AGENDA CULTURAL

Espetáculo ‘O segredo de Brokeback Mountain’ estreia no Teatro das Artes, no Rio de Janeiro

Inédito no Brasil, o espetáculo “O segredo de Brokeback Mountain” estreia no Rio de Janeiro, com direção de Moacyr Góes, no Teatro das Artes – Shopping da Gávea. Baseado no conto de Annie Proulx que narra a história de amor dos cowboys Ennis Del Mar e Jack Twist, a peça é uma adaptação de Ashley Robinson com músicas de Dan Gillespie Sells. Estrondoso sucesso desde o lançamento do filme homônimo de Ang Lee, o maior indicado do Oscar de 2006 com oito menções e vencedor de três estatuetas, a trama icônica tem em sua primeira montagem nos palcos nacionais Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira na pele dos protagonistas Ennis Del Mar e Jack Twist. Responsável pela compra dos direitos da montagem no Brasil, Marcelo Brou é o idealizador da montagem e está em cena como o personagem Ennis na fase madura, narrando passagens da peça.
.
No interior dos Estados Unidos, Jack Twist e Ennis Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo segundo ano seguido, enquanto Ennis encara o trabalho para ganhar dinheiro, pois pretende se casar com Alma, sua namorada, tão logo o verão acabe. Vivendo isolados por semanas, eles se tornam cada vez mais próximos e iniciam um relacionamento amoroso, intenso, conflituado e transformador. Ao término do verão cada um segue sua vida, mas o período e as coisas vividas naquele verão irão marcar suas vidas para sempre.

Ao longo de 20 anos, com os cowboys casados e com filhos, o amor os atrairá para a montanha, um mundo fora do mundo. O grande trunfo de “O segredo de Brokeback Mountain” é a história e personagens profundamente humanos, com seus desejos, conflitos e destinos bem delineados por Annie Proulx. Uma história que nos faz pensar sobre a intolerância, os medos, as fragilidades, as castrações e interditos, mas, principalmente, sobre o poder do amor.
.
“É uma história sobre amor, intolerância e a complexidade dos sentimentos e desejos humanos. Essas são questões que marcam a trajetória humana. A realidade da diversidade das pessoas e a aceitação do outro como ele é são conquistas a serem efetivadas e realmente vividas em sociedade. Ainda estamos longe disso, já percorremos alguma estrada nesse sentido, mas ainda estamos longe. Neste sentido, a peça é, sim, uma reflexão sobre as realidades vividas pela comunidade LGBTQIAPN+”, ressalta Moacyr Góes.

A ideia da montagem partiu de Marcelo Brou que, impactado após assistir a montagem em Londres, fez contato com Moacyr convidando-o a dirigir a primeira montagem do texto no Brasil. “Eu estava assistindo a um musical em Londres em 2023, depois de ter feito a novela ‘Travessia’, de Gloria Perez, quando ouvi um burburinho. As pessoas falavam que haviam assistido o espetáculo Brokeback Mountain num teatro bem perto de onde eu estava. Então eu fui conferir e fiquei encantado”, relembra Brou. “E eu topei o convite na hora, pois é uma bela e importante história, cheia de humanidade e beleza”, reitera Moacyr.
.
Direitos comprados, produção caminhando, foram feitas audições em busca dos atores para dar vida aos protagonistas tão emblemáticos, chegando aos nomes de Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira. “Parte do elenco foi convidado, mas os protagonistas foram escolhidos em audição. O que foi um imperativo na escolha foi a capacidade de infestar de humanidade todos os personagens. O desafio de entender do que trata a história, seus meandros complexos, o comportamento dos personagens no drama como expressão do que são e desejam, e traduzir isso de forma que seja uma expressão sincera. Eu adoro este texto porque é uma bela e comovente história sobre o amor, intolerância e liberdade, que são marcas ou temas em quase tudo que fiz no teatro”, pondera Moacyr.

