Cia OmondÉ celebra 15 anos com “Último ensaio”, peça inédita com texto e direção de Inez Viana Espetáculo estreia em dia 18 de outubro no Teatro Firjan Sesi Centro
.
Para celebrar seus 15 anos, a Cia OmondÉ estreia o espetáculo “Último ensaio” no dia 18 de outubro de 2024, para uma temporada de cinco semanas no Teatro Firjan Sesi Centro. Com texto e direção de Inez Viana, a peça tem forte traço metalinguístico e fala, sobretudo, sobre a falta de comunicação entre as pessoas e o caos exacerbado de uma metrópole num futuro distópico.
.
O elenco é formado por seis integrantes da OmondÉ — Carolina Pismel, Debora Lamm, Júnior Dantas, Leonardo Bricio, Luis Antonio Fortes, Zé Wendell – e por duas atrizes e um ator convidados — Jade Maria Zimbra, Lux Négre e Jefferson Melo. Em cena, eles se encontram numa espécie de bunker teatral, um dos poucos lugares seguros em um mundo hostil sob ruínas. É neste local de encontro que eles buscam dar algum sentido para suas vidas. Eles passam e repassam várias cenas em um último ensaio, revelando ao público o jogo teatral.
Entremeada por histórias pessoais do elenco, “Último ensaio” reúne ficção e realidade numa grande homenagem ao teatro. Dividida em três movimentos — o ensaio, o desejo e o ensejo — a peça tem várias camadas, permitindo que as relações entre atores e público se estabeleçam de forma horizontal, como se cada um fosse responsável por fazer existir aquela companhia teatral.
.
“O teatro é o lugar do encontro, da elaboração de memórias, da reflexão. Epifanias são geradas através desse contato presencial e único. Apesar do evento em si não se repetir, os ciclos da nossa história tendem a se recontar, se reiterar e se espelhar”, pontua Inez Viana. “Para comemorar os 15 anos da OmondÉ, nós sentimos a necessidade de valorizar os artistas e a própria arte em si, traçando um paralelo com o fazer teatral. Propomos também um jogo com a plateia, para que possamos refletir em que sociedade queremos viver e o que fazemos para modificá-la”, adianta.
.
A ficha técnica é composta por vários parceiros da OmondÉ ao longo desses 15 anos. A luz é de Sarah Salgado, destaque na iluminação cênica paulistana, com vários prêmios e indicações. A direção de movimento é de Denise Stutz. Carla Costa assina o figurino e a direção de produção é de Bem Medeiros, ao lado de Luis Antonio Fortes.
Sinopse
Que perguntas nós fazemos para continuar seguindo nesse mundo em ruínas? Esta é a questão colocada, para que nove atores e atrizes revelem o processo de um ensaio teatral de uma peça, no qual fazem palavras cruzadas e buscam dar algum sentido para suas vidas, enquanto não podem sair do local de apresentação – afinal, lá fora tudo está inconcebível. A ação se passa numa espécie de bunker teatral, onde o público aparece para respirar um pouco e se divertir, apesar do caos e violência no mundo externo.
Sobre a Cia OmondÉ
Criada em 2009, a partir de um encontro teatral que resultou na montagem de “As Conchambranças de Quaderna”, de Ariano Suassuna, a Cia OmondÉ é a concretização de um desejo que a atriz e diretora Inez Viana nutriu por mais de duas décadas. Naquela ocasião, movidos pela vontade de compartilhar processos e criar em colaboração, nove atores de diferentes lugares do Brasil e Inez Viana iniciaram uma pesquisa, dialogando com diferentes recursos do teatro e da dança contemporâneos, que se mantêm presentes nas obras atuais da companhia.
.
Com 15 anos, a OmondÉ tem em seu repertório nove peças, todas de autores brasileiros, clássicos e contemporâneos — como Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, Grace Passô, Jô Bilac, Alcione Araújo e Inez Viana — e segue na busca de uma linguagem cênica que dialoga com temas vigentes, contribuindo para a reflexão sobre nosso papel na sociedade.
FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Inez Viana | Elenco Cia Omondé: Carolina Pismel, Débora Lamm, Junior Dantas, Leonardo Brício, Luis Antonio Fortes e Zé Wendell | Atrizes convidadas: Jade Maria Zimbra e Lux Négre | Ator convidado: Jefferson Melo | Direção de produção: Bem Medeiros e Luis Antonio Fortes | Produção executiva: Matheus Ribeiro | Direção de movimento: Denise Stutz | Iluminação: Sarah Salgado | Direção de arte: Carla Costa | Criação sonora: Pedro Nêgo | Arte gráfica: André Senna | Fotos: Rodrigo Menezes | Mídias sociais: Junior Dantas e Zé Wendell | Produção de parcerias: Renata Leite | Assessoria de imprensa: Catharina Rocha e Paula Catunda
SERVIÇO
Espetáculo: “Último ensaio”
Temporada: De 18 de outubro a 17 de novembro 2024
Dias e horários: de quinta e sexta, às 19h. Sábado e domingo, às 18h
Sessão dupla no dia 16/11: às 16h e às 18h
Local: Teatro Firjan SESI Centro (Av. Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro/RJ)
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 80 minutos
Valores: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia)
Vendas online: clique aqui
Instagram Cia. OmondÉ: @omonde
Composição e improvisação emergem como conceito no álbum “Aura”, novo trabalho do violonista e compositor…
O Barão Vermelho vai apresentar seu novo show “Do Tamanho da Vida”, título da música…
Chegou nas plataformas digitais “Que Clichê”, single de Fi Bueno que estará em seu próximo álbum autoral.…
Em tempos onde tudo é enquadrado em minutos palatáveis e formatos “acessíveis”, a poesia e…
Em um mundo onde as diferenças se dissolvem sob a rigidez das formas, A Outra…
A roleta tem inspirado gerações de jogadores com promessas de vitórias a cada giro e…