sábado, novembro 23, 2024

Espetáculo ‘Três Mulheres Altas’ faz temporada no Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro

Suely Franco, Deborah Evelyn e Fernanda Nobre estrelam a montagem ‘Três Mulheres Altas’ que já passou por sete cidades, acumulou indicações a prêmios e teve quase 40 mil espectadores na plateia
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Dirigido por Fernando Philbert, a peça – que rendeu o Prêmio Pulitzer ao autor – traz comédia mordaz que reflete sobre a passagem do tempo através do acerto de contas entre três gerações.

Escrita por Edward Albee (1928-2016) no início da década de 90, ‘Três Mulheres Altas’ logo se tornou um clássico da dramaturgia contemporânea. Perversamente engraçada – como é a marca do autor –, a peça recebeu o Prêmio Pulitzer e ganhou bem-sucedidas montagens pelo mundo, ao trazer o embate de três mulheres em diferentes fases da vida: juventude, maturidade e velhice.
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Após passar por sete cidades e ter quase 40 mil espectadores na plateia, a peça retorna ao Rio de Janeiro a partir de 4 de julho, no Teatro Copacabana Palace, onde estreou em 2022 e teve a temporada completa com lotação esgotada, assim como aconteceu na passagem por São Paulo. De lá para cá, Deborah Evelyn ganhou o Prêmio APTR de Melhor Atriz e o espetáculo somou indicações a prêmios como o Cesgranrio, Bibi Ferreira e Cenym.

Dirigida por Fernando Philbert, a nova versão da peça traz no elenco Suely Franco, Deborah Evelyn e Fernanda Nobre, tem tradução de Gustavo Pinheiro e produção da WB Produções, de Bruna Dornellas e Wesley Telles.
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O espetáculo é apresentado por Bradesco Seguros, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
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Em cena, as atrizes interpretam três mulheres, batizadas pelo autor apenas pelas letras A, B e C. A mais velha (Suely Franco), que já passou dos 90, está doente e embaralha memórias e acontecimentos, enquanto repassa a sua vida para a personagem B (Deborah Evelyn), apresentada como uma espécie de cuidadora ou dama de companhia. A mais jovem, C (Fernanda Nobre), é uma advogada responsável por administrar os bens e recursos da idosa, que não consegue mais lidar com as questões financeiras e burocráticas.

Entre os muitos embates travados pelas três, a grande protagonista do espetáculo é a passagem do tempo e também a forma com que lidamos com o envelhecimento. “O texto do Albee nos faz refletir sobre ‘qual é a melhor fase da vida?’, além de questões sobre o olhar da juventude para a velhice, sobre a pessoa de 50 anos que também já acha que sabe tudo e, fundamentalmente, sobre o que nós fazemos com o tempo que nos resta. Apesar dos temas profundos, a peça é uma comédia em que rimos de nós mesmos”, analisa o diretor Fernando Philbert.
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A última e até então única encenação do texto no Brasil foi logo após a estreia em Nova York, em 1994. Philbert e as atrizes da atual montagem acreditam que a nova versão traz uma visão atualizada com todas as mudanças comportamentais e políticas que aconteceram no mundo de lá para cá, especialmente nas questões femininas, presentes durante os dois atos da peça. Sexo, casamento, desejo, pressões e machismo são temas que aparecem nos diálogos e comprovam a extrema atualidade do texto de Albee.

A estreia marca ainda os 17 anos de atuação dos produtores Bruna Dornellas e Wesley Telles, que celebram mais de quinze produções próprias e mais de 500 espetáculos em que assumiram a coprodução em Vitória (ES). Neste período, foram mais de 2000 sessões e a incrível média de mais de um milhão de espectadores.
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O espetáculo Três Mulheres Altas é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, produzido pela Arte Estúdio Entretenimento e realizado pela WB Entretenimento, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.

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Espetáculo ‘Três Mulheres Altas’ (de Edward Albee), com Suely Franco, Deborah Evelyn e Fernanda Nobre, direção Fernando Philbert – foto: Pino Gomes

A trajetória de um clássico instantâneo
Escrita em 1991 e lançada em 1994, ‘Três Mulheres Altas’ representou uma virada na trajetória de Edward Albee, que recebeu as suas melhores críticas e viu renascer o interesse por sua obra. Aos 60 anos, ele ganhou o terceiro Prêmio Pulitzer, além de dois Tony Awards e uma série de outros troféus em premiações mundo afora.
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A peça tem características autobiográficas e foi escrita pouquíssimo tempo depois da morte da mãe adotiva do autor, que teria inspirado a personagem mais velha. Após abandoná-la aos 18 anos, Albee voltou a ter contato com a mãe em seus últimos dias, quando já estava doente de Alzheimer. No entanto, alguns especialistas em sua obra defendem que a peça não pode ser reduzida a este fato.
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‘Três Mulheres Altas’ vai além de ser um retrato de sua mãe. O texto traz o olhar mordaz e perverso – por que não dizer cômico – de Albee para a classe média alta americana e toda a sua hipocrisia, ao falar sobre status, sucesso, sexo e abordar a visão preconceituosa da sociedade e as relações que as três mulheres travam com o mundo, sempre atravessadas pelo filtro machista.

‘Três Mulheres Altas’ estreou na Broadway em 1994, no Vineyard Theatre, e no mesmo ano chegou ao West End, em Londres, no Wyndham’s Theatre, além de iniciar uma turnê pelos Estados Unidos com a montagem americana e render versões na Espanha (‘Tres mujeres altas’) e Portugal. Em 2018, o texto foi remontado na Broadway, com direção de Joe Mantello (‘Wicked’, ‘Take me out’, ‘Assassins’) e estrelado por Glenda Jackson, Laurie Metcalf e Alison Pill.
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No Brasil, a peça foi dirigida por José Possi Neto, em 1995, e recebeu os prêmios APCA e Mambembe de Melhor Espetáculo.