Espetáculo “O segredo de Brokeback Mountain” – foto: Tercianne Melo

Evidenciando os estigmas que cerceiam os relacionamentos gays, desde a figura dos cowboys, personagens atribuídos como másculos no imaginário coletivo, até a heterossexualidade compulsória que é comunicada nas entrelinhas da trama, mesmo com uma história que se passa no final do século XX e após tantas transformações na sociedade desde o lançamento do filme em 2005, a trama permanece atual. “Porque ela trata de questões constitutivas da humanidade. Ela não precisou de nenhuma ‘atualização’, é extremamente fácil o reconhecimento do que vivemos hoje com a história de Ennis e Jack”, acredita Góes.
.
“Por mais que o conto tenha mais de 20 anos, as lutas são as mesmas. Não se faz necessária nenhuma intervenção por se tratar de uma forma de amor genuína. A peça poderia ter sido encenada há duas décadas ou hoje, como estamos fazendo. Toda a equipe está muito feliz por levar à cena uma peça que fala de amor, que é um tema universal”, complementa Marcelo. À época do lançamento do filme, as cenas de amor e sexo entre os protagonistas geraram burburinho, de adesões a censuras pelo mundo afora. Na adaptação para o teatro, tudo será feito com muito respeito à história.
.
“A peça chega respeitando o amor e o conto da autora. Estamos tentando fazer o possível para que todos que vierem ao teatro saiam felizes e com algum tipo de reflexão”, pontua Marcelo Brou. “As cenas serão tratadas como expressão do comportamento apaixonado e erótico dos personagens. Nada será criado para encobrir algo ou, por outro lado, para ser uma exploração da nudez dos atores. Espero que o público se comova tanto como todos nós, que nos emocionamos diariamente nos ensaios. Pode ser uma peça importante para muita gente, espero”, finaliza Moacyr.

 

Espetáculo “O segredo de Brokeback Mountain” – foto: Tercianne Melo

SINOPSE
O Segredo de Brokeback Mountain é uma história de amor entre dois cowboys no interior dos Estados Unidos na década de 60. Jack Twist e Ennis del Mar são jovens que se conhecem ao serem contratados para cuidarem das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Os dois cowboys, pobres, ao passarem semanas isolados, no frio e em más condições de trabalho, começam a criar uma intimidade que se transforma em um romance intenso e conflituado. Com o fim do trabalho, voltam às suas vidas, deixando um enorme pedaço de quem são em Brokeback Mountain – e que passam o resto de suas vidas tentando recuperar. A peça é de Ashley Robinson, adaptada do conto de Annie Proulx, que teve uma notória e premiada versão de Ang Lee para o cinema. A história atravessa personagens profundamente humanos e faz pensar sobre a intolerância, os medos, as fragilidades, os interditos e o poder do amor.
.
FICHA TÉCNICA
Direção: Moacyr Góes | Texto: Ashley Robinson | Tradução: Miguel Góes | Elenco: Marcéu Pierrotti, Júlio Oliveira, Marcelo Brou, Eduardo Rieche, Catarina Marcato, Arlete Heringer, Ana Elisa Schumacher | Stand-by Ennis/Jack: Diego Montez | Assistência de direção: Diego Montez e Miguel Góes | Direção musical: Miguel Góes | Músicas: Dan Gillespie Sells | Músicos: João Pedro Moschkovich e Miguel Góes | Iluminação: Adriana Ortiz | Figurino: Ana Elisa Schumacher | Produção: Bufões Produções | Idealizador do Projeto: Marcelo Brou | Produção executiva: Bruna Britto | Assistência de produção: Giulia Butler | Fotos / divulgação: Tercianne Melo | *Peça baseada no conto de Annie Proulx

Espetáculo “O segredo de Brokeback Mountain” – foto: Tercianne Melo

SERVIÇO
Espetáculo: “O segredo de Brokeback Mountain”
Temporada: 7 de agosto a 26 de setembro de 2024
Dias e horários: Quarta às 20:00h, Quinta às 20:00h
Local: Teatro das Artes (Rua Marquês de São Vicente, 52 / 2º Piso – Shopping da Gávea, Rio de Janeiro/RJ)
Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada)
Comprar ingresso online: clique aqui.
Duração: 90 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
> Teatro das Artes | Site | IG @teatrodasartesrj
> IG @brokeback.teatro

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

João Fênix lança seu álbum de duetos ‘Pequeno mapa do tempo’

“Pequeno mapa do tempo” reúne duetos do cantor João Fênix com Jonna, Almério, Moreno Veloso,…

1 hora ago

Lúcia Santos lança álbum ‘Eu não quero prosa se não for pra tanto’

Álbum da poeta e letrista Lúcia Santos tem as participações de Anastácia, André Bedurê, Ceumar,…

4 horas ago

Roger Resende lança single ‘Cavaco Madeira’

O cantor e compositor Roger Resende antecipa seu novo EP com a intimista “Cavaco Madeira”.…

6 horas ago

Fi Bueno lança single ‘Cabra da Peste’

Single 'Cabra da Peste' anuncia novo álbum autoral de Fi Bueno, gravado com produção do…

9 horas ago

‘Cem Anos de Solidão’ – Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…

2 dias ago

Samuca e a Selva lança EP ‘Summer Love – O Verão dos Amantes’

Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…

2 dias ago