AGENDA CULTURAL

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto do autor cearense José Mapurunga, no Teatro a Céu Aberto do Saquassu, RJ
.
“A Farsa do Panelada” encerra a temporada teatral do Teatro a Céu Aberto do Saquassu, que fica no Centro de Artes Casa da Rua do Amor, em Santa Cruz. O texto da comédia escrita por José Mapurunga tem adaptação e direção da atriz Giselle Flôr, com apresentação no próximo sábado, 21 de dezembro, às 19h. A entrada é franca.

À frente do espaço na Zona Oeste o Rio de Janeiro, a 7 Phocus Companhia de Teatro para as apresentações teatrais oferece transporte para pessoas com deficiência, sendo parte do trabalho com a inclusão e acessibilidade. Esse é o último espetáculo de 2024 promovido pelo edital Ações Locais.
.
_ O estudo do texto de José Mapurunga, escritor cearense de importantes obras, fez com que os alunos da oficina de Prática de Montagem Teatral conhecessem todo processo, aprendendo um pouco sobre a parte técnica, direção teatral e a atuação. Agora com uma livre adaptação, vamos mostrar no palco o resultado das aulas – explica Giselle.

Sinopse
A comédia se passa num lugar intitulado “Pedaço” (situado entre o Céu e o Inferno), onde Panelada, um mau-caráter, vendedor de panelas, atormenta a vida de Dona Marica por conta da dívida de uma panela de pressão que ela comprou a prestação no seu casamento. Porém, tudo muda quando Santa Edwiges, a protetora dos endividados, e seu fiel conselheiro, o Anjo Gabriel, decidem interceder, desconjuntando todas as leis do Pedaço, do Céu, do Inferno e do Mercado.
.
Um teatro no quintal da casa
O espaço abriga o Teatro a Céu Aberto do Saquassu, inaugurado em 2016 com capacidade para 70 lugares, palco italiano, parcialmente coberto e acústica perfeita, camarim e banheiro. Além dele, também o Museu de Artes Lúdicas, Cineclube Waldir Onofre, Teatro de Bolso Vilma Camarate e Sala de Leitura e Escritas Criativas Fabi Carrozino.

O Centro de Artes, no número 3 da Rua do Amor, funciona na casa doada há 17 anos pela extinta empresa Valesul Alumínio, que tinha fábrica em Santa Cruz. Nos anos 2000, a empresa fez um diagnóstico da região e seu entorno para conhecer as necessidades básicas dos moradores. Entre os temas apontados no questionário estava a falta de atividades de arte e cultura.
.
Mesmo com todas as dificuldades de ser um espaço localizado em uma região periférica, já pisaram no palco Teatro a Céu Aberto do Saquassu muitas Companhias de teatro, tanto nacionais quanto internacionais, com suas devidas produções artísticas, algumas com ajuda de custo, outras totalmente voluntárias.

Equipe do Centro de Artes Casa da Rua do Amor

FICHA TÉCNICA – A Farsa do Panelada
Autor: José Mapurunga/ Direção Geral: Giselle Flôr/ Assistente de Direção: Charles de Oliveira/ Iluminação: Vitor Miguel/ Figurino e Maquiagem: Coletivo/ Sonoplastia: Rodrigo Veras/ Cenografia: Roberto Lincoln/ Personagens e Elenco: PANELADA – Junior Cardoso/ DONA MARICA – Raissa Góes/ DONA MAROCA – Maria Indiane Flores/ SANTA EDWIGES – Isabella da Silva/ ANJO GABRIEL – Matheus Barcelos/ FERRABRÁS – Deyverson Lima/ MARQUETEIRO-CHEFE – Charles de Oliveira
.
Centro de Artes Casa da Rua do Amor
Giselle Flôr – coordenadora geral/ Rodrigo Veras – produção executiva/ Luiz Vaz – curador/ Roberto Lincoln – produtor cutural/ Allexandra Hayram – gestora de mídias sociais e designer gráfico/ Clóvis Corrêa – assessor de imprensa.

SERVIÇO
A Farsa do Panelada
21/12, sábado, às 19h
Autor: José Mapurunga, com livre adaptação de Giselle Flôr, que também faz a direção.
Assistente de Direção: Charles de Oliveira
Local: Centro de Artes Casa da Rua do Amor
Endereço: Rua do Amor, 3 – Santa Cruz – Rio de Janeiro
Classificação indicativa: livre
Duração: 45 minutos
Capacidade: 70 pessoas
Acessibilidade: Intérprete de Libras
A entrada é gratuita e os ingressos retirados no Sympla
Mais informações: @centrodeartescasadaruadoamor

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

2 horas ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

2 horas ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

2 horas ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

2 horas ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

2 horas ago

Crash Games: popularidade no Brasil

Os jogos Crash estão ganhando grande popularidade nos cassinos on-line em todo o mundo e…

2 horas ago