O Duo Siqueira Lima, formada por Cecília Siqueira e Fernando de Lima, tem álbum ‘Siqueira Lima Sessions’ lançado nas plataformas digitais e em formato ‘físico’, pelo selo GuitarCoop, e confirma que o Brasil tem história quando se trata de Duos de violões. O Duo Siqueira Lima interpreta temas de Jobim, Piazzolla, Gershwin e Fattoruso, em arranjos de Fernando de Lima.
Do escritor/violonista uruguaio Alfredo Escande no encarte do CD Siqueira Lima Sessions: “’Poucas coisas são mais bonitas do que o som de um violão. Talvez o som de dois violões.’ Para além da discussão sobre a autoria desta frase, que uma lenda urbana atribui a Chopin, e há quem diga que é de Paganini, tenho certeza que somos muitos os que com muito prazer a citamos e fazemos dela nossa própria, sem nos importarmos quem a disse pela primeira vez.
.
(…) Agora, já veterano nessas questões de ouvir violões e violonistas, me sinto assim novamente toda vez que ouço Cecília e Fernando fazendo música juntos. Tive o privilégio de conhecer os dois quando ainda não tinham formado o duo. (…) Agora nos oferecem uma nova amostra de sua arte, em que brilham tanto o altíssimo nível de interpretação, de conjunção impecável, quanto a maestria e criatividade de Fernando na realização de arranjos. O fato é que, com exceção dos dois movimentos da Suíte Tango (que Piazzolla escreveu em 1984 expressamente para os Irmãos Assad), o restante do repertório que compõe este Siqueira Lima Sessions surgiu da inventividade de Fernando em transmitir o charme especial dos dois violões à música original do próprio Astor Piazzolla (Libertango/1974), George Gershwin (I Got Rhythm/1930), Tom Jobim (Amparo/1969) e Hugo Fattoruso (o candombe Sin Nombre/2010).”
Duo Siqueira Lima
Dono de técnica apurada, interpretação detalhada e muito carisma, o Duo Siqueira Lima possui prestígio raro entre os violonistas de música erudita. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música (BR/2015) e do Brazilian International PressAwards (EUA/2014), a dupla ultrapassa barreiras e estilos. Em mais de 20 anos tem se apresentado por América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia. São solicitados para festivais no mundo e já atuaram na Sala São Paulo/SP, Lincoln Center/Nova York e outros.
.
É formado pela uruguaia Cecília Siqueira e o mineiro Fernando de Lima, que se conheceram no II Concurso Internacional de Violão Pró-Música/SESC (Caxias do Sul/RS/2001), quando dividiram o 1º prêmio. O acontecimento foi decisivo para a formação do duo, que logo se tornou um casal, e deu início a uma carreira internacional. Nesse período lançou mais de 7 CDs, entre eles, The Art of Duo Siqueira Lima (2016), com versão inédita de Bachianas Brasileiras N. 4 (Villa-Lobos), considerado pela revista francesa Guitare Classique, um dos melhores do ano; e Dois Violões em Concerto (2023) ao lado da Orquestra GRU Sinfônica, com inédita de André Mehmari.
Ambos vêm de famílias ligadas à música. Fernando é mineiro de São Bento Abade e aprendeu a tocar viola caipira com o pai. Aos 12 anos descobriu o violão clássico. Formou-se em violão pelas faculdades FAAM e Carlos Gomes (SP). Cecília tem pais e tios violonistas. Iniciou-se na música aos 6 anos e aos 9 já tocava guitarra em bailes. Em paralelo, passou a dedicar-se ao violão clássico e aos 15 anos, já vencia seu 1º concurso. Entre seus professores estão o uruguaio César Amaro e o brasileiro Henrique Pinto.
.
Siqueira Lima comprova a tradição e o nível de excelência dos grupos de câmara brasileiros. São poucos os músicos que chegam ao sucesso de público/crítica em tão pouco tempo e ainda atuando como divulgadores do país lá fora. Aliás, o Brasil tem história quando se trata de Duos de violões, só para citar duas lendas nessa formação ficamos com o Duo Abreu e Duo Assad, por exemplo.
