Duo Siqueira Lima lança álbum ‘Siqueira Lima Sessions’, pelo selo GuitarCoop

O Duo Siqueira Lima, formada por Cecília Siqueira e Fernando de Lima, tem álbum ‘Siqueira Lima Sessions’ lançado nas plataformas digitais e em formato ‘físico’, pelo selo GuitarCoop, e confirma que o Brasil tem história quando se trata de Duos de violões. O Duo Siqueira Lima interpreta temas de Jobim, Piazzolla, Gershwin e Fattoruso, em arranjos de Fernando de Lima.

Do escritor/violonista uruguaio Alfredo Escande no encarte do CD Siqueira Lima Sessions: “’Poucas coisas são mais bonitas do que o som de um violão. Talvez o som de dois violões.’ Para além da discussão sobre a autoria desta frase, que uma lenda urbana atribui a Chopin, e há quem diga que é de Paganini, tenho certeza que somos muitos os que com muito prazer a citamos e fazemos dela nossa própria, sem nos importarmos quem a disse pela primeira vez.
.
(…) Agora, já veterano nessas questões de ouvir violões e violonistas, me sinto assim novamente toda vez que ouço Cecília e Fernando fazendo música juntos. Tive o privilégio de conhecer os dois quando ainda não tinham formado o duo. (…) Agora nos oferecem uma nova amostra de sua arte, em que brilham tanto o altíssimo nível de interpretação, de conjunção impecável, quanto a maestria e criatividade de Fernando na realização de arranjos. O fato é que, com exceção dos dois movimentos da Suíte Tango (que Piazzolla escreveu em 1984 expressamente para os Irmãos Assad), o restante do repertório que compõe este Siqueira Lima Sessions surgiu da inventividade de Fernando em transmitir o charme especial dos dois violões à música original do próprio Astor Piazzolla (Libertango/1974), George Gershwin (I Got Rhythm/1930), Tom Jobim (Amparo/1969) e Hugo Fattoruso (o candombe Sin Nombre/2010).”

revistaprosaversoearte.com - Duo Siqueira Lima lança álbum 'Siqueira Lima Sessions', pelo selo GuitarCooprevistaprosaversoearte.com - Duo Siqueira Lima lança álbum 'Siqueira Lima Sessions', pelo selo GuitarCoop
Duo Siqueira Lima – foto: Lou Gaioto (2024)

Duo Siqueira Lima
Dono de técnica apurada, interpretação detalhada e muito carisma, o Duo Siqueira Lima possui prestígio raro entre os violonistas de música erudita. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música (BR/2015) e do Brazilian International PressAwards (EUA/2014), a dupla ultrapassa barreiras e estilos. Em mais de 20 anos tem se apresentado por América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. São solicitados para festivais no mundo e já atuaram na Sala São Paulo/SP, Lincoln Center/Nova York e outros.
.
É formado pela uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando de Lima, que se conheceram no II Concurso Internacional de Violão Pró-Música/SESC (Caxias do Sul/RS/2001), quando dividiram o 1º prêmio. O acontecimento foi decisivo para a formação do duo, que logo se tornou um casal, e deu início a uma carreira internacional. Nesse período lançou mais de 7 CDs, entre eles, The Art of Duo Siqueira Lima (2016), com versão inédita de Bachianas Brasileiras N. 4 (Villa-Lobos), considerado pela revista francesa Guitare Classique, um dos melhores do ano; e Dois Violões em Concerto (2023) ao lado da Orquestra GRU Sinfônica, com inédita de André Mehmari.

Ambos vêm de famílias ligadas à música. Fernando é mineiro de São Bento Abade e aprendeu a tocar viola caipira com o pai. Aos 12 anos descobriu o violão clássico. Formou-se em violão pelas faculdades FAAM e Carlos Gomes (SP). Cecília tem pais e tios violonistas. Iniciou-se na música aos 6 anos e aos 9 já tocava guitarra em bailes. Em paralelo, passou a dedicar-se ao violão clássico e aos 15 anos, já vencia seu 1º concurso. Entre seus professores estão o uruguaio César Amaro e o brasileiro Henrique Pinto.
.
Siqueira Lima comprova a tradição e o nível de excelência dos grupos de câmara brasileiros. São poucos os músicos que chegam ao sucesso de público/crítica em tão pouco tempo e ainda atuando como divulgadores do país lá fora. Aliás, o Brasil tem história quando se trata de Duos de violões, só para citar duas lendas nessa formação ficamos com o Duo Abreu e Duo Assad, por exemplo.

