Espetáculo ‘O nome do Bebê’ volta em cartaz no Teatro Faap

Com direção de Elias Andreato e com Bianca Bin no elenco, a comédia O Nome do Bebê chega ao Teatro Faap. O espetáculo é uma adaptação para a realidade brasileira da bem-sucedida peça de Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière. A trama foi montada em vários países e adaptada para o cinema em 2012. A temporada acontece entre janeiro e março de 2024
.
Permeando uma história que discute a dificuldade de escuta em nossas relações mais íntimas, a comédia O Nome do Bebê, da dupla francesa Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière, chega ao Teatro Faap, para temporada de 12 de janeiro a 3 de março de 2024, com sessões sempre sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h.
.
A direção é de Elias Andreato e o texto foi traduzido pela atriz Clara Carvalho, que buscou aproximá-lo ainda mais da realidade brasileira, valorizando ironias e sarcasmos. Montada em vários países e adaptada para o cinema em 2012, a versão brasileira tem o elenco formado por Bianca Bin, Cesar Baccan, Eduardo Pelizzari, Lilian Regina e Marcelo Ullmann.

Na peça, Vincente e Anna vão jantar na casa da irmã dele para comunicar a ela, ao cunhado e a um amigo de infância o nome escolhido para seu primeiro filho. O pai de primeira viagem faz uma brincadeira infeliz e diz que o bebê se chamará Adolfo; nome cuja sonoridade se assemelha ao maior ditador da História. A partir dessa situação absurda, as personagens dão início a uma discussão crescente, que evoca uma série de memórias e ressentimentos profundamente escondidos, revelando seus preconceitos e contradições.
.
“Nosso olhar, percorre a crueldade e o fascínio que essas relações, tão conhecidas do nosso cotidiano, nos remetem às lembranças pueris e medonhas que guardamos para sempre. É impossível não nos identificarmos com os personagens, e com a situação criada pelos autores de forma tão realista e explosiva”, comenta o diretor Elias Andreato.

A peça revela que, para chegarmos às relações verdadeiras em nossas vidas, precisamos estar desarmados para aceitar e ouvir. A falta de escuta, tão comum nos dias de hoje, é o primeiro passo para a não-aceitação dos outros. E, sem aceitação, não há solução de conflitos. Os personagens descobrem que a única maneira de se entenderem, inclusive nas relações de amizade, é se abrirem para o diferente e deixarem de lado suas aparentes incompatibilidades.
.
“Quando o teatro provoca e nos inquieta, propondo um jogo teatral absolutamente verdadeiro, é porque ele está vivo, podendo ser violento e muito divertido. O homem é o único animal que ri diante do inferno que são os outros. Humor não se explica, mas a crueldade sempre nos incomoda. A nossa comédia certamente deixará o espectador feliz, mas ele terá que rir de si mesmo”, acrescenta o diretor sobre a encenação.

 

Espetáculo ‘O Nome do Bebê’ – foto © Ronaldo Gutierrez

SINOPSE
Vicente e sua esposa, que esperam seu primeiro filho, são convidados pela irmã dele e o seu cunhado para um jantar. Quando o pai de primeira viagem revela o nome de seu filho, conflitos são levantados, levando a revelações que mudarão as relações entre todos. Uma comédia contundente.
.
FICHA TÉCNICA
Texto: Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière. Tradução: Clara Carvalho. Direção: Elias Andreato. Assistente de direção e stand in: Mariana Loureiro. Elenco: Bianca Bin – Elizabete – Babú /Cesar Baccan – Pierre / Eduardo Pelizzari – Vicente / Lilian Regina – Anna / Marcelo Ullmann – Claude / Desenho de luz: Wagner Pinto. Figurino: Anne Cerutti. Assistente de Figurino: Luiza Spolti. Cenografia: Rebeca Oliveira. Cenotécnico: Evas Carreteiro. Equipe cenotécnica: Alexandre Zimbarde, Roberio Araujo Barbosa, Sergio Sasso e Sergio Murilo. Assistente de objetos: Mikaella Rodrigues. Trilha sonora: Elias Andreato. Operador de luz:  Guilherme Orro. Operador de som: Eder Sousa. Fotos: Ronaldo Gutierrez e Karina Martins. Programador visual: Rafael Oliveira. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Assistente de produção: Rebeca Oliveira. Relações públicas: Cynthia Rabinovitz. Coordenação de comercialização para grupos: Selene Marinho. Produtor Executivo: Marcelo Ullmann. Diretor de produção: Cesar Baccan. Técnica de palco: Lúcia Rosa. Produção: Baccan Produções e Kavaná Produções.

Espetáculo ‘O Nome do Bebê’ – foto © Ronaldo Gutierrez

SERVIÇO
O Nome do Bebê, de Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière
Local: Teatro Faap – Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo -SP, 01242-902
Temporada: 12 de janeiro a 3 de março. Sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h.
Ingressos: R$ 80 às sextas e sábados e R$ 100 aos domingos | Vendas: clique aqui
Classificação: 12 anos. Duração: 90 minutos

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Carnaval | Ensaios do Bloco da Orquestra Voadora

Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…

28 minutos ago

Canções de Frank Sinatra e o cantor e compositor Celso Fonseca são atrações do Soberano

Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…

35 minutos ago

Marcus Moreno apresenta ‘Danças de Presente’ na Casa das Rosas

Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…

49 minutos ago

Estreia | Amores Q____, um espetáculo de dança da Núclea de PesquiZa Tranzborde

Núclea de PesquiZa Tranzborde reflete sobre o amor a partir das existências dissidentes no espetáculo…

15 horas ago

Temporada 2025: Série Dellarte Concertos Internacionais | Teatro B32, em São Paulo

A Temporada 2025 da tradicional Série Dellarte Concertos Internacionais traz concertos de primeira linha com…

17 horas ago

Valeria Sattamini e Juliano Juba, do conjunto Los2, lançam single ‘Yo Quiero Vivir’

Los2 une MPB, samples e ritmos afro-cubanos em “Yo Quiero Vivir”. Faixa estará em álbum…

19 horas ago