Estreia “O Banquete” – da Companhia Ensaio Aberto, inaugura o Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia
O BANQUETE, de Mário de Andrade, novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto, estreia dia 7 de setembro com sessões gratuitas e populares no recém-inaugurado Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia.
.
Com direção de Luiz Fernando Lobo, o espetáculo celebra o início de um novo ciclo na trajetória da companhia, conhecida por sua forte atuação no teatro de combate e engajamento social. “Com Lima Barreto começamos a Companhia Ensaio Aberto há 32 anos. Agora iniciamos uma nova etapa, um novo ciclo. Mais uma vez recorremos à nossa herança negra, reconhecendo, como Mário, que não pode haver uma cultura nacional, popular, se virarmos as costas para essa herança”, destaca Luiz Fernando Lobo, diretor do espetáculo.
O BANQUETE nasceu da reunião de crônicas musicais escritas semanalmente por Mário de Andrade para o rodapé “Mundo Musical” do jornal Folha da Manhã e, posteriormente, publicadas. Em 1943, Mário deu início a esse projeto, interrompido com sua morte, em 1945. Uma obra inacabada, como outras obras dele. Autor que encarava a arte como incisiva forma de combater sem se preocupar em criar obras “perfeitíssimas e eternas”. Mário aproxima-se assim de uma ideia de “não-síntese”, de uma “arte do inacabado”, uma arte de combate.
.
Em O BANQUETE, a trama reflete a visão crítica de Mário sobre a sociedade e o papel do artista, aproximando-se de uma “arte do inacabado” que questiona e desafia o espectador a olhar criticamente o mundo ao seu redor.
A primeira temporada de O BANQUETE contará com 12 sessões gratuitas, de 7 a 27 de setembro, promovendo o acesso democrático à cultura. A partir de 27 de setembro até 11 de novembro, o espetáculo seguirá em cartaz com preços populares. A Ensaio Aberto incentiva o uso consciente dos ingressos gratuitos, direcionando-os para o programa de democratização de acesso da companhia, a Ciência do Novo Público. Grupos, instituições, escolas, projetos e movimentos sociais já podem agendar suas visitas.
.
O Armazém da Utopia, que esteve fechado para obras de restauração e modernização por 15 meses, abre suas portas com o Teatro Vianinha como seu principal espaço de apresentação, um espaço cultural multiúso que homenageia Oduvaldo Vianna Filho, um dos grandes nomes do teatro político brasileiro. Com capacidade para 272 pessoas, o teatro é um espaço acessível e inclusivo, pronto para receber o público com toda a infraestrutura necessária.
.
As obras foram financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com patrocínio master da Shell e do Instituto Cultural Vale, além do apoio de MRS Logística, Multiterminais e Universidade Estácio de Sá/Instituto Yducs, todas com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Mais sobre o espetáculo
Tudo se passa em Mentira. Mentira, ora é um país “vizinho do Brasil”, ora uma “simpática cidadinha paulista” onde fica a mansão onde ocorre um banquete. Como nos avisa Mário “algumas coisas só se resolvem a golpes de banquete”. Em toda sua obra, Mário nos convoca a olhar atentamente em volta, a pensar criticamente, de forma profunda e verdadeira, em nosso papel como artista, como cidadão, como brasileiro. Realizar o Brasil continua sendo um desafio.
.
Com cenografia assinada por J.C. Serroni, figurinos de Beth Filipecki e Renaldo Machado, iluminação de Cesar de Ramires e direção musical de Felipe Radicetti, o espetáculo conta com um elenco de 21 atores e atrizes da Companhia Ensaio Aberto e convidados. Entre eles, Leonardo Hinckel, Tuca Moraes, Gilberto Miranda, Grégori Eckert e Luiz Fernando Lobo. A direção de produção é de Tuca Moraes, com coordenação de Dani Carvalho.
Sobre a Companhia Ensaio Aberto
A Companhia Ensaio Aberto nasceu no ano de 1992, com a proposta de retomar o teatro épico no Brasil e fazer dos palcos uma arena de discussão da realidade, resgatando sua vocação crítica e política. Desde que foi fundada pelo diretor Luiz Fernando Lobo e pela atriz Tuca Moraes, a Ensaio Aberto explora a ideia do ensaio como experimento e busca romper a ilusão do teatro, questionando e reinventando a relação palco-plateia.
.
A montagem “O Cemitério dos Vivos” (1993) foi a que inaugurou a Companhia, que já traz em sua história vinte e sete espetáculos, incluindo edições de peças consagradas, como “Missa dos Quilombos”, que ficou mais de uma década em cartaz e tornou-se um símbolo do trabalho do grupo. Em 2018 foi encenado “Estação Terminal de João Batista” baseado na obra de Lima Barreto e “Que Tempos São Esses?”, com a curadoria de Luiz Fernando Lobo, João Batista e Marcos Apóstolo. Já em 2019, os últimos trabalhos do coletivo foram “A Mandrágora”, de Maquiavel e “Luz nas Trevas, de Bertolt Brecht. Ainda em 2019 a Companhia apresentou “Canto Negro” com direção de Luiz Fernando Lobo e direção musical de Túlio Mourão Armazém da Utopia. Em 2021 foi apresentado “O Dragão” de Eugène Schwartz Direção de Luiz Fernando Lobo Armazém da Utopia.
