Espetáculo "Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt", solo com Luciana Carnieli e direção Elias Andreato - foto: João Caldas
Com direção de Elias Andreato, solo escrito e interpretado por Luciana CarnieliUma Rapsódia para Sarah Bernhardt, estreia no teatro Arena B3. Espetáculo reflete sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
.
Inspirado na trajetória de vida da atriz francesa Sarah Bernhardt (1844-1923), considerada por muitos “a atriz mais famosa da história”, o espetáculo propõe uma reflexão sobre os desafios e conquistas das mulheres no universo teatral.
Ao trazer pra cena a história de Sarah Bernhardt, o espetáculo celebra uma mulher que desafiou as normas de sua época, enfrentando a discriminação por sua postura irreverente e inovadora. Bernhardt se tornou um símbolo de força e empoderamento, não apenas por sua brilhante atuação no palco, mas também pela ousadia em quebrar convenções sociais, solidificando-se como uma das maiores atrizes de todos os tempos.
.
Simultaneamente, o espetáculo apresenta uma atriz contemporânea brasileira, que, diante dos desafios da profissão, se dedica à criação e produção de um espetáculo sobre Sarah Bernhardt. Essa conexão entre passado e presente, resulta em uma rapsódia cômico-dramática que revela pontos em comum ao longo da história, como o etarismo e a constante luta das mulheres no universo artístico.
A trilha sonora do espetáculo, elaborada pelo Maestro João Maurício Galindo, destaca-se por resgatar a obra de grandes compositoras contemporâneas de Sarah Bernhardt, como Lili Boulanger e Cecile Chaminade. Essa escolha cria um diálogo profundo entre a trilha sonora e o texto e valoriza a presença feminina nas artes.
.
A peça também explora a relação de Sarah Bernhardt com o Brasil, país onde se apresentou diversas vezes, sendo o palco de um acidente que resultou na amputação de uma de suas pernas.
.
Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt é uma homenagem ao poder da arte e ao papel transformador das mulheres. Um espetáculo para aqueles que buscam, para além do entretenimento, uma reflexão sobre temas contemporâneos e universais.
Sobre LUCIANA CARNIELI (Atriz e Autora)
Atriz e dramaturga formada pela Escola de Arte Dramática/ ECA/ USP. No teatro, atuou em espetáculos de variados estilos – musical, comédia e drama – dirigidos por Jô Soares, Gabriel Villela, Marcelo Lazzaratto, Débora Dubois, Eduardo Tolentino de Araújo, Marcia Abujamra, Cássio Scapin, Alexandre Reinecke, Renata Melo, Celso Nunes, entre outros. Na TV atuou em novelas e seriados da TV Globo, GNT e TV Cultura, sendo dirigida por diretores como Maurício Farias, Hugo Prata, Denise Sarraceni e Luís Villaça. Foi indicada aos Prêmios: Bibi Ferreira, por seu trabalho em “Primeiro Hamlet”, APCA e Aplauso Brasil, por seu trabalho em “Amar, Verbo Intransitivo”, também ao Prêmio Aplauso Brasil por seu trabalho em “Roque Santeiro, o Musical” e aos prêmios Bibi Ferreira de Teatro Musical e Prêmio Qualidade Brasil por sua atuação no espetáculo musical “Lampião e Lancelote”, sendo vencedora do Prêmio Femsa por este trabalho.
Sobre ELIAS ANDREATO (Diretor)
Ator de teatro, cinema e televisão, diretor e muitas vezes roteirista dos seus próprios trabalhos. Sua busca é pela humanidade dos personagens que interpreta e seus espetáculos frequentemente questionam o papel do artista na sociedade e a relação com seu tempo. Construiu uma carreira sólida feita, acima de tudo, pela escolha por personagem/personalidades que pudessem traduzir esse pensamento – Van Gogh, Oscar Wilde, Artaud, são exemplos dessa escolha e resultaram em interpretações marcantes que garantiram a ele um lugar especial no teatro brasileiro.
SINOPSE
O espetáculo solo é uma experiência imersiva na vida da lendária atriz francesa Sarah Bernhardt, que revolucionou o teatro mundial. A narrativa começa com uma atriz contemporânea, no processo de criação de uma performance sobre Bernhardt, e, à medida que a trama se desenrola, momentos emblemáticos da trajetória da grande atriz ganham vida no palco.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e atuação: Luciana Carnieli
Direção: Elias Andreato
Trilha sonora: Maestro João Maurício Galindo
Figurino: Marichilene Artisevskis
Fotos: João Caldas
Assessoria de imprensa: Pombo Correio / Douglas Picchetti e Helô Cintra
Realização: Luminária Produções Artísticas
SERVIÇO
Espetáculo ‘Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt’
Datas: 26 e 27 de abril 2025 (sábado e domingo)
Horários: 14h30 e 17h00 Duração: 60 minutos.
Local: Arena B3
Endereço: Praça Antônio Prado, 48 – Centro Histórico de São Paulo
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 10,00 e R$5,00 – disponíveis pela Sympla/ Totem do Arena B3 das 9h às 18h / Bilheteria do Teatro 1 hora antes do espetáculo.
Osesp recebe jovem maestra Emilia Hoving para programa com ‘Dom Quixote’, de Richard Strauss. Concertos…
O violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow lançaram em junho de 2020, o…
O nome do compositor Ernst Mahle está associado não apenas às mais de duzentas obras…
O disco do violoncelista Hugo Pilger apresenta a obra completa para violoncelo, até o presente…
CD duplo. Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para violoncelo e piano - vol. II.…
O duo formado por Hugo Pilger (violoncelo) e Lúcia Barrenechea (piano) lançaram em 2013 "Presença…