AGENDA CULTURAL

Espetáculo A.M.I.G.A.S. em cartaz no Teatro Vannucci

Ernesto Piccolo dirige texto de Duda Ribeiro adaptado por Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco, numa montagem que transpõe afetos da vida real para o palco, produzida por Joana Motta.
.
A.M.I.G.A.S.  é uma peça para o público, jovem e jovem/adulto, com texto baseado no livro homônimo de Cláudia Mello. A história gira em torno de três amigas, Aline, Dil e Dadá, seus encontros e desencontros amorosos, suas expectativas nas relações, suas frustrações e seus desejos. O espetáculo estreou 19 de agosto no Teatro Vannucci e segue em cartaz até primeiro de outubro, às segundas e terças-feiras, às 20 horas.

Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco interpretam as amigas que criam a Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo. Para contracenar com o elenco feminino, o ator Bernardo Coimbra dá vida a vinte personagens diferentes no decorrer das cenas. Na montagem anterior, quem se desdobrava em diversos papéis era Ernesto Piccolo, diretor da montagem atual.
.
“O teatro é feito de equipe, então é muito legal, 25 anos depois, você trabalhar com os filhos dos parceiros da primeira equipe. É o caso da Isabel, filha do Maneco Quinderé, que fez a luz, e também da Julia, filha do Duda Ribeiro, o autor que inventou essa história toda e que me deu esse presente que foi fazer essas múltiplas personagens há 25 anos atrás. Soma isso tudo e multiplica por Julia, Luisa e Isabel, três meninas cheias de gás, de energia, muito criativas, que adaptaram o texto brilhantemente para os tempos modernos, mais o Bernardo arrebentando com suas várias personagens. Ando me divertindo muito. Tá sendo feito com amor”, diz o diretor.

Quando Ernesto encontrou Julia, no ano passado, e sugeriu que montasse A.M.I.G.A.S., foi o impulso que faltava para viabilizar o sonho que ela tinha desde os 10 anos, quando assistia a fita da peça na casa do pai. A atriz juntou as amigas e colocou mãos à obra. Adaptaram o texto de Duda, que não está mais aqui desde 2016, e chamaram para o projeto a produtora Joana Motta e o diretor Ernesto Piccolo que eram muito amigos dele.
.
Então, esta nova montagem reúne a força jovem e a experiência de veteranos na equipe. Além da direção e da produção ficarem a cargo de profissionais experientes, o designer de luz Maneco Quinderé e Ronald Teixeira, agora na supervisão e consultoria do cenário, ambos integrantes da equipe anterior, reforçam o time atual. Figurino (Helena Araujo), programação visual e cenografia (Antonia Motta) e direção de movimento (Julia Varga e Marcela Pires) são funções da turma jovem que esbanja competência.
.
O espetáculo, sucesso de público no passado, completa 25 anos da estreia da primeira montagem justamente em agosto. A amizade, o amor e as relações construídas nas parcerias do dia-a-dia motivaram a realização desta nova montagem.  A.M.I.G.A.S. é uma peça leve que promete divertir o público e que ressalta sobretudo, a amizade, com todas as dores, delícias, confusões e intensidades presentes nessa relação afetiva que desafia o tempo.

Espetáculo ‘A.M.I.G.A.S.’ – foto: Paulo Aragon

Sinopse
A amizade de três jovens, sua cumplicidade e parceria costuram as situações apresentadas e são o ponto de partida para a criação da Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo (A.M.I.G.A.S.) em que elas registram suas experiências vividas.

Espetáculo ‘A.M.I.G.A.S.’ – foto: Paulo Aragon

FICHA TÉCNICA
Elenco: Isabel Castello Branco, Julia Iorio, Luiza Lewicki e Bernardo Coimbra | Texto: Duda Ribeiro / Baseado no livro de Cláudia Mello | Adaptação: Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco | Direção: Ernesto Piccolo | Desenho de luz: Maneco Quinderé | Cenografia: Antonia Motta | Figurino: Helena Araujo | Trilha musical: Rodrigo Penna | Stand in meninas: Carolina Matos | Assistência de direção: João Maia P | Assistência de cenografia: Felipe Loureiro | Supervisão e Consultoria técnica de cenografia: Ronald Teixeira | Direção de movimento: Julia Varga e Marcela Pires | Programação visual: Antonia Motta | Assessoria de imprensa: Leila Meirelles | Comunicação & marketing digital: Toró Filmes | Tráfego: Toró Filmes e MB Marketing | Jurídico: Joaquim Motta | Fotos: Paulo Aragon | Produção geral: Joana Motta | Realização: Motta produções

Espetáculo ‘A.M.I.G.A.S.’ – foto: Paulo Aragon

SERVIÇ0
Peça: A.M.I.G.A.S.
Estreia: 19/8
Temporada: de 19 de agosto a 1º de Outubro 2024
Dias/horários: segundas e terças, às 20 horas
Teatro: Vannucci- Rua Marquês São Vicente, 52 – 3º andar. Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 100 (inteira), R$50,00 (meia)
Venda online: clique aqui.
Duração: 70 min
Gênero: Comédia
Classificação indicativa:12 anos

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Exílio: notas de um mal-estar que não passa, do Coletivo Legítima Defesa, reestreia no Galpão do Folias

Trabalho metalinguístico explora as poéticas de Abdias Nascimento e Augusto Boal na peça "Exílio: notas…

2 horas ago

Teatro Paulo Eiró recebe o espetáculo ‘Um Tempo Chamado Yayá’

A montagem apresenta a história de Dona Yayá, uma herdeira que vive isolada em um…

3 horas ago

Espetáculo de dança ‘Sacro’ estreia no Teatro Cacilda Becker

Os bailarinos Giselda Fernandes, Alexandre Bhering e Frederico Paredes trazem suas experiências e memórias para…

3 horas ago

Corpo de Dança do Amazonas apresenta espetáculo de “TA – Sobre Ser Grande”, no Sesc Vila Mariana

Sucesso de público e de crítica, o espetáculo TA | Sobre Ser Grande, encenado pelo Corpo de…

4 horas ago

Espetáculo ‘Chef Psi – Como Comer Como Como’ estreia temporada no Sesc Belenzinho

A peça Chef Psi – Como Comer Como Como propõe uma reflexão sobre os impactos culturais…

5 horas ago

Espetáculo ‘Ray – Você Não Me’ Conhece faz sessões no dia da Consciência Negra, no Teatro B32

Inspirado no livro homônimo de Ray Charles Júnior, o espetáculo é uma homenagem ao artista…

5 horas ago