Espetáculo "Luis Antonio - Gabriela", da Cia. Mungunzá de Teatro - foto: Hugo Faz
Cia. Mungunzá de Teatro faz nova temporada da premiada peça Luis Antonio – Gabriela em março e lança online as músicas de seu repertório. Sucesso de público e de crítica, espetáculo é inspirado na história da travesti Gabriela, irmã do diretor Nelson Baskerville
.
A Cia. Mungunzá de Teatro abre os trabalhos em 2025 com mais uma temporada gratuita do sucesso Luis Antonio-Gabriela, de 14 a 30 de março, no Teatro de Contêiner. O grupo também acaba de lançar em seu site a gravação de 40 canções de seu repertório, incluindo temas de seus sete espetáculos.
Visto por milhares de pessoas em todo o Brasil, Luis Antonio-Gabriela estreou em 2011 e tornou-se uma das peças mais marcantes do grupo. O trabalho ganhou diversos prêmios, como Shell (Melhor Direção), APCA (Melhor Espetáculo); da Cooperativa Paulista de Teatro (Melhor Direção e Projeto Visual); e APLGBT Cidadania em Respeito à Diversidade (Artes Cênicas). Além disso, foi eleita um dos melhores espetáculos do ano pela revista Veja e pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo.
.
A peça narra a transformação de Luis Antonio, irmão do diretor Nelson Baskerville, na travesti Gabriela, em plena ditadura militar brasileira. Aos 30 anos, a protagonista decide enfrentar toda a opressão familiar e mudar-se para a Espanha para viver sua nova identidade de gênero, tornando-se, em pouco tempo, uma figura conhecida na noite europeia.
A trama percorre desde o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, em 1953, até a morte de Gabriela em 2006, na cidade espanhola de Bilbao. E ainda passa pela descoberta de sua homossexualidade aos oito anos e sua incessante busca pela construção de identidade de gênero.
.
A dramaturgia é construída por meio de um levantamento biográfico composto por fotografias, diários, cartas e entrevistas com familiares e amigos. São revelados diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.
.
O elenco conta com Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Luiza Brunah, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias.
O repertório musical
A gravação do Repertório Musical da Cia. Mungunzá de teatro marca mais uma etapa da revisitação histórica do grupo. Foram gravadas 40 músicas, passando por todos os nossos sete espetáculos: Porque a criança cozinha na polenta (2008), Luis Antonio-Gabriela (2011,) Era uma Era (2015), Poema suspenso para uma cidade em queda (2015), Epidemia Prata (2018), anonimATO (2022) e Cena Ouro (2023). Cada álbum reflete a identidade sonora do espetáculo ao qual pertence.
.
Gustavo Sarzi, além de ser o diretor musical e compositor das trilhas dos primeiros quatro trabalhos (até 2015), também assina a produção musical dos álbuns “Polenta”, “Luis Antonio-Gabriela“, “Era uma Era” e “Poema Suspenso”.
.
Nos espetáculos mais recentes, outras colaborações ampliaram essa sonoridade. Em “Epidemia Prata | Cena Ouro”, além de Sarzi, os músicos Bruno Menegatti e Flávio Rubens também assinam a direção musical, trazendo arranjos e regências voltadas exclusivamente para instrumentos de sopro, unicamente metais. Esse álbum tem ainda um diferencial: toda a gravação instrumental foi feita pelas próprias atrizes e atores da Mungunzá.
A produção musical dos álbuns “Epidemia Prata | Cena Ouro” e “anonimATO” ficou a cargo de Daniel Doc, que também integra a banda do espetáculo anonimATO, com direção musical de Carlos Zimbher. Este é o único trabalho da Cia. Mungunzá que conta com uma banda ao vivo em cena conduzindo toda a experiência sonora do trabalho.
.
Desde a pandemia de Covid-19, o coletivo passou a compreender a importância de registrar e documentar a própria trajetória. Em 2022, publicaram todas as suas dramaturgias, disponíveis de forma impressa e virtual no site do grupo. Os artistas também lançaram uma websérie documental sobre seus processos criativos, a trajetória do grupo e uma viagem que fizeram à Índia. Agora, com o lançamento desse repertório musical, dão mais um passo na organização e no compartilhamento da memória da Cia. Mungunzá.