SERVIÇO
Espetáculo: O BANQUETE
Temporada gratuita – De 7 a 27 de setembro
Temporada popular – De 27 de setembro a 11 de Novembro
Dias/horários: Sextas, sábados, domingos e segundas | 20h
Onde: Teatro Vianinha – Armazém da Utopia
Endereço: Armazém 6 – Cais do Porto – Rio de Janeiro/RJ
Lotação 272 pessoas
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 90 minutos
Recomendado chegar com 60 minutos de antecedência
Ingressos: Inteira – R$ 60,00 / Meia – R$ 30,00 – Compras no sympla: clique aqui.
Mais informações: armazemdautopia.com.br | IG @armazemdautopia
FICHA TÉCNICA
O BANQUETE / de Mário de Andrade | DRAMATURGIA João Batista | DIREÇÃO Luiz Fernando Lobo | DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Tuca Moraes | COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO Dani Carvalho | CENOGRAFIA J.C. Serroni | FIGURINOS Beth Filipecki e Renaldo Machado | ILUMINAÇÃO Cesar de Ramires | DIREÇÃO MUSICAL E TRILHA ORIGINAL Felipe Radiccetti | PROGRAMAÇÃO VISUAL Marcos Apóstolo e Tatiana Rodrigues | CIÊNCIA DO NOVO PÚBLICO – Coordenador Fernando Porto | ASSESSORIA DE IMPRENSA Flávia Tenório || ELENCO – Janjão Leonardo Hinckel | Sarah Light Tuca Moraes | Siomara Ponga Rossana Russia | Felix de Cima Gilberto Miranda e Emerson Manguete (stand in) | Pastor Fido Grégori Eckert | Narrador Luiz Fernando Lobo | Abian do Terreiro Caroline Gerhein | Zé Pilintra Mateus Pitanga | Pintura Mariana Pompeu | Indígena Tainá Baldez | Ninfas do banquete Karolyna Mendes e Mariana Pompeu | Mordomos Eduardo Cardoso e Felipe de Gois (mesa e clown) | Batuque na Cozinha Estêvão Miala || Coro de garçons, garçonetes, estátuas e povo de terreiro: Caroline Gerhein, Daniel de Mello, Eduardo Cardoso, Estêvão Miala, Felipe de Gois, Grégori Eckert, Ju Costa, Karolyna Mendes, Leonardo Hinckel, Mariana Pompeu, Mateus Pitanga, Miguel Kalahary, Tábata Porto, Tainá Baldez, Thaise Oliveira, Tom Freitas || ASSISTENTES DE DIREÇÃO Octavio Vargas | ASSISTENTES DE PRODUÇÃO Álvaro Antônio, Felipe de Gois (figurino, adereços e camarim); Camille Aboud (temporada) | PRODUÇÃO DE SET Camille Aboud e Álvaro Antônio | ESTÁGIO Beatriz Passini | PREPARAÇÃO CORPORAL | Paulo Mazzoni (Pilates e Gyroknesis – ensaios) | Valéria Monã (Danças Afro – ensaios) | Luiza Moraes (temporada) | ASSISTENTES DE CENOGRAFIA Debra Ferreira e Álvaro Antônio | CENOTÉCNICOS José Alves e Wagner de Almeida | MAQUINISTAS Claudinho Roberto, Sidney Viana, Douglas Vendramini, José Frazão, Moises Monteiro da Silva, Pedro Passini, Valdeir Baiano | SERRALHERIA Kalango | PINTURA CENOGRÁFICA Beatriz Leandro, Lucia Rosa, Mirela Macedo, Edilena Malta | CONSULTORIA DE PAISAGISMO Álvaro Antônio | ASSISTENTES DE FIGURINO Carol Filipecki, Felipe de Gois, Mauricio Coelho | ALFAIATE Flavio Mello | C. MESTRE DA COSTURA Maria Gorete Pequeno Moreira | CABELEREIRA Beth / Kbelo.com | CONSULTORIA DE SONORIZAÇÃO Branco Ferreira | OPERAÇÃO DE SOM Daniel Vetuani | OPERAÇÃO DE LUZ Kenia Pimentel | COORDENADOR DE MONTAGEM DE ILUMINAÇÃO CÊNICA Alex Santos | RACK MAN Carlos Magno | RIGGER Thiago Roldão | ELETRICISTAS CÊNICOS Carlos Fausto, Kenia Pimentel, Geraldo Silva | AUXILIAR ELETRICISTA CÊNICO Pedro Passini | CIÊNCIA DO NOVO PÚBLICO Maria Gabriela Cavalcanti, Maura Santiago, Gilberto Miranda, Grégori Eckert | ASSESSORIA DE IMPRENSA LEAD Comunicação | FOTOS E IMAGENS DE DIVULGAÇÃO Thiago Gouvea | GERENTE DE PROJETO GRÁFICO Priscilla Fernandes e Talyssa Pacheco | PRODUÇÃO GRÁFICA Marcelo Pignataro || ENSAIO ABERTO – EQUIPE – PLANEJAMENTO DE GESTÃO Talita Cairrão | GERENTE OPERACIONAL Paula Serra | COORDENAÇÃO DE CAPTAÇÃO Piti Lacerda | GESTÃO TEATRO DOS TRABALHADORES Camille Aboud | ADMINISTRATIVO FINANCEIRO Ione Mello | ASSISTENTE EXECUTIVO Victória Alves | ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO DE GESTÃO Gui Delgado | ASSISTENTE ADMINISTRATIVO FINANCEIRO Valter Junior | TÉCNICO AU Moisés Monteiro | TÉCNICO APRENDIZ Alex Araujo || TEATRO VIANINHA – Equipe: DIRETOR TÉCNICO Marcelo Bernardo | TÉCNICO DE PALCO Valdeir Baiano | ASSISTENTE TÉCNICO Pedro Passini | LIMPEZA LF Serviços, Vanessa dos Santos e Jayme Nascimento Barbosa | SEGURANÇA Só Nós na Estiva | MOTORISTA Victor Passini | COORDENAÇÃO DE COZINHA Valéria de Souza Fernandes | EQUIPE DE COZINHA Fabiana do Carmo e Thallys Filipe | GRUPOS DE TRABALHO O BANQUETE | GT CENOGRAFIA – Coordenação Thaise Oliveira | Daniel de Mello, Mateus Pitanga, Miguel Kalahary, Rossana Russia | GT FIGURINO – Coordenação Felipe de Gois, Estêvão Miala, Tábata Porto | GT OBJETOS de CENA – Coordenação Grégori Eckert e Mariana Pompeu | Caroline Gerhein Gilberto Miranda, Karolyna Mendes, Tainá Baldez, Tom Freitas | GT TÉCNICO (som e luz) – Coordenação Eduardo Cardoso e Leonardo Hinckel | Ju Costa || Participantes da oficina de cenografia – Bárbara Pessoa, Bianca Melo Bühring, Bruno Velloso, Carolina Morales, Clara Garçone, Danielly Ramos, Duane Mota, Joana Ramos, João Victor Nóbrega de Queiroz, Lucas Alvez, Maria Clara Delduque, Milu Almeida, Patrícia Lopes Nogueira, Sara Zizuino, Tainara Cristina Dias da França, Valéria Arias || Participantes da oficina de Figurino – Ananda Maria de Souza Almeida, Andrea Amorim, Ariadne Vanilla Brito Barros, Denise de Souza Villela da Silva, Eduarda Brandão de Oliveira, Everthon José de Almeida de Santos, Francisco Nabor, Giselle Maria Guimarães Machado, Giselle Carvalho de Oliveira Gomes, Hilca Bueno, Jéssyca Garcia, Joana Pacheco dos Santos Dionizio, Júlia Macedo Ferreira, Júlia Ohana, Layla Rego, Letícia Marques, Raphaela Miguel, Ruth Dias, Stéfanie Tonini || Agradecimentos – Nossos agradecimentos especiais: Deputada Federal Talíria Petrone que viabilizou a realização do espetáculo | Ministério da Cultura e Funarte | Ministra da Cultura Margareth Menezes | Secretário Executivo do Minc Márcio Tavares | Presidenta da Funarte Maria Marighella | E à parceria da equipe do Minc e da Funarte | A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e a equipe da Central Técnica de Produção Gamboa | A Prefeitura do Rio de Janeiro, a Copa Engenharia e a Quórum Consultoria | Ao apoio da Kbelo.com, da Companhia de Limpeza de Niterói – Clin, da Elétrica Cênica e da parceria da Mil Geradores | Ao André Ceciliano e Carlo Caiado, que em co-autoria com outros deputados e vereadores, tiveram a iniciativa de tombar as atividades sócio culturais do Armazém da Utopia | Aos Deputados Federais Benedita da Silva, Chico Alencar, Jandira Feghalli, Laura Carneiro, Reimont e às Deputados Estaduais Dani Balbi, Marina do MST e Renata Souza que apoiaram as ações socio culturais do Armazém da Utopia em 2024.
Single ‘Esperanto’ anuncia o álbum da poeta e letrista Lúcia Santos, que ainda tem Anastácia,…
Uma trilha viajante, vinda no rastro do tempo, pega o ouvido para passear na nova…
A cantora Jussara Silveira promove uma ponte musical entre Brasil e Cabo Verde, em seu…
“O avô na sala de estar: a prosa leve de Antonio Candido” mostra a intimidade…
DIVINDADES INCÓGNITAS Dizem que de divindades terrestres entre nós se encontram cada vez menos. Muitas…
Pensamentos noturnos Tão belas na rútila luz soberana, Guia do navegante aflito, sem norte (E…