AGENDA CULTURAL

Espetáculo Veraneio reestreia no Teatro Faap

Após uma temporada de estreia com ingressos esgotados, espetáculo Veraneio reestreia no Teatro Faap, de 4 de maio a 29 de junho, com sessões às quintas-feiras, às 20h30. A montagem consolida a parceria entre Leonardo Cortez e Pedro Granato, que começou em 2018 com Pousada Refúgio. O elenco traz como novidade Clarisse Abujamra que se une ao time de Pousada Refúgio formado por Glaucia Libertini, Maurício de Barros, Sílvio Restiffe, Tatiana Thomé e Leonardo Cortez.
.
A trama, que revela os desdobramentos tragicômicos de um encontro familiar em uma casa de praia, arrebatou público e crítica quando estreou no Sesc Ipiranga em janeiro de 2023, com ingressos esgotados. O público acompanha o reencontro de Dona Laura e seus três filhos amargurados para celebrarem o aniversário da matriarca, interpretada por Clarisse Abujamra. O cenário é a uma casa à beira-mar recém-comprada por uma das filhas, Hercília, decadente apresentadora de televisão e incomodada com a presença da mãe no seu refúgio. Ela e os irmãos, Silvio e Mario Sérgio, estão ansiosos para conhecer o novo e misterioso namorado de Dona Laura, um animado professor de ginástica. A expectativa por esse encontro e as novidades que ele traz afetam a relação familiar.
.
Veraneio é um aprofundamento da pesquisa iniciada para Pousada Refúgio, primeiro encontro da dupla Granato e Cortez, que estreou em 2018 e abordava o desmoronamento dos sonhos e da hipocrisia de dois casais de classe média. A obra foi sucesso de público e crítica e ganhou temporadas em vários teatros de São Paulo também no ano seguinte. A peça foi indicada a importantes prêmios para Leonardo Cortez como Shell, APCA e Aplauso Brasil e, entre as distinções de destaque, está a de melhor ator para Maurício de Barros no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A história de sucesso das peças não se encerra no teatro: elas já estão sendo adaptadas para o cinema, em parceria com a produtora argentina PBA Cinema, responsável pela produção do filme “Medianeras”.
.
Assim como a antecessora, Veraneio trabalha um texto contemporâneo e inédito para refletir não só sobre os efeitos do isolamento e do afastamento das famílias, mas também do novo desafio que se coloca quando essas pessoas se reencontram com bagagens cheias de traumas, perdas, frustrações e angústias.

O texto coloca o espectador e a sociedade no espelho, pois sua construção e suas referências estão muito ligadas às angústias vividas pelos brasileiros nos últimos anos, atravessando não só uma crise sanitária, mas turbulências políticas e econômicas. Apesar da carga dramática e emocional que essa discussão pode despertar, a peça também quer provocar pelo humor.

Espetáculo ‘Veraneio’ – foto: © Nadja Kouchi.

“Essa peça é uma comédia em que estamos rindo de nossa própria desgraça. Por isso muitas vezes sua graça é dolorida, porque o tombo é nosso. Uma vontade de fugir. Quem nos últimos anos não foi tocado em algum momento por esse impulso? Com o pesadelo político que vivemos nesses anos, a pandemia avassaladora e a crise? Mas como fugir da família? Essa espécie de instituição, esse agrupamento de afinidades e desavenças, esse núcleo visceral de pessoas com as mesmas raízes?”, questiona Granato.
.
Tudo é retratado por meio de diálogos ágeis e afiados, que marcam o estilo do dramaturgo, com a sensação de desestabilização das personagens. Inclusive a escolha do título da peça está ligada a essa intenção provocadora, esclarece Cortez, autor reconhecido no teatro por sua sensibilidade para tratar cotidianos e incômodos brasileiros. Além da vasta carreira na dramaturgia, ele fez sua estreia no cinema com o filme Down Quixote no Festival do Rio este ano.
.
“A palavra ‘veraneio’, referente à verão, me aponta um desdobramento. Um festival de verdades reveladas como uma sentença. Diálogo franco, nem por isso fácil com os dias de hoje, onde somos protagonistas de um festival de desentendimentos e ausência de escuta. Ao mesmo tempo, quanta comédia. Prefiro rir das minhas dúvidas. Tripudiar da minha tristeza”, explica Cortez.
.
A parceria entre Granato e Cortez promete se desdobrar num terceiro espetáculo que encerra “Trilogia da Fuga”. “O objetivo é construir uma dramaturgia que investigue o movimento permanente de fuga das pessoas de suas rotinas massacrantes e as consequências disso para as relações pessoais. Em Pousada Refúgio, temos dois casais buscando a construção do sonho do refúgio. Em Veraneio, os personagens estão no refúgio propriamente dito. Nenhum deles consegue encontrar a paz pretendida porque o inferno está dentro de cada um. Na terceira peça, os personagens provavelmente tentarão fugir de si mesmos, no sentido figurativo e literal. Ainda estou estruturando as ideias e pesquisando o universo que pretendo retratar”, adianta Cortez.