DISCO ‘SIQUEIRA LIMA SESSIONS’ • Duo Siqueira Lima • Selo GuitarCoop • 2024
Músicas / compositores
1. I Got Rhythm (George Gershwin) /arr. Fernando de Lima
2. Tango Suíte. II. andante (Astor Piazzolla)
3. Tango Suíte. III. allegro (Astor Piazzolla)
4. Amparo (Antonio Carlos Jobim) / arr. Fernando de Lima
5. Sin Nombre (Hugo Fattoruso) / arr. Fernando de Lima
6. Libertango (Astor Piazzolla) / arr. Fernando de Lima
Ficha técnica CD
Duo Siqueira Lima – Cecília Siqueira (violão) | Fernando de Lima (violão) | Idealização: GuitarCoop | Gravação: Fazenda Boa Vista (São Paulo/SP) – Brasil – Abril/2024 | Engenharia de som: Ricardo Marui | Produção musical: Henrique Caldas – Edição: Henrique Caldas/Duo Siqueira Lima | Mixagem e masterização: Ricardo Marui | Produção executiva: Monicky Zaczéski | Textos: Alfredo Escande | Design gráfico: Gabrielle Mendes de Souza Delgado | Fotos: Heloísa Bortz | Violões: Cecilia Siqueira: Sérgio Abreu 2013 / Fernando de Lima: Sérgio Abreu 2014 | Cordas: Duo Siqueira Lima toca Cordas Augustine (Regal/Red) | Microfones: Royer SF-24, DPA 2006, Schoeps | Sistema de gravação: Metric Halo LIO-8 | Pré-amplificador: Millenia HV-3D | Cabos: Van den Hull D-102 | Lançamento gravadora: GuitarCoop | Formato: CD / Digital | Outubro/2024 | Assessoria de imprensa: Tambores Comunicações / Moisés Santana | Selo: GuitarCoop | Formato: CD digital / físico | Ano: 2024 | Lançamento: 25 de outubro | ♪Ouça o álbum: clique aqui | ♩Compre o disco: clique aqui.
Opiniões
“Cheio de emoção e excelente técnica.” (Jazzwize Magazine/Londres)
.
“Obra inspirada, dificílima! Duo Siqueira Lima traduziu lindamente! Orquestração maravilhosa! Nacionalista no sentido de trazer referências dos ritmos brasileiros (do maracatu à seresta). Mehmari tem a estatura dos grandes! Idealista, visionário e NECESSÁRIO! A musica brasileira agradece!”– Guinga
.
“É um trabalho extraordinário, registrando talvez o ápice da carreira de Mehmari, pianista e compositor de exceção. Conhecido internacionalmente, o Duo de violões formado por Cecília Siqueira e Fernando de Lima se encaixa à perfeição na sonoridade vibrante, intensa, encantadora da orquestra de 26 músicos formada em Guarulhos (SP) e regida por Emiliano Patarra. Para mim, um dos discos do ano.” – Juarez Fonseca – Jornal Zero Hora
“Cecília Siqueira, do Uruguai, e Fernando de Lima, do Brasil, trouxeram uma diversidade geográfica maior em peças trabalhadas com a mesma riqueza de detalhes
de um ‘ovo fabergé’.” (New York Times/EUA)
.
“Nem tudo no atual panorama fonográfico brasileiro está perdido. Ainda há lançamentos em CD guardando projetos ousados, quase inacessíveis, como ‘Dois Violões em Concerto’. É gratificante escutar algo sério, como antigamente.” – Edgar Augusto – Diário do Pará (Belém)
GUITARCOOP – www.guitarcoop.com.br
GuitarCoop é uma plataforma criada por um grupo de músicos que compartilham a visão de que é necessário ir além do modelo tradicional de negócios em música. Nosso objetivo é ser o eixo de convergência global para os apreciadores de violão, criando uma nova experiência musical por meio de gravações e vídeos na mais alta qualidade, em uma experiência multimídia que reflete as tecnologias e os hábitos de escuta do século 21. O foco na qualidade e uma filosofia de parceria com os artistas permeiam tudo o que fazemos. Nossos artistas gravam nas melhores salas, com os melhores equipamentos, e desfrutam de liberdade artística e de participação nos resultados das vendas.
.
>> Siga: @duosiqueiralima
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental / Clássica / Popular / álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
Os momentos inesquecíveis da 30ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB), realizada no dia…
O ano de 2024 marca três celebrações importantes: os 70 anos da Orquestra Sinfônica do Estado de São…
Esta canção homenageia um dos maiores compositores da América Latina, o paraguaio Agustín Barrios Mangoré.…
Os guitarristas Roberto Barreto e Manoel Cordeiro lançam com o produtor e baterista Pupillo “Estado…
Produzido por Robertinho de Recife, single 'Estou em Paz' chega aos aplicativos de música, poucas…
Flávio Vasconcelos lança disco com direção artística de Romulo Fróes e participação de Ná Ozzetti.…