A comédia “Medida por Medida” foi escrita em 1603 por William Shakespeare e apresentada em 1604 na corte de Jaime I quando foi mal recebida, talvez por tratar de temas, até hoje atuais, como os conceitos de justiça e corrupção, equidade e abuso de poder, castidade e volúpia.
O Teatro Sérgio Cardoso, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, apresenta nova temporada da peça Medida por Medida’, de William Shakespeare. A comédia estreia é no dia 18 de janeiro de 2025 e segue em a cartaz até 16 de fevereiro. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 18h30.
A peça é uma adaptação da dramaturga Edna Ligieri e aborda temas como justiça, poder, corrupção e dilemas éticos. A história se passa em Viena, onde o Duque Vincentio se disfarça para observar o comportamento dos cidadãos sob o comando do Lorde Ângelo. Medida por Medida é uma comédia sombria que explora a complexidade das decisões que impactam a vida de todos.
Medida por Medida é uma das obras mais complexas e intrigantes de Shakespeare, abordando questões atemporais, como o poder, a justiça, a corrupção e os dilemas éticos e morais que permeiam a vida pública e privada. A trama se desenrola quando o presidente Vicente, ao se ausentar do país, delega seus poderes a Ângelo, um juiz rigoroso que decide aplicar estritamente a lei contra a fornicação. Isso resulta na separação de dois inocentes: Julieta, grávida antes do casamento, e Cláudio, que é preso e condenado à morte. Em uma tentativa desesperada de salvar seu irmão, Isabella, uma freira noviça, apela a Ângelo, que se mostra inflexível.
SINOPSE
Quando se ausenta de seu país, o Presidente Vicente deixa o poder nas mãos de Ângelo, um rigoroso juiz que faz cumprir à risca a lei contra a fornicação em vigor na cidade. A aplicação da lei resulta na separação de dois inocentes: a gravidez de Julieta, antes do casamento, rende a Cláudio o encarceramento e uma condenação à morte. Isabella, freira noviça e irmã do prisioneiro, tenta reverter a sentença, apelando para Ângelo que se mostra irredutível. O texto foi atualizado por abordar temas como o poder, a justiça, a corrupção e os dilemas éticos e morais da vida pública e privada.
FICHA TÉCNICA
Texto: Medida por Medida de William Shakespeare | Tradução, adaptação e direção: Edna Ligieri | Elenco: Ana Meirelles, Carlos Sabbag, Chico Neto, Elvis Shelton, Marcelo Machado, Mel Alves, Valéria Marcon e Willy Dantas | Figurino e cenário: Marcio Vinicius | Trilha sonora: Ana Meirelles e Marco Bellini | Iluminação: Viviane Alfano
SERVIÇO
Peça: ‘Medida por Medida’ de William Shakespeare
Temporada: De 18 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025
Dias e horários: Sábados e domingos, às 18h30
Onde: Teatro Sérgio Cardoso / Sala: Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP) / @teatrosergiocardoso
Ingressos/valores: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia-entrada)
Comprar online Sympla: clique aqui.
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.