Capa do álbum ‘Siqueira Lima Sessions’ • Duo Siqueira Lima • Selo GuitarCoop • 2024

DISCO ‘SIQUEIRA LIMA SESSIONS’ • Duo Siqueira Lima • Selo GuitarCoop • 2024
Músicas / compositores
1. I Got Rhythm (George Gershwin) /arr. Fernando de Lima
2. Tango Suíte. II. andante (Astor Piazzolla)
3. Tango Suíte. III. allegro (Astor Piazzolla)
4. Amparo (Antonio Carlos Jobim) / arr. Fernando de Lima
5. Sin Nombre (Hugo Fattoruso) / arr. Fernando de Lima
6. Libertango (Astor Piazzolla) / arr. Fernando de Lima
Ficha técnica CD
Duo Siqueira LimaCecília Siqueira (violão) | Fernando de Lima (violão) | Idealização: GuitarCoop | Gravação: Fazenda Boa Vista (São Paulo/SP) – Brasil – Abril/2024 | Engenharia de som: Ricardo Marui | Produção musical: Henrique Caldas – Edição: Henrique Caldas/Duo Siqueira Lima | Mixagem e masterização: Ricardo Marui | Produção executiva: Monicky Zaczéski | Textos: Alfredo Escande | Design gráfico: Gabrielle Mendes de Souza Delgado | Fotos: Heloísa Bortz | Violões: Cecilia Siqueira: Sérgio Abreu 2013 / Fernando de Lima: Sérgio Abreu 2014 | Cordas: Duo Siqueira Lima toca Cordas Augustine (Regal/Red) | Microfones: Royer SF-24, DPA 2006, Schoeps | Sistema de gravação: Metric Halo LIO-8 | Pré-amplificador: Millenia HV-3D | Cabos: Van den Hull D-102 | Lançamento gravadora: GuitarCoop | Formato: CD / Digital | Outubro/2024 | Assessoria de imprensa: Tambores Comunicações / Moisés Santana  | Selo: GuitarCoop | Formato: CD digital / físico | Ano: 2024 | Lançamento: 25 de outubro | Ouça o álbum: clique aqui | ♩Compre o disco: clique aqui.

Duo Siqueira Lima – foto: Tamer Aşan (2024)

Opiniões
“Cheio de emoção e excelente técnica.” (Jazzwize Magazine/Londres)
.
“Obra inspirada, dificílima! Duo Siqueira Lima traduziu lindamente! Orquestração maravilhosa! Nacionalista no sentido de trazer referências dos ritmos brasileiros (do maracatu à seresta). Mehmari tem a estatura dos grandes! Idealista, visionário e NECESSÁRIO! A musica brasileira agradece!”– Guinga
.
“É um trabalho extraordinário, registrando talvez o ápice da carreira de Mehmari, pianista e compositor de exceção. Conhecido internacionalmente, o Duo de violões formado por Cecília Siqueira e Fernando de Lima se encaixa à perfeição na sonoridade vibrante, intensa, encantadora da orquestra de 26 músicos formada em Guarulhos (SP) e regida por Emiliano Patarra. Para mim, um dos discos do ano.” – Juarez Fonseca – Jornal Zero Hora

“Cecília Siqueira, do Uruguai, e Fernando de Lima, do Brasil, trouxeram uma diversidade geográfica maior em peças trabalhadas com a mesma riqueza de detalhes
de um ‘ovo fabergé’.” (New York Times/EUA)
.
“Nem tudo no atual panorama fonográfico brasileiro está perdido. Ainda há lançamentos em CD guardando projetos ousados, quase inacessíveis, como ‘Dois Violões em Concerto’. É gratificante escutar algo sério, como antigamente.” – Edgar Augusto – Diário do Pará (Belém)

GUITARCOOP – www.guitarcoop.com.br
GuitarCoop é uma plataforma criada por um grupo de músicos que compartilham a visão de que é necessário ir além do modelo tradicional de negócios em música. Nosso objetivo é ser o eixo de convergência global para os apreciadores de violão, criando uma nova experiência musical por meio de gravações e vídeos na mais alta qualidade, em uma experiência multimídia que reflete as tecnologias e os hábitos de escuta do século 21. O foco na qualidade e uma filosofia de parceria com os artistas permeiam tudo o que fazemos. Nossos artistas gravam nas melhores salas, com os melhores equipamentos, e desfrutam de liberdade artística e de participação nos resultados das vendas.
.
>> Siga: @duosiqueiralima

.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental / Clássica / Popular / álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Freedom Big Band lança ‘Outros Carnavais’, álbum que celebra a diversidade e a riqueza cultural brasileira

A Freedom Big Band lançou nas plataformas digitais Outros Carnavais, obra que mergulha na multiplicidade sonora…

36 minutos ago

Espetáculo ‘Trilogia Kafka’ estreia curta temporada no Teatro do Núcleo Experimental

Com adaptação e direção de Cesar Ribeiro, espetáculo Trilogia Kafka reflete sobre os sistemas de…

1 dia ago

João Bosco inicia a turnê ‘Boca Cheia de Frutas’, com show no Vivo Rio

Vivo Rio recebe João Bosco que dá inicio a sua nova turnê, ‘Boca Cheia de Frutas’,…

1 dia ago

Francis Hime estreia show ‘Não Navego pra Chegar’ com convidados, no Vivo Rio

Francis Hime em “Não Navego pra Chegar” . Show de lançamento do novo álbum do…

1 dia ago

Soraya Ravenle e Pedro Franco apresentam ‘Caminho’ no Teatro Rival Petrobras

O Teatro Rival Petrobras apresenta o espetáculo ”Caminho”, com a consagrada atriz e cantora Soraya Ravenle e…

1 dia ago

Espetáculo ‘Moleque, O Morro canta Gonzaguinha’ estreia no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca

Teatro Nathalia Timberg recebe a peça 'Moleque, O Morro canta Gonzaguinha'. Com texto original de…

2 dias ago