Atrás do Véu é um monólogo teatral inédito, dirigido por Bruce Gomlevsky, em que a atriz Michelle Raja Gebara, descendente de sírio-libanês, é atriz, autora e idealizadora do projeto.
Na historia, Aisha, uma síria muçulmana que vive no Brasil, sofre discriminação pelo uso do véu (hijab) além de desrespeito no trabalho. Aisha conhece um brasileiro e engravida fora do casamento. Aisha sofre com assédio, assim como as mulheres ocidentais. Mãe solteira, ela vai para abrigo de refugiados, passa a vender kibe e esfiha. Aisha ama sua pátria e almeja retornar à Síria, mesmo sabendo que encontrará sua terra natal destruída pela guerra.
.
Além das dificuldades que perpassa um refugiado/imigrante quando chega a um país desconhecido. Dessa forma, colocamos em discussão temáticas de relevância histórica, política e social que contribuem para uma sociedade mais justa e equalitária.
FICHA TÉCNICA
Idealização, texto elenco: Michelle Raja Gebara | Direção: Bruce Gomlevsky | Assistente de direção: Elisa Tandeta | Consultoria em dramaturgia: Muna Omran | Direção de produção: Raja Gebara Pictures | Produção executiva: Roberta Chaves / Interpretação Multimídia | Preparação corporal: Zahra Li | Iluminação: Luiz Paulo Nenen | Cenário e figurino: Lorena Sender | Preparação vocal: Mônica Karl | Direção musical: Marcelo Alonso Neves | Assessoria de imprensa: Maurício Aires e Rogério Alves | Designer: Patricia Fernandes | Edição: Evelyn Torres | Social media e comunicação: AC Comunicação | Realização: Cia Mulheres Del Mundo e Sesc Rio
SERVIÇO
Espetáculo: “Atrás do Véu”
Temporada: 7 de janeiro a 29 de janeiro de 2025
Dias/horário: Terças e Quartas | 20h
Onde: Teatro Municipal Café Pequeno
Endereço: Rua Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: Gratuito – riocultura.eleventickets.com
Bilheteria do Teatro – Horário de funcionamento: Terça e quartas – A partir das 19h
Classificação indicativa: livre
Lotação: 60 lugares (Sujeito à lotação)
> Acompanhe: @michellerajagebara | @rajagebarapictures | @brucegomlevsky
Bruce Gomlevsky – Diretor
Bruce Gomlevsky é ator, produtor e encenador teatral trabalhando há 30 anos. Indicado ao prêmio Shell e ao prêmio Cesgranrio como melhor diretor 2014 pelos espetáculos ” festa de família ” e ” funeral” de Thomas Vinterberg. Participou de mais de 70 espetáculos teatrais. Como ator e diretor em teatro destacam se: ” Memórias do esquecimento “( prêmio aptr de melhor ator 2018) ,” uma iliada ” ( prêmio cesgranrio de melhor ator 2015),”O homem travesseiro ” de Martin Mc Donagh ( prêmio aptr de melhor direção e melhor espetáculo 2012) ,”a volta ao lar” de Harold Pinter , Cyrano de Bergerac, Renato Russo (indicado ao prêmio shell de melhor ator 2007); Integrou por 3 anos a cia de opera seca dirigida por Gerald Thomas; dirigiu o espetáculo “Timon de Atenas” de William Shakespeare protagonizado por Vera Holtz. Em cinema, ganhou os prêmios candango de melhor ator no festival de Brasília, melhor ator nos festivais de cinema de Curitiba e Vitória com o filme “Nada a declarar” de Gustavo Acioli. Participou dos filmes ” Deus é brasileiro” de Caca Diegues, “Apolonio Brasil” de Hugo Carvana, “Quase dois irmãos” de Lúcia Murat ,”Pelé’- birth of legend” de Mike Zimbalist, “Sorria você está sendo filmado” de Daniel filho , “O escaravelho do diabo” de Carlo Milani, “Elis” de Hugo Prata, “Polícia Federal – a lei é para todos ” de Marcelo Antunez, “Simonal” de Leonardo Dominguez , “A divisão” de Vicente Amorim. Fundador e diretor artístico da cia teatro Esplendor; Dirigiu “Uma Revolução dos Bichos”, de George Orwell, com dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho, “Outra Revolução dos bichos”, indicado ao prêmio Shell de melhor diretor.
Michelle Raja Gebara – idealização e atriz
Michelle Raja Gebara é autora e atriz formada pela CAL e fez parte do Nós do Morro. Em 2024, estrelou “O Pagador de Promessas” na Laura Alvim ao lado de Diogo Vilela com a personagem beata. Foi selecionada no Edital Mostra Niterói em cena 2021, como atriz, autora e diretora, com a cena de comédia “Niterói a Real”. Atuou, idealizou e produziu a peça internacional Mulheres Nascidas de um Nome (2021), com 28 atrizes de 12 países ibero-americanos, patrocinada pela SECEC. Estrelou como atriz o filme ANA, direção Marcus Faustini, na mostra principal do Festival do Rio 2023. Ainda este ano, estreia como atriz na série Estranho Amor, direção de Ajax Camacho. Na TV Globo, participou das novelas “Terra e Paixão”, “Amor Perfeito”; “Um Lugar ao Sol”; “Órfãos da Terra”, de Duca Rachid e Thelma Guedes, ganhadoras do Emmy e “Orgulho e Paixão”. Atuou na série da Raccord “A Dona da Banca”, direção Hsu Chien e Marton Olympio (2019), interpretando a libanesa Laila em árabe. Participou das novelas “Jesus”, “Apocalipse” e “A Terra Prometida” da Record e atuou em diversos comerciais, dentre eles: Multimarket, Losango, Prefeitura e Michelin. Atuou no filme francês “It Happened”, direção Pascal Chaveau (AWARD em Paris, 2017). Atuou como a protagonista Yerma e fez adaptação do texto de Lorca pelo edital da SECEC/2020. Fez o filme TUDO EU, um curta-solo onde interpreta 03 personagens dirigida pelo premiado cineasta Rafael Jardim, selecionado pelo Edital ONDAS da FUNARJ 2022 e pelo Festival Internacional Rio Innovation Week. Atuou na peça Amor por Anexins, direção Wagner Brandi (2018), selecionada em 3 editais e atuou ao lado de Paulo Betti em uma peça de Shakeaspeare na Casa da Gávea em 2009. Foi finalista do Prêmio Sesc Rio de fomento à cultura 2011, com o doc “Mídia na Alimentação Escolar” (roteiro/direção) e premiada no Edital Escola de Séries 2018 com 02 roteiros. Ano passado, atuou e dirigiu “Pássaro que Voa – Vidas Migrantes”, do argentino Claudio Hochman, selecionado pelo SESC PULSAR.