AGENDA CULTURAL

Espetáculo ‘Jandira – Em Busca do Bonde Perdido’ estreia temporada no Teatro das Artes

Inspirada em sua própria jornada pessoal e dedicação ao teatro, a atriz e dramaturga Jandira Martini (1945-2024) escreveu seu último texto “JANDIRA – Em Busca do Bonde Perdido”, no qual reflete sobre a finitude após o diagnóstico de câncer. O trabalho chega aos palcos dirigido por Marcos Caruso, amigo e parceiro da autora por mais de 40 anos, a convite do produtor Fernando Cardoso, da Mesa 2 Produções, e com a atriz Isabel Teixeira estrelando o monólogo. O Espetáculo faz curta temporada no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro.
.
“JANDIRA – Em Busca do Bonde Perdido” marca um encontro de almas: Marcos Caruso é convidado pela Mesa 2 para dirigir o texto inédito de Jandira Martini (1945-2024), dramaturga com quem trabalhou por uma vida inteira escrevendo para o teatro e a TV, e Isabel Teixeira, um dos nomes mais importantes do teatro paulistano, com 40 anos de carreira e vários prêmios, entre eles APCA, APETESP e dois Shell. O encontro entre Caruso e Teixeira aconteceu durante as gravações da novela “Elas por Elas”, quando se aproximaram e decidiram que fariam um novo trabalho juntos, desta vez no teatro. O caminho estava desenhado – foi só trilhar. A dupla estreia “JANDIRA – Em Busca do Bonde Perdido”.
.
Em “JANDIRA – Em Busca do Bonde Perdido” a personagem título fala dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida. Em seus momentos mais difíceis, a autora busca socorro nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outros deuses da escrita, sua grande paixão.

Espetáculo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” – de Jandira Martini – direção Marcos Caruso – com Isabel Teixeira – foto: Flora Negri

A Montagem
Nas palavras do próprio diretor: “Concebi um espetáculo onde o absolutamente imprescindível e o essencialmente necessário estarão em cena. Essa foi a maneira que encontrei de honrar Jandira e, assim, poder continuar escrevendo com ela, para que, este ano, possamos completar nossos 40 anos de parceria.”

SINOPSE
Um diagnóstico inesperado desencadeia o maior dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida.

Espetáculo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” – de Jandira Martini – direção Marcos Caruso – com Isabel Teixeira – foto: Flora Negri

FICHA TÉCNICA
Texto: Jandira Martini | Direção: Marcos Caruso | Elenco: Isabel Teixeira | Trilha Sonora: Aline Meyer | Figurino: Fabio Namatame | Iluminação: Beto Bruel | Fotos: Flora Negri | Assessoria de imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany | Produção executiva: Silvia Rezende | Direção de produção: Roberto Monteiro e Fernando Cardoso | Realização: Mesa2 Produções

Isabel Teixeira, em “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” – foto: Roberto Seton

SERVIÇO
JANDIRA – Em Busca do Bonde Perdido
Temporada: De 9 de agosto até 1 de setembro 2024
Sexta 20h | Sábado 20h | Domingo 18h
Onde: Teatro das Artes / Shopping da Gávea (R. Marquês de São Vicente, 52 – Gávea, Rio de Janeiro/RJ – Telefone: (21) 2540-6004)
Gênero: drama/ monólogo
Ingressos: R$100 (inteira) / R$50 (meia)
Compre online Divertix
Duração: 70min
Classificação etária: 12 anos

Monólogo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido”, De Jandira Martini – Direção Marcos Caruso – Com Isabel Teixeira
Espetáculo “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” – de Jandira Martini – direção Marcos Caruso – com Isabel Teixeira – foto: Flora Negri
Isabel Teixeira e Marcos Caruso – foto: Roberto Seton
Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

3 dias ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

3 dias ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

3 dias ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

3 dias ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

3 dias ago

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…

3 dias ago