Buscando revisitar a sua trajetória, a Anacã Companhia de Dança volta em cartaz com seu primeiro espetáculo, “Principiar”. O trabalho faz apresentações gratuitas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na sexta e no sábado, às 21h, e, no domingo, às 19h, no Teatro Paulo Eiró.
.
O espetáculo ganhou os palcos pela primeira vez em 2013 e retoma a circulação por incentivo do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC. A obra foi revisitada com uma nova geração de bailarinos, consolidando o legado e o amadurecimento da companhia.
“Nós falamos sobre começos e recomeços. Focamos principalmente nas relações interpessoais e na nossa conexão com o mundo espiritual, que é o que nos faz ter esperança”, conta Edy Wilson de Rossi, que assina a coreografia, os figurinos e a cenografia.
.
Explorando o estilo jazz contemporâneo, “Principiar” evoca as sensações de descoberta na expectativa de sentir a vida. Para o grupo, o movimento toca o pensamento e, por isso, é preciso seguir em frente sem medo. “É quase como um manifesto para termos coragem de sermos os autores das nossas vidas”, completa.
.
No elenco estão Alexssandro Silva, Beatriz Ribeiro, Bianca Mendes, Bruno Eduardo, Camila Trentini, Clara Bonifácio, Clara Castelo, Gabriela Leite, Guilherme Baldibia, Izy Oliveira, Lucas Cardoso, Mariana Morgado e Rafael Luz.

Sobre a encenação
Dividido em 16 cenas, o espetáculo une o real e o imaginário para mostrar a importância dos seres humanos se reconectarem à sua essência. No início de tudo, um personagem entra em cena para apresentar a humanidade para alguns seres míticos.
.
A narrativa avança como se fosse um grande ritual de conhecimento. “Os dançarinos vão se alternando em solos, duplas, trios e grupos, até um momento em que se forma um grande batalhão, simbolizando uma grande conexão”, detalha o coreógrafo.
Os artistas são guiados pela trilha sonora de Fábio Cardia, composta com exclusividade para o “Principiar”. “Ele foi muito cuidadoso, acompanhou alguns dos nossos ensaios e foi criando junto conosco”, acrescenta.
.
Para o figurino, Edy Wilson deu grande destaque para a renda. Em cada cena esse material assume uma simbologia diferente. “Para a primeira cena, por exemplo, ela está relacionada à pureza”, explica.
No cenário, há a presença marcante de um tapete vermelho, uma poltrona vermelha e um pufe. A luz é feita por Raquel Balekian.
.
“‘Principar’ simboliza a real vocação da Anacã, não só por ter sido nosso primeiro trabalho. Nosso grande objetivo é auxiliar na transição de jovens estudantes para o mundo profissional. Queremos contribuir para a formação de talentos que não teriam essa oportunidade em outras grandes companhias”, defende Edy.

Anacã Companhia de Dança: Uma trajetória em movimento
Fundada em 2012 por Helô Gouvêa e Edy Wilson De Rossi, a Anacã Companhia de Dança explora a dança jazz contemporânea como expressão artística popular brasileira.
.
Principiar (2013), sua primeira obra, estreou no Teatro GEO e circulou por palcos como o Teatro Sérgio Cardoso e o Circuito Cultural Paulista, chegando à 24ª Quinzena de Dança de Almada, em Portugal. Com EleEla (2015), a companhia apresentou novas temáticas no Teatro Alfa e em outras cidades do Brasil. Eternos (2017) levou a Cia. ao ImPulsTanz – Vienna International Dance Festival, na Áustria, além de ser apresentado no Auditório Ibirapuera e outros espaços. Shogun (2018), homenagem à coreógrafa Ivonice Satie, foi apresentado na Semana Paulista de Dança e no Santos Dance Festival, junto com “Eternos”. Renascimento (2018) mostrou a versatilidade da Cia. em novas linguagens. #NOFILTER (2022), foi adaptado para um solo apresentado no 26º Internationales Solo Tanz Theater Festival Stuttgart. A Força Dela (2022) foi apresentado como parte da exposição fotográfica homônima, na Casa MovAC, em São Paulo.
.
A Anacã Companhia de Dança segue sua trajetória, com espetáculos que exploram a dança contemporânea no cenário brasileiro.
.
*Projeto realizado com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAc.

Sinopse
Um início, tudo novo, um começo, mistério. Sensações de descoberta na expectativa de sentir a vida. Sincronia. O movimento toca o pensamento. É preciso seguir em frente. Não é preciso ter medo. Principiar trata da coragem de sermos os autores de nossas vidas.

FICHA TÉCNICA
Anacã Companhia de Dança | Coreografia, figurinos e cenografia: Edy Wilson de Rossi | Trilha sonora: Fábio Cardia | Designer luz: Raquel Balekian | Produção executiva: Dilatta Cultura | Fotos: Lucas Derosa e Júlia Kohl | Elenco: Alexssandro Silva, Beatriz Ribeiro, Bianca Mendes, Bruno Eduardo, Camila Trentini, Clara Bonifácio, Clara Castelo, Gabriela Leite, Guilherme Baldibia, Izy Oliveira, Lucas Cardoso, Mariana Morgado e Rafael Luz | Na rede: @anacaciadedanca

SERVIÇO
Espetáculo: Principiar
Datas: 21 a 23 de fevereiro 2025,
Dias/horários: sexta e no sábado, às 21h, e, no domingo, às 19h
Local: Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro – 765 – Santo Amaro, São Paulo/SP)
Ingressos: gratuitos | Retirada uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro
Mais informações: @teatropauloeirosp