Sobre Edward Albee
Edward Albee morreu em 2016 aos 88 anos e deixou um imenso legado para o teatro americano com suas 25 peças encenadas e publicadas. Autor de clássicos como ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf?’, ‘Zoo Story’, ‘Equilíbrio Delicado’ e ‘Três Mulheres Altas’, ele recebeu três vezes o Prêmio Pulitzer. Seus textos são marcados por um olhar sarcástico e por uma crítica intensa às convenções e hipocrisias da sociedade tradicional.
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Nascido em 1928, ele foi adotado por Reed e Frances Albee, um casal de milionários dono de uma cadeia de teatros na época. Ele cresceu em um bairro de classe média alta cercado dos tipos que iria retratar em seus espetáculos anos mais tarde. Em torno dos 20 anos, sai da casa dos pais definitivamente para viver em Nova York e inicia a sua produção literária.

Em 1957, ao escrever ‘The Zoo Story’, peça de um ato que ecoava o teatro de Samuel Beckett, Jean Genet e Harold Pinter, Albee encontra a consagração inicial de sua exitosa carreira teatral. Em 1962, estreia ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf’, que o levaria ao auge da fama.
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Nos anos 90, ‘Três Mulheres Altas’ marca seu retorno ao centro das atenções do cenário teatral nesta que é talvez a mais pessoal e autobiográfica de suas peças.
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“A estreia mundial de “Três Mulheres Altas” aconteceu no Teatro Inglês de Viena, Franz Schafranek, Produtor, junho de 1991.
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A primeira produção americana foi da River Arts, Woodstock, Nova York, Lawrence Sacharow, diretor de teatro.
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A peça teve sua estreia em Nova York no Vineyard Theatre. Elizabeth I. McCann, Jeffrey Ash, Daryl Roth em associação com Leavitt/Fox/Mages apresentaram a produção do Teatro Vineyard no setor Off-Broadway no Teattro Promenade em Nova York.

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Espetáculo ‘Três Mulheres Altas’ (de Edward Albee), com Suely Franco, Deborah Evelyn e Fernanda Nobre, direção Fernando Philbert – foto: Pino Gomes

FICHA TÉCNICA | TRÊS MULHERES ALTAS
Texto: Edward Albee | Direção: Fernando Philbert | Elenco: Suely Franco, Deborah Evelyn e Fernanda Nobre | Tradução: Gustavo Pinheiro | Direção de produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles | Produtora executiva: Clarice Coelho | Participação especial: João Sena | Desenho de luz: Vilmar Olos | Cenografia: Natália Lana | Trilha sonora: Maíra Freitas | Figurino e visagismo: Tiago Ribeiro | Assistência de direção: João Sena | Fotos: Pino Gomes | Criação da arte: Nós Comunicação | Vídeos: Stone Art Films | Assistente de interpretação: Gutenberg Rocha | Cenógrafa assistente: Marieta Spada | Assistente de cenografia: Malu Guimarães | Cenotécnico: André Salles e equipe | Costura de cenário: Nice Tramontin | Produção de arte: Natália Lana | Efeitos especiais: Mona Magalhães / Carlos Alberto Nunes | Costura: Ateliê das Meninas | Beleza: Cinthia Rocha | Peruqueira: Emi Sato | Assistentes de beleza: Deborah Zisman e Blackjess | Técnico de som: Bernardo Aragão | Técnico de luz: Bernardo Amorim | Diretora de palco: Lucia Martinusso | Camareira: Silvia Siqueira | Designer gráfico: Jhon Lucas Paes | Mídias sociais e marketing digital: Ismara Cardoso | Gestão de tráfego: Válvula Marketing | Intérprete de libras: Encantarte / Kátia Alves Libras | Assistente de produção: Lays Mattos | Produção: Arte Estúdio Entretenimento | Coordenação administrativa: Vianapole Design e Comunicação | Gestão de projetos: Deivid Andrade | Assessoria jurídica: Maia, Benincá & Miranda Advocacia | Assessoria contábil ES: Gavacon Contabilidade | Assessoria contábil SP: Real Time Contabilidade | Apresentado por: Ministério da Cultura e Bradesco Seguros | Produção: Arte Estúdio Entretenimento | Realização: WB Entretenimento

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Espetáculo ‘Três Mulheres Altas’ – Suely Franco e Deborah Evelyn – foto: Pino Gomes

SERVIÇO
Espetáculo TRÊS MULHERES ALTAS
Temporada: 4 de julho a 29 de setembro*
Quintas, sextas e sábados, às 19h30. Domingos, às 17h.
Teatro Copacabana Palace (Av. Nossa Sra. de Copacabana, 261 – Rio de Janeiro/RJ)
Ingressos: Plateia, frisas e camarote: R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia-entrada) | Balcão: R$ 39,60 (inteira) e R$ 19,80 (meia-entrada) (visão parcial)
Vendas online pelo site ou app da Sympla: clique aqui.
Na bilheteria do teatro durante a temporada, todos os dias de espetáculo 2h antes.
Gênero: Comédia Dramática
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 100 minutos
*Não teremos espetáculo nos dias 3 e 4 de agosto e 5, 6 e 7 de setembro
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> Siga: @tresmulheresaltas  | @deborah.evelyn_oficial  | @suelyfrancooficial | @fenobre

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