Entre Risos é um solo idealizado e encenado por Nico Serrano para homenagear os circos tradicionais e os comediantes que trabalham com humor físico. Em cena, o público acompanha o palhaço “Picuinha” que aguarda nos bastidores de um espetáculo circense a vez para apresentar seu número. Muito curioso e sozinho no camarim, aproveita a oportunidade para brincar com os apetrechos dos seus colegas e transforma a espera em momentos divertidos para o público, usando diversas linguagens: palhaçaria, mágica, sapateado, equilibrismo e manipulação de bonecos. O trabalho faz agora diversas apresentações pela grande São Paulo, a partir do dia 5 de setembro, com ingressos gratuitos. Veja a programação completa abaixo.
.
A proposta de encenação é centrada no trabalho físico do ator. Por isso, há pouca utilização da fala – quando acontece é por meio de risos do personagem e de “grommelots” (linguagem vocal ligada à onomatopeia muito utilizada no teatro satírico).
“Juntei tudo aquilo que aprendi ao longo da minha carreira para desenvolver um espetáculo alegre e emocionante. Eu queria resgatar aquele circo clássico e entreter toda a família”, conta Nico.
.
Movido por uma curiosidade gigantesca, o palhaço usa seu tempo “ocioso” para fazer truques de mágica, sapatear, se aventurar no universo do equilibrismo e até interagir com um boneco. “Cada olhada para o lado é muito provocante para o nosso protagonista. E a plateia vai acompanhando toda essa jornada atrapalhada”, completa.
A sonoplastia liga-se diretamente às ações, contribuindo para a construção do clima do espetáculo. Ao fundo e em alguns momentos específicos, um locutor vai chamando as próximas atrações do circo.
.
“Com este trabalho, consegui explorar bastante o gesto e as expressões faciais. E, ao mesmo tempo, inseri um número de equilíbrio com bola que eu adoro e é tão importante para a história do circo, mas vejo poucos artistas fazerem hoje”, afirma Nico.
.
Entre Risos estreou nacionalmente em 2015, no Sesc Rondonópolis (Mato Grosso). De lá para cá, foram mais de 90 apresentações pela América Latina, incluindo no Sesc Belenzinho, no FENATA (Festival Nacional de Ponta Grossa/PR; no Festival “Em Janeiro Teatro para Criança é um Barato”, em São José do Rio Preto/SP; no Itaú Cultural e em outros eventos no México e no Peru.
Programação
Durante o mês de setembro, o espetáculo circula por diversos teatros e fábricas de cultura da cidade.
.
A circulação começa em Diadema, no dia 5 de setembro, na Fábrica de Cultura.
.
Nos dias 7 e 8, apresenta-se no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca. Em seguida, na Fábrica de Cultura do Parque Belém, no dia 12.
Nos dias 14 e 15, apresenta-se no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro. Nos dias 21 e 22, o Teatro Zanoni Ferrite, na Vila Formosa, recebe o artista.
.
Encerrando o mês, nos dias 28 e 29, leva o circo ao Teatro Cacilda Becker, na Lapa.
.
Todas essas apresentações têm apoio do PROAC de Circo/Circulação e do Fomento De Circo (Secretaria Municipal de Cultura de SP).
Sinopse
Inspirado em palhaços de circos tradicionais e comediantes que trabalham com humor físico, o enredo de “Entre Risos” acontece nos bastidores de um circo e mostra a trajetória de um palhaço e o que ele faz enquanto aguarda a sua próxima entrada.
.
Cada olhar para o lado é muito provocante para um palhaço “quase” ocioso. Ele mexe em tudo o que vê, inclusive dos outros artistas como: nos truques do mágico, no sapato de sapateado da bailarina, na bola do equilibrista, até uma surpresa acontece quando um boneco ganha vida, mas nem sempre isso tudo pode dar muito certo.
Nico Serrano
Multiartista, é um ator cômico, circense e músico. Em 2001 fundou a Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ!, atuou nos espetáculos do grupo e como convidado em companhias importantes como: La Mínima, a Cia do Polvo, Os Fofos Encenam e Trans-Express (França). Estudou com muitos mestres: Leris Colombaioni (ITA), Chacovachi (ARG), Christine/Watson (Ringling Bros./EUA), Avner Eisenberg (EUA), Philippe Gaulier (FRA), Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Fernando Neves, Beth Dorgam, entre diversos outros. No teatro foi indicado aos Prêmios Femsa Coca-Cola e SP de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de SP. Já atuou em programas de TV, séries, curta metragens e videoclipes.
FICHA TÉCNICA
Com a Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ! | Concepção e atuação: Nico Serrano | Ensaiadora: Kátia Daher | Locução ao vivo: Deni Montserrat | Sonoplastia: Denão | Iluminadora: Camila Andrade | Orientador de circo e cenotécnico: Adriano Bitu | Figurino: Cristiane Lima | Coreografia: Fabiana Lima | Costureira: Laura Alves | Fotografia: Crisbelier Fotografia | Produção administrativa: Andrea Mello | Produção executiva: Gigante Cultura e Audiovisual | Assessoria de imprensa: Canal Aberto
SERVIÇO
Espetáculo ‘Entre Risos’
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
.
FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA
Data: 5 de setembro, às 10h e às 15h
Endereço: R. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135 – Centro, Diadema – SP
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria 1 hora antes do espetáculo começar
.
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Data: 7 e 8 de setembro, às 16h
Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo – SP
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria 1 hora antes do espetáculo começar
.
FÁBRICA DE CULTURA PARQUE BELÉM
Data: 12 de setembro, às 14h30
Endereço: Av. Celso Garcia, 2571 – Tatuapé, São Paulo
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria 1 hora antes do espetáculo começar
TEATRO PAULO EIRÓ
Data: 14 e 15 de setembro, às 16h
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria 1 hora antes do espetáculo começar
.
TEATRO ZANONI FERRITE (CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA)
Data: 21 e 22 de setembro, às 15h
Endereço: Av. Renata, 163 – Vila Formosa
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria 1 hora antes do espetáculo começar
.
TEATRO CACILDA BECKER
Datas: 28 e 29 de setembro, às 16h
Endereço: Rua Tito, 295, Lapa
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria 1 hora antes do espetáculo começar
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…