Os Piratas da Terra do Nunca estreia dia 1º de fevereiro no Teatro Procópio Ferreira. Embarque nesta super produção repleta de ação, aventura, reviravoltas, efeitos especiais e interações com a plateia. Um experiência cheia de emoção e diversão para toda a família
.
Um navio de 16 metros sobre o palco, 17 artistas em cena atuando, cantando e dançando ao vivo. Números aéreos, tirolesa com atores que cruzam a plateia, lutas de espadas na vertical (na parede), parkour (esporte que usa o corpo como equipamento e tem como objetivo transpor obstáculos), sapateado e percussão ao vivo – os barris da embarcação se transformam em tambores nas mãos dos personagens. Inspirada no universo dos piratas, a inédita montagem OS PIRATAS DA TERRA DO NUNCA convida o público a mergulhar em uma aventura musical sem precedentes, unindo tecnologia, interatividade, coreografias e performances artísticas de tirar o fôlego. Acrescenta-se a este caldeirão criativo uma trilha sonora original, moderna e vibrante, além de um texto envolvente, que reúne o melhor do talento nacional em um espetáculo único e inesquecível.
União de talentos na criação
O musical tem direção geral de Beto Marden e Sandro Chaim, texto e letras de Walter Junior, direção musical e composições originais de Charles Dalla, coreografia de Danilo Barbieri, figurino de Osiris Jr e Jô Félix, caracterização de Fabio Vedoveto e produção geral de Sandro Chaim e Miçairi Guimarães. Todos formam um time de criativos renomados no cenário do teatro musical brasileiro, juntos em um espetáculo único e inesquecível. A parceria entre Beto Marden e Sandro Chaim já rendeu sucessos como Varinha Mágica, Cinderella Experience e Whitney Houston Forever – mais recentemente, A Bela e a Fera um Especial de Natal. Neste novo projeto, a dupla pretende elevar o padrão do teatro musical no Brasil, unindo criatividade e ousadia em uma montagem que promete ser um marco no gênero. Charles Dalla e Walter Junior possuem trajetórias marcadas por espetáculos premiados.
Teatro imerso 360 graus, experiência para os sentidos
A proposta inovadora de teatro imersivo 360 graus permite que as cenas aconteçam também ao redor e acima da plateia, não apenas no palco. Com personagens icônicos da pirataria, além de novos tipos especialmente criados, a peça é um convite para toda a família embarcar em uma jornada repleta de emoção, humor e efeitos especiais, que simulam tempestades e batalhas com a ideia de transportar o público ao centro das aventuras dos sete mares. “A ideia é fazer com que o público sinta a vida nômade dos piratas, com todas as dificuldades de cruzar os oceanos, enfrentando tempestades e perigos. Nossos piratas são figuras enigmáticas, desafiadoras e cativantes, vivendo intensamente cada instante nos sete mares”, comenta Marden. “Queremos que a família inteira entre nesse universo, com aventuras, desafios e risadas”.
História emocionante e personagens inesquecíveis
A trama de OS PIRATAS DA TERRA DO NUNCA envolve os espectadores em uma narrativa de transformação e união. Personagens inspirados na obra de J. M. Barrie, como Capitão Gancho, Peter Pan e Tinker Bell ganham novas nuances, ao lado de figuras criadas especialmente para esta montagem, como o pirata Jack Daniels, grande fã do Capitão Jack Sparrow, personagem da franquia cinematográfica Piratas do Caribe. Com uma história repleta de aventura, reviravoltas e interações com a plateia, o espetáculo equilibra momentos de humor e ação com toques de coragem, amizade e reinvenção, conduzindo o público a uma experiência com a proposta de emocionar e conquistar corações de todas as idades.
Sinopse
Capitão Gancho e Capitão Jack Daniels embarcam em uma inesperada jornada de transformação, enquanto Peter Pan, Tinker Bell e Wendy tentam desvendar os mistérios dessa nova aliança. Com números musicais eletrizantes e personagens inesquecíveis, a história mistura humor, emoção e coragem em uma experiência única.
.
Sobre o texto
Walter Jr. revela que a ideia de dar foco nos piratas foi do produtor Sandro Chain. “Sempre inovador nos temas e supercaprichoso em suas produções, é um prazer trabalhar com ele, pois como eu, ele também adora textos com humor.” Para o autor do texto a proposta da peça é, além de entreter e divertir, “transmitir valores morais, como enfrentar os perigos com coragem, não espalhar fake news e dar uma segunda chance a quem merece, entre outros. A trama imaginada Walter vai um pouco na contramão do clássico. “Como é uma marca registrada minha os vilões sempre terem direito ao arrependimento e um tipo de redenção. O Capitão Gancho é o foco deste texto.” Walter diz que as características da personalidade dos personagens principais foram mantidas, “mas o Gancho, por exemplo, continua vaidoso, egocêntrico e beirando o patético; porém, ele chegou a uma etapa da vida em que quer mudanças. A vida da pilhagem, lutas e incertezas já não o satisfaz; então, ele busca algo que leve alegria às pessoas, mantendo o que mais gosta de fazer que é navegar os sete mares”.
