DISCO ‘DOIS VIOLÕES EM CONCERTO – INTERPRETAM ANDRÉ MEHMARI E RADAMÉS GNATTALI’ • Duo Siqueira Lima e Orquestra GRU Sinfônica • Regência Emiliano Patarra • Selo Independente / Distribuição Tratore • 2023
Músicas/ compositores
André Mehmari – Portais Brasileiros 4 – A saga dos violões
para dois violões, flauta, oboé, clarinete, fagote, duas trompas, tímpanos e orquestra de cordas (2023)
1. Introdução
2. Corta-jaca
3. Choro-canção
4. Baião caipira
5. Polca carioca
6. Valsa de esquina
7. Tempo primo e coda
Radamés Gnattali – Concerto nº3 – para dois violões
com flauta, tímpanos e orquestra (1972)
8. I. Allegro
9. II. Expressivo
10. III. Ritmado
– ficha técnica –
Duo Siqueira Lima – Cecília Siqueira (violão) | Fernando de Lima (violão) || Orquestra GRU Sinfônica – Guarulhos/SP – Maestro: Emiliano Patarra | Maestro assistente: Kevin Camargo | Arquivista: Alícia Rodrigues Ripina | Montadores: Adriano Carrijo Stefani Jr. e Carlos Alberto Sotero | Violinos: Allan Erick Santos Sanches, Érick Moraes Fernees, Felipe Silva de Alcântara, Gabriel Silva Canute, Lucas Oliveira da Silva, Lucas Targino Farias, Renan Vitoriano de Souza (Spalla), Samuel Moreira de Mello Tiago Dias e Vinícius Corrêa Pinto | Violas: Baruque M Borean, Camila Ribeiro, Daniel da Silva Lima e Jessé Palin de Oliveira | Violoncelos: Giuliano Taddeo Dal Medico, Jonatas Washington dos Santos Pereira, José Carlos Mendoza Oropeza e Mayara Alencar Lopes | Contrabaixos: Alefe Bebiano Alves e Caique André Carriel da Silva | Flautas: Jônatas Monteiro de Oliveira Silva (In Memorian) e Júlia Pedron Peres | Oboé: Renato Vieira Filho | Clarinete: Lais Marina Francischinelli | Fagote: Mateus Almeida | Trompas: Eduardo Gomes da Silva e Leanderson dos Santos Ferreira | Tímpanos: Jose Roberto Frota Vasconcelos Filho | || Produção musical: André Mehmari | Produção executiva: Daniel Cornejo / Roda Produções Artísticas | Engenharia de som: André Mehmari | Assistente de gravação: Gustavo Cândido | Gravado: Estúdio Monteverdi, Mairiporã, São Paulo, Brasil, Junho e Julho de 2023 | Edição: Duo Siqueira Lima | Mixagem e masterização: André Mehmari | Projeto gráfico: Shirley Higa | Fotos: Lou Gaioto (capa) | Fotos divulgação: Fábio Nunes Teixeira | Violões: Cecília Siqueira: Sérgio Abreu 1984 / Fernando Lima: Sérgio Abreu 1987 | Cordas: Augustine Regal Red | Fotos de divulgação: © Fábio Nunes Teixeira | Assessoria de imprensa: Tambores Comunicações | Selo: Independente | Distribuição: Tratore | Formato: CD / Digital | Ano: 2023 | Lançamento: 8 de outubro | #* Ouça o álbum: clique aqui | Compre o disco. clique aqui.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental / Clássica / álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.
A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…
Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…
O cantor e compositor Roger Resende busca beleza na saudade no sensível single “Duas Léguas”.…
Zécarlos Ribeiro e Ná Ozzetti lançam “Bem Humorado”. Single irradia felicidade e tem a participação…
Cantora, compositora e pesquisadora musical, Ilessi reverencia sua ancestralidade e explora a liberdade sonora em…
A interpretação da música é o ponto alto dos shows da Turnê Xande Canta Caetano.…