Escrito e dirigido por Antonio Quinet, “Hilda e Freud” estreia nova temporada em 31 de outubro no Teatro Vannucci. Espetáculo da Cia. Inconsciente em Cena mergulha no onírico mundo da poeta Hilda Doolittle a partir de seus escritos sobre suas sessões de psicanálise com Sigmund Freud
.
Concebida para ser um espetáculo itinerante do Freud Museum, em Londres, onde estreou em 2013, “Hilda e Freud”, da Cia. Inconsciente em Cena, volta à cena carioca depois de nove anos para uma curta temporada no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, entre 31 de outubro e 5 de dezembro de 2024, toda quinta, às 21h.
Escrito pelo dramaturgo, encenador e renomado psicanalista Antonio Quinet e dirigido por ele em parceria com Regina Miranda, o espetáculo é baseado na correspondência e nos escritos da poeta Hilda Doolittle sobre suas sessões com Sigmund Freud em Viena, na Áustria, nos anos 1930, num período conturbado em que a psicanálise estava florescendo e o mundo se deteriorava no período entreguerras. Em “Hilda e Freud”, o fundador da psicanálise é retratado pelo ponto de vista de uma paciente.
.
Em cena, Antonio Quinet dá vida à Freud e Juliana Teixeira à poeta Hilda Doolittle, uma mulher à frente de seu tempo, com vida afetiva libertária e conturbada, que busca na psicanálise um tratamento para seu bloqueio na escrita. A peça faz o espectador entrar no consultório de Freud e ver por dentro como é o processo de tratamento psicanalítico. Os medos, amores, lutas, sonhos e alucinações da paciente suscitam em seu analista intervenções geniais que mudam a vida da escritora, além de selar uma forte amizade entre os dois.
“A análise da poeta Hilda Doolittle com Sigmund Freud, na Viena dos anos 1930, compõe um dos mais importantes testemunhos sobre a prática da psicanálise efetuada por seu fundador”, conta Antonio Quintet, diretor da Cia. Inconsciente em Cena, grupo fundado por ele em 2005, com nove peças de repertório que dialogam com o universo psicanalítico.
.
Com vários livros publicados no Brasil e exterior, Quintet é referência ao unir a arte teatral a temas centrais da psicanálise, sobretudo o inconsciente. Quintet é ainda patrono do Freud Museum, de Londres, onde ministra cursos e encena peças de teatro.
A peça mescla uma linguagem poética e culta com projeções contemporâneas que ambientam o espectador na imaginação e no inconsciente dos personagens. A direção de arte e cenografia, assinadas por Analu Prestes, transportam o público para o poder evocador dos versos e das imagens poéticas do universo imaginista, movimento literário inglês do qual Hilda Doolittle foi o símbolo.
.
O espetáculo faz parte da pesquisa “Teatro e psicanálise”, desenvolvida por Antonio Quinet no âmbito do mestrado e doutorado da Universidade Veiga de Almeida, na qual pretende transmitir a psicanálise através do teatro, e assim levar ao público, artisticamente, às descobertas do inconsciente. Após as apresentações, haverá um bate-papo com o elenco e com uma personalidade convidada.
Trajetória do espetáculo
“Hilda e Freud” estreou mundialmente em 2013 no Freud Museum, em Londres, casa original e consultório do psicanalista. Em 2015, foi apresentada em espanhol em Buenos Aires, na Argentina, e voltou para mais uma temporada em Londres. Em dezembro do mesmo ano, teve sua estreia no Brasil com Bel Kutner como Hilda Doolittle, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
.
Desde então, a peça já foi apresentada em várias cidades do Brasil e também no exterior, em Barcelona (Espanha), Medelín (Colômbia), Nova York (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália). Recentemente, em maio deste ano, esteve novamente em Londres no Freud Museum para apresentações em inglês e em português. A montagem já foi vista por mais de 18 mil espectadores.
Antonio Quinet
Psicanalista com formação na Escola de Lacan, em Paris, doutor em filosofia pela Universidade de Paris VIII, professor universitário, dramaturgo, encenador atuando também como Freud na internacionalmente conhecida peça de teatro Hilda e Freud. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo lacaniano onde já ocupou diversos cargos internacionais. Tradutor de Lacan no Brasil. Conferencista internacional com vários livros de Psicanálise publicados no Brasil e no exterior. Sua pesquisa sobre psicanálise e teatro tanto teórica quanto cênica é mundialmente reconhecida e inédita. Diretor da Cia. Inconsciente em Cena que tem como objetivo a transmissão da psicanálise através do teatro. Patrono do Freud Museum de Londres onde dá cursos e encena peças de teatro.
Juliana Teixeira
Atriz, formada no Rio de Janeiro em artes cênicas pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Viveu em Nova Iorque entre 1985 e 1988, onde estudou dança e técnicas teatrais na Actors Play House e no Terry Schrieber Studio. De volta ao Brasil, vem trabalhando em cinema, teatro e televisão. No teatro, trabalhou com prestigiados diretores e equipes em numerosas peças, dentre as quais se destacam “Anti-Nelson Rodrigues” e “Memória D’Alma”, vencedora como atriz do Prêmio Cenim 2018. Em Londres, sua atuação como Hilda Doolittle recebeu uma excelente crítica e aplausos em cena aberta.
.
Regina Miranda
Premiada coreógrafa, escritora, diretora de teatro e cineasta. Foi diretora do Instituto Laban em Nova York por 20 anos, sempre mantendo o contato com o Brasil, criando e dirigindo espetáculos e instalações cênicas nos dois países. Por eles, recebeu inúmeros prêmios, sendo o mais recente o Prêmio Funarte 2024 – Mestra das Artes Brasileiras, pelo conjunto de obras. Tem sido parceira de Antonio Quinet por mais de uma década, com quem realizou diversas montagens de peças de teatro para a Cia. Inconsciente em Cena.
FICHA TÉCNICA
Texto: Antonio Quinet | Direção compartilhada: Antonio Quinet e Regina Miranda | Elenco: Juliana Teixeira como Hilda Doolittle; Antonio Quinet como Sigmund Freud | Assistente de direção: Joana Lima Silva | Iluminação: Fernanda Mantovani | Direção de arte e cenografia: Analu Prestes | Videocenografia: Mídias organizadas | Trilha sonora: José Eduardo Costa Silva | Figurino: Beto de Abreu | Técnico de som e vídeo: Túlio Fernandes | Visagismo: Josef Chasilew | Fotografia: Flávio Colker | Assistência de produção: Wagner Uchoa | Assistência de produção: Breno Costa | Assessoria de imprensa: Paula Catunda e Catharina Rocha | Realização: Cia. Inconsciente em Cena
SERVIÇO
Espetáculo: “Hilda e Freud”
Temporada: de 31 de outubro a 5 de dezembro de 2024
Apresentações: toda quinta-feira, às 21h
Teatro: Teatro Vannucci | Shopping da Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente 52 – 3° Andar, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia)
Bilheteria online: clique aqui.
Mais informações: clique aqui.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…