“Encontro das Águas” é a reunião do violão de 7 cordas e do bandolim de 10 cordas brasileiro, em um repertório que traz a grandeza e a multiculturalidade do nosso país. A ideia foi de misturar linguagens, levar a cultura e a referência de músicas de Norte a Sul. O álbum “Encontro das Águas” de Yamandu Costa e Armandinho Macedo leva o prêmio na categoria Música Instrumental “Lançamento”, da 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira – PMB 2024. E Armandinho Macedo leva o prêmio de “Melhor Solista” de Música Instrumental do PMB 2024.
.
“Encontro das Águas”, disco de Yamandu Costa e Armandinho Macedo é indicado ao Grammy Latino 2024*, na categoria de ‘Melhor Álbum Instrumental’.
.
A amizade antiga entre Yamandu Costa e Armandinho Macêdo finalmente foi selada em disco. Disponível desde o dia 13 de outubro (2023) nas plataformas de streaming, “Encontro das Águas” reúne dois dos maiores virtuosos da música instrumental brasileira – o gaúcho brilhando no violão de 7 cordas, o baiano voando no bandolim de 10 cordas. O resultado é um passeio sonoro pela diversidade musical brasileira que vai do choro ao frevo, do chamamé à MPB.
Lançado pela Bagual Produções e Eventos, o disco recupera parcerias de Yamandu e Armandinho surgidas a partir de 1997 e ganharam versões acabadas mais de 20 anos depois, no início deste ano, quando a dupla se reuniu em Lisboa para gravar no estúdio que o violonista tem em casa. Batizado pelo produtor Marco Mazzola, o álbum Encontro das Águas mistura linguagens e registras expressões musicais de Norte a Sul do Brasil.
.
Ao lado de composições próprias, Yamandu e Armandinho gravaram versões de clássicos como Apanhei-te Cavaquinho, de Ernesto Nazareth, e Noites Cariocas, de Jacob de Bandolim, e os sucessos populares Oceano, de Djavan, e Luz do Sol, de Caetano Veloso. As homenagens aos mestres da música brasileira incluem ainda os temas Lembrando Jacob e Desde Garoto, além de uma inusitada celebração futebolística: a faixa Bahia e Grêmio cita os hinos dos times para quem os solistas torcem.
“O Armandinho é um grande ícone da música instrumental brasileira, ele foi um dos meus padrinhos musicais, no início da minha carreira. Gravar com ele sempre foi um sonho muito antigo. O meu sonho foi realizado”, diz Yamandu. Já o multi-instrumentista Armandinho destaca a importância dessa parceria em sua carreira: “É uma consagração nossa. Pra mim é um encontro dos mais primorosos e mais importantes na minha história musical”.
———
Texto extraído da entrevista*
DISCO ‘ENCONTRO DAS ÁGUAS’ • Yamandu Costa e Armandinho Macedo • Selo Bagual Produções e Eventos • 2023
Músicas / compositores
1. A nossa ‘Encontro das Águas’ (Armandinho Macedo e Yamandu Costa)
2. Apanhei-te cavaquinho (Ernesto Nazareth)
3. Oceano (Djavan)
4. Lembrando Jacob (Armandinho Macedo e Luiz Brasil)
5. Marcha turca (Mozart)
6. Já vai tarde (Dodô Macedo e Osmar Macedo)
7. Desde garoto (Armandinho Macedo)
8. Luz do sol (Caetano Veloso)
9. Noites cariocas (Jacob do Bandolim)
10. Arrasta o pé (Dodô Macedo e Osmar Macedo)
11. Língua de preto (Honorino Lopes)
12. Czardas (Vittorio Monti)
13. Bahia e Grêmio (Armandinho Macedo e Yamandu Costa)
– ficha técnica –
Yamandu Costa (violão sete cordas) | Armandinho Macêdo (bandolim dez cordas) | Produção musical e produção executiva: Yamandu Costa e João Falcão Neto | Arranjos: Yamandu Costa e Armandinho Macêdo | Coordenação de produção: Marco Mazzola | Gravação: Jorge Cervantes e Rafael Gruetz, no Estúdio Bagual, em Lisboa – Portugal | Mixagem e masterização: Jorge Cervantes | Arte e design: Duda Simõez | Assessoria de imprensa: Nanda Dias | Selo: Bagual Produções e Eventos | Formato: CD / Digital | Ano: 2023 | Lançamento: 13 de outubro | #* Ouça o álbum: Spotify | Youtube | Deezer
LEIA MAIS SOBRE O ÁLBUM
FERRAZ, Fabiana. Yamandu Costa e Armandinho Macêdo juntos no álbum Encontro das Águas.[Entrevista]. In: Rádio Cultura Brasil – 77,9 FM – 11 de outubro de 2023. Disponível no link. (acessado em 9.1.2024).
*LIMA, Roger. Encontro de Armandinho e Yamandu é alquimia musical. [Entrevista]. In: Matinal Jornalismo, 26 de outubro de 2023. Disponível no link. (acessado em 9.1.2024).
.
>> Siga: @yamandu.costa.oficial | @armandinhomacedo
.
LEIA TAMBÉM
:: Álbum ‘Yamandu Costa & Rogério Caetano’, selo Delira Música
:: ‘Quebranto’ álbum de Yamandu Costa e Alessandro Penezzi
:: ‘Álbum Rosa’ – disco instrumental do grupo A Cor do Som, vencedor do Latin Grammy 2021
.
.
*Artigo editado e atualizado em 17.9.2024.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental – Choro – Frevo – Chamamé – MPB / Álbum
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.
.
.
.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…