A comédia “Medida por Medida” foi escrita em 1603 por William Shakespeare e apresentada em 1604 na corte de Jaime I quando foi mal recebida, talvez por tratar de temas, até hoje atuais, como os conceitos de justiça e corrupção, equidade e abuso de poder, castidade e volúpia.
O Teatro Sérgio Cardoso, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, apresenta nova temporada da peça Medida por Medida’, de William Shakespeare. A comédia estreia é no dia 18 de janeiro de 2025 e segue em a cartaz até 16 de fevereiro. As apresentações acontecem aos sábados e domingos, às 18h30.
A peça é uma adaptação da dramaturga Edna Ligieri e aborda temas como justiça, poder, corrupção e dilemas éticos. A história se passa em Viena, onde o Duque Vincentio se disfarça para observar o comportamento dos cidadãos sob o comando do Lorde Ângelo. Medida por Medida é uma comédia sombria que explora a complexidade das decisões que impactam a vida de todos.
Medida por Medida é uma das obras mais complexas e intrigantes de Shakespeare, abordando questões atemporais, como o poder, a justiça, a corrupção e os dilemas éticos e morais que permeiam a vida pública e privada. A trama se desenrola quando o presidente Vicente, ao se ausentar do país, delega seus poderes a Ângelo, um juiz rigoroso que decide aplicar estritamente a lei contra a fornicação. Isso resulta na separação de dois inocentes: Julieta, grávida antes do casamento, e Cláudio, que é preso e condenado à morte. Em uma tentativa desesperada de salvar seu irmão, Isabella, uma freira noviça, apela a Ângelo, que se mostra inflexível.
SINOPSE
Quando se ausenta de seu país, o Presidente Vicente deixa o poder nas mãos de Ângelo, um rigoroso juiz que faz cumprir à risca a lei contra a fornicação em vigor na cidade. A aplicação da lei resulta na separação de dois inocentes: a gravidez de Julieta, antes do casamento, rende a Cláudio o encarceramento e uma condenação à morte. Isabella, freira noviça e irmã do prisioneiro, tenta reverter a sentença, apelando para Ângelo que se mostra irredutível. O texto foi atualizado por abordar temas como o poder, a justiça, a corrupção e os dilemas éticos e morais da vida pública e privada.
FICHA TÉCNICA
Texto: Medida por Medida de William Shakespeare | Tradução, adaptação e direção: Edna Ligieri | Elenco: Ana Meirelles, Carlos Sabbag, Chico Neto, Elvis Shelton, Marcelo Machado, Mel Alves, Valéria Marcon e Willy Dantas | Figurino e cenário: Marcio Vinicius | Trilha sonora: Ana Meirelles e Marco Bellini | Iluminação: Viviane Alfano
SERVIÇO
Peça: ‘Medida por Medida’ de William Shakespeare
Temporada: De 18 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025
Dias e horários: Sábados e domingos, às 18h30
Onde: Teatro Sérgio Cardoso / Sala: Paschoal Carlos Magno (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP) / @teatrosergiocardoso
Ingressos/valores: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia-entrada)
Comprar online Sympla: clique aqui.
Classificação: 12 anos
Duração: 50 minutos
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Foi difícil acordar na segunda (6/1). Assim como três milhões de brasileiros ligados na telinha,…
Após hiato de dez anos, Osmar Prado retorna aos palcos, ao lado de Maurício Machado,…
Cássio Gabus Mendes retorna ao teatro após 30 anos, com Zezeh Barbosa, Ary França e…
O espetáculo 'Duetos' retorna à São Paulo para curta temporada, estrelada por Patricya Travassos e…
Visto por mais de 32 mil pessoas, “Clara Nunes - A Tal Guerreira”, dirigido por…
Fabiana Karla e Tania Bondezan protagonizam Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada, que volta em…