Espetáculo ‘Veraneio’ – foto: © Nadja Kouchi

SINOPSE
O aniversário da mãe é o mote para o reencontro familiar com três filhos amargurados. Todos estão ansiosos por conhecer o novo namorado que a mãe conheceu na praia durante a pandemia. Os dilemas e agonias do mundo pós pandêmico se misturam com a descoberta do amor na melhor idade.
.
.
FICHA TÉCNICA
Idealização: Leonardo Cortez e Pedro Granato. Texto: Leonardo Cortez. Direção: Pedro Granato. Elenco: Clarisse Abujamra, Glaucia Libertini, Leonardo Cortez, Maurício de Barros, Sílvio Restiffe e Tatiana Thomé. Cenário e adereços: Diego Dac. Iluminação: Beto de Faria. Figurino: Anne Cerutti. Cenotécnico: Roberto Tomasim. Costureira: Binidita Apelina. Assistente de direção: Jade Mascarenhas. Assistente de figurino: Luiza Spolti. Assistente de costura: Lis Regina. Produção executiva: Carolina Henriques. Direção de palco: Diego Dac. Técnico de luz: Ariel Rodrigues e Beto de Faria. Técnica de som: Jade Mascarenhas. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Fotos e registro em vídeo: Nadja Kouchi. Direção de produção: Jessica Rodrigues. Realização: Contorno Produções e Pequeno Ato.
.
,
SERVIÇO
Espetáculo Veraneio – Reestreia dia 4 de maio no Teatro Faap.
Temporada: De 4 de maio a 29 de junho. Quintas-feiras, às 20h30.
Ingressos: R$ 50 e R$25
Link vendas – https://bit.ly/3mQpuo8
Duração: 80 minutos.
Classificação: 14 anos.
.
.
Teatro FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP
Bilheteria física: De quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h. Em dia de espetáculo, até o início do mesmo.
Televendas: 11 3662-7233 / 11 3662-7234: De quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h. Em dia de espetáculo, até o início do mesmo.
Ingressos Online: Clique aqui.
Capacidade: 477 lugares.
.
.
Redes sociais:
Leonardo Cortez (@leonardofcortez), Pedro Granato (@pdgranato), Clarisse Abujamra (@clarisse_abujamra), Glaucia Libertini (@glaucialibertini), Maurício de Barros (@mauricio_de_barros), Sílvio Restiffe (@silviorestiffe), Tatiana Thomé (@tatiana_thome), Teatro Faap (@teatrofaap), Pequeno Ato (pequenoato).

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Selo Sesc | Brian Jackson lança álbum ‘Of Corners & Brigdes’, em homenagem a Milton Nascimento

Milton Nascimento é homenageado em novo álbum do nova-iorquino Brian Jackson.“Of Corners & Bridges” traz releituras…

10 horas ago

Série ‘Encontros Históricos na Sala São Paulo’ abre venda de ingressos

Sexta edição dos Encontros Históricos na Sala São Paulo terá oito concertos de estrelas da…

11 horas ago

Assucena apresenta ‘A canção é urgente: vozes latina-