Sobre a Cia Mungunzá
A Cia. Mungunzá é uma das companhias mais inovadoras do cenário teatral brasileiro. Criada em 2008, o grupo desenvolve a dezesseis anos uma pesquisa cênica continuada, alinhando arte, cultura e vida, construindo uma narrativa e uma linguagem autoral, com montagens de peças com grande poder de comunicação com o público.
.
A Mungunzá firmou-se como grupo que trabalha com diretoras e diretores convidados, fator que ajuda a manter os processos cênicos vívidos. Na sua pesquisa busca a polifonia e o hibridismo das linguagens artísticas, propondo a encenação como dramaturgia e o ato performático como atuação. Fomenta o fazer artístico como prática política e social.
.
O grupo extrapola suas fronteiras ao criar em 2017, o Teatro de Contêiner Mungunzá, uma ocupação artística, sede do grupo, que atualmente é um dos espaços culturais mais pujantes da cidade de São Paulo, que está reverberando mundo afora com sua potente e poética gestão cultural de impacto em contextos de extrema vulnerabilidade social, somada a sua arquitetura sustentável, transformadora e comunitária.
Sinopse
Por meio de levantamentos biográficos compostos por fotografias, diários, cartas, entrevistas com familiares e amigos, a Cia. Mungunzá de Teatro apresenta ao público a transformação de Luis Antonio em Gabriela. Baseada na história real de Nelson Baskerville, diretor do espetáculo, a dramaturgia é construída a partir de diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.
FICHA TÉCNICA
Peça: Luis Antonio – Gabriela | Argumento e direção – Nelson Baskerville | Texto – A partir dos relatos de Doracy, de Maria Cristina, de Nelson Baskerville, de Serginho, de Pascoal (carta) e de Gabriela (cartas) | Dramaturgia – Nelson Baskerville e Cia. Mungunzá de Teatro | Intervenção dramatúrgica – Verônica Gentilin | Elenco – Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Luiza Brunah, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentili, Virginia Iglesias | Técnico performer – Pedro das Oliveiras | Diretora assistente e preparação de atores – Ondina Clais | Assistente de direção – Camila Murano | Direção musical, composição, arranjo e músico em cena – Gustavo Sarzi | Preparador vocal – Renato Spinosa | Trilha sonora – Nelson Baskerville | Iluminação e cenário – Marcos Felipe e Nelson Baskerville | Figurinos – Camila Murano | Visagismo – Rapha Henry e Fabia Mirassos | Vídeos – Patrícia Alegre | Artista plástico (telas/pinturas) – Thiago Hattnher | Designer e produção – Léo Akio | Assessoria de imprensa – Pombo Correio / Douglas Picchetti e Helô Cintra | Produção executiva – Cia. Mungunzá e Gustavo Sanna / Complementar Produções | Produção geral – Cia. Mungunzá de Teatro e Teatro de Contêiner | Na rede: @ciamungunza / @teatrodeconteiner
SERVIÇO
Espetáculo “Luis Antonio – Gabriela”, da Cia Mungunzá
Temporada: De 14 a 30 de março 2025
Dias/horários: Sextas e sábados, às 20h | Domingos, às 18h*
*No dia 16/3 (domingo) a apresentação acontece às 11h e há uma apresentação extra no dia 27/3 (quinta), às 20h
Onde: Teatro de Contêiner
Endereço: Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo/SP
Capacidade: 99 lugares
Acessibilidade: Acessível a cadeirantes
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos
Bilheteria: Ingressos disponibilizados no Sympla e também distribuídos 1h antes de cada sessão / Mais informações: site Cia Mungunzá
***Ouça o repertório musical da Cia Mungunzá gratuitamente aqui.
Filme resgata identidade de Mário de Andrade ao recriar expedição pela Amazônia. Dirigido por Murilo…
Chega às plataformas “Coração de Melodia”, novo álbum do violonista, compositor e produtor Cainã Cavalcante, editado pela…
Convidado para quatro shows no Carnaval de Pernambuco de 2025, Lenine reafirma sua versatilidade e…
Dois Papas - direção original de Munir Kanaan, o espetáculo leva aos palcos o embate…
Em Cartaz: Exposição “Ney Matogrosso” no Museu de Imagem e do Som de São Paulo…
Buscando revisitar a sua trajetória, a Anacã Companhia de Dança volta em cartaz com seu primeiro espetáculo, “Principiar”.…