AGENDA CULTURAL

Espetáculo ‘À vinhad’alhos’, do Coletivo Sem Órgãos, estreia curta temporada no Teatro Correios Léa Garcia

Contando história de uma família negra suburbana, a peça “À vinhad’alhos” do Coletivo Sem Órgãos retrata conflitos familiares durante a pandemia de Covid-19
.
Uma história que discute as relações de família negra, suburbana, que precisa lidar com a morte da matriarca que deixou de herança uma casa que não existe: esse é o pano de fundo do espetáculo inédito “À vinhad’alhos”, que realiza temporada no Teatro Correios Léa Garcia, entre os dias 3 e 26 de abril 2025, quintas, sextas e sábados, sempre às 19 horas, que também circulará em quatro arenas do subúrbio carioca.

O espetáculo retrata um tema que envolve conflitos familiares, mostrando que a violência que é exercida como um mecanismo de comunicação é, ao mesmo tempo, quebrada pela afetividade das memórias compartilhadas. O objetivo é mostrar como as estruturas de poder exercem força sobre a memória coletiva dos moradores dos subúrbios, sobretudo a população negra.
.
Produzido pelo Coletivo Sem Órgãos, a peça se passa durante a pandemia de Covid-19 e uma família com três irmãos sofre a perda da mãe, impedidos de fazer um funeral, eles resolvem prestar a última homenagem à mãe na casa onde eles viveram na infância e adolescência, e o que eles percebem é que existe uma herança deixada pela matriarca: A casa.

Uma casa típica da periferia, que foi sendo construída ao longo do tempo. Sem documentação, escritura ou inventário, os três irmãos com ideias diferentes precisam decidir o que vão fazer com a herança. No meio desse turbilhão de coisas, conflitos antigos se misturam à uma confusão acerca da casa, e o que se vê é um passeio por um universo vivido por uma típica família negra e suburbana.
.
Escrito e dirigido por Rodrigo de Todos os Santos, “À vinhad’alhos” é composto a partir de histórias que se repetem na vida de pessoas periféricas, principalmente dos integrantes do Coletivo Sem Órgãos, que são todos suburbanos. “Depois de três meses de investigação, entrevistas e bate-papos, vamos dar vida a esse espetáculo mantendo viva as discussões sobre o território suburbano”, explica o diretor.
.
Além da temporada no Teatro Correios Léa Garcia, o espetáculo também será apresentado em arenas populares do Rio de Janeiro

“À vinhad’alhos”, do Coletivo Sem Órgãos – espetáculo escrito e dirigido por Rodrigo de Todos os Santos – foto: Affonso DaLua

Acessibilidade e formação
O espetáculo, cumprindo seu papel social de levar a cultura aos mais diversos públicos, também contará com audiodescrição em quatro das 12 apresentações e intérpretes de Libras em todas as seções. Além da temporada, o projeto promoverá duas oficinas nas semanas que antecedem a estreia, que servirão como formação de plateia e capacitação de estudantes e grupos de teatro.
.
Uma oficina de Acessibilidade Cultural, Ministrada por Criz Muñoz e Oficina para atores, Ministrada pelos diretores do coletivo Rodrigo de Todos os Santos e Tatiane Santoro. Para mais informações, acesse o perfil no instagram do @coletivosemorgaos.
.
Contemplado no edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, “À vinhad’alhos” objetiva também deixar um legado sobre a cultura suburbana carioca contemporânea.
.
“Pretendemos, através das apresentações e da oficina prática, dar continuidade à pesquisa do grupo e investigar afetivamente a cultura nascida no subúrbio carioca, aquela que traz consigo suas questões do cotidiano, onde o público pode refletir e dividir situações semelhantes”, conclui Rodrigo de Todos os Santos.

“À vinhad’alhos”, do Coletivo Sem Órgãos – espetáculo escrito e dirigido por Rodrigo de Todos os Santos – foto: Affonso DaLua

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e direção: Rodrigo de Todos os Santos | Elenco: Jeff Melo, João Mabial e Tatiane Santoro | Supervisão artística: Inez Viana | Cenografia: Cachalote Mattos | Figurino: Carla Costa | Assistente de figurino: Yan Calixto | Direção de movimento e preparação corporal: Gabriela Luiz | Iluminação: Bruno Henrique Caverninha | Direção musical: Rodrigo Maré | Coordenação de produção: Ralph Campos | Produção executiva: Marcos Pinheiro e Valéria Arias | Coordenação de comunicação: Natália Brambila | Direção de arte e identidade visual: Affonso DaLua | Assessoria de imprensa: Alessandra Costa | Consultoria em acessibilidade: Cris Muñoz | Intérprete de libras: Pablo Amorim | Assessoria em contabilidade: Avanthis Consultoria | Na rede: @revesproducoes / @coletivosemorgaos@rodrigo_de_todos_os_santos

“À vinhad’alhos”, do Coletivo Sem Órgãos – espetáculo escrito e dirigido por Rodrigo de Todos os Santos – foto: Affonso DaLua

SERVIÇO
Espetáculo “À vinhad’alhos”
Temporada: Entre os dias 3 e 26 de abril 2025
Sessões: De quinta a sábado | às 19h
Onde: Teatro Correios Léa Garcia
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos
Entrada Gratuita
Mais informações: @teatroleagarcia

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Selo Sesc | Brian Jackson lança álbum ‘Of Corners & Brigdes’, em homenagem a Milton Nascimento

Milton Nascimento é homenageado em novo álbum do nova-iorquino Brian Jackson.“Of Corners & Bridges” traz releituras…

9 horas ago

Série ‘Encontros Históricos na Sala São Paulo’ abre venda de ingressos

Sexta edição dos Encontros Históricos na Sala São Paulo terá oito concertos de estrelas da…

11 horas ago

Assucena apresenta ‘A canção é urgente: vozes latina-americanas’ no CCBB BH

Assucena convida Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara para apresentações da série musical “A Canção…

12 horas ago

Espetáculo ‘Onde Vivem os Bárbaros’ faz apresentações no Teatro Paulo Eiró

Com direção de Wallyson Mota e dramaturgia de Pablo Manzi, espetáculo cria uma reflexão sobre…

12 horas ago

Espetáculo ‘Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt’ tem apresentações no Arena B3

Com direção de Elias Andreato, solo escrito e interpretado por Luciana CarnieliUma Rapsódia para Sarah…

13 horas ago

Gilberto Gil ‘Tempo Rei’: a última turnê – datas e locais

“Tempo e espaço navegando todos os sentidos”. Esse é um dos trechos da canção escolhida…

16 horas ago