Sobre a coreografia
Para o coreógrafo Danilo Barbieri, o espetáculo “tem um envolvimento cênico e coreográfico que estimula as nossas referências lúdicas dos personagens e suas características. Com isso, o meu pensamento é trazer nesse universo de heróis e vilões, o peso para entendermos o comportamento dessas personagens para agregar ao público familiar”. De acordo com Danilo, as cenas coreografadas partem do estímulo das atitudes das personagens, acentuando suas ações físicas em batalhas de espadas, percussões e movimentos sonoros corporais. “A ideia é abrir um espaço para os movimentos de forma festiva e ligeiramente intimidadora dos piratas.” A inspiração, conta, veio dos elementos da dança e cultura urbanas, com acrobacias e movimentos do parkour.
Sobre as músicas e a direção musical
A proposta é contar a história em forma de música para que a plateia se envolva emocionalmente com cada personagem e cada evento da trama. “A linguagem musical é a tradicional do teatro musical e dos clássicos musicais de animações, apimentada com a irreverência dos piratas”, diz o autor das músicas e diretor musical Charles Dalla. Entre os nove números musicais cantados ao vivo pelo elenco sobre uma base orquestral pré-gravada, a trilha abriga composições ao estilo big band, números sinfônicos e outros de linguagem mais contemporânea. “Tudo convergindo para a estética do capitão Gancho, Peter Pan, Wendy e piratas”, diz.
Sobre os criativos
DANILO BARBIERI, ator, cantor, bailarino e coreógrafo, participou em musicais no Brasil como O Mágico de OZ e Pinocchio (2006), O Sítio do Pica-Pau Amarelo – O Musical (2008), Hairspray (2009), We Will Rock You Brasil (2016) , West Side Story (2022), Kiss Me Kate – O Beijo da Megera (2023) e Cantando na Chuva (2024). Em Nova York conquistou seu primeiro trabalho no musical Off-Broadway TraumNovela (2007). Participou da obra Ellingboe’s Requiem (2011) no Carnegie Hall, fez parte do Reality Show Dançando na Broadway (2013) no canal Multishow e integrou o elenco dos musicais Sweet Charity (2011), In The Heights (2012) e Evita (2013). Como coreógrafo, trabalha diretamente com a Walt Disney Company, no time de coreografias em eventos e shows.
WALTER JR é graduado em Letras, professor, tradutor, dramaturgo, escritor e letrista com mais de 20 anos de carreira. Apaixonado pelo teatro, foi aluno do Teatro-escola Célia Helena no final dos anos 80, e estreou como dramaturgo em 1999 com o musical “Bem-vindo à Bordo”, mas conseguiu destaque com “Vampirinhos na Bloodway”, seguido por “Planeta Sbrufs – Uma História de Amor à Terra”, que ganhou sua versão televisa para o Teatro Ra-Tim-Bum da TV Cultura, entre outras. É letrista de seus próprios musicais e de produções musicais de outros autores como “H2O, Uma Fórmula de Amor”, de Elisio Lopes Jr. (2004) e o “O Fantasma da Máscara”, de Victor Louis Stutz (2012). Com um olhar sensível para a criação de narrativas, suas histórias buscam conectar-se com diferentes públicos e explorar temas envolventes e universais.
.
CHARLES DALLA é compositor, arranjador, diretor musical e produtor musical. Cursou Bacharelado em Composição e Regência na UNESP – SP. Teve como mestres H.J. Koellreutter e Letícia Pagano, entre outros. Além de compositor e diretor musical para teatro, teatro musical e publicidade, é também produtor fonográfico e diretor musical para séries, filmes e desenhos animados. Foi membro fixo do júri do prestigiado Prêmio Bibi Ferreira por 7 anos.
FICHA TÉCNICA
Direção geral: Beto Marden e Sandro Chaim | Texto e letras– Walter Junior | Direção musical e músicas: Charles Dalla | Coreografia: Danilo Barbieri | Figurinos: Osiris Jr e Jo Felix | Caracterização: Fábio Vedoveto | Cenografia: Sandro Chaim, Josué Manoel, Camila Jorge e Alice Feitosa | Produção geral: Sandro Chaim e Miçairi Guimarães | Assistente de produção – Carinne Namba | Assessoria de imprensa: Arteplural / M Fernanda Teixeira, Macida Joachim, Maurício Barreira || Elenco (atores). A confirmar nome de músicos e outros artistas circenses e esportivos: Capitão Gancho: Fernando Prata / Smee: Jhonatan Mota / Jack Daniels: Luccas Garcia / Wendy: Beatriz Poza / Tinker Bell: Dandara Ferreira / Peter Pan: Maurício Fiori/ Boticão: Matheus Antonelli / Sem Nome – Henri Araújo / Boca de Litro: Alex Ercego / Hanna Alemoa – Fernanda Miarelli / Sábado-Feira – Diego Fecini / Fii-Fiu – Vicky Maila / Bafo de Bode – Victor Marks / Dentinho – Felix Vinícius / Lesa – Ruby / Chorosa – Thaissa Santos / Gengiva – Jamilly Lopes | Realização: Teatro Procópio Ferreira.
SERVIÇO
Peça – OS PIRATAS DA TERRA DO NUNCA
Estreia: 1º de fevereiro de 2025 (sábado)
Temporada: De 1 de fevereiro a 30 de março 2025
Dias/horários: Sábado às 16h30. Domingo às 15h
Onde: Teatro Procópio Ferreira
Endereço: Rua Augusta, 2823, Cerqueira Cesar – São Paulo – São Paulo
Contato – 11 3083-4475.
Ingressos: entre R$ 65,00 e R$ 130,00
Compras online: Sympla
Duração: 120 minutos (com intervalo)
Classificação: Livre / Recomendado para maiores de 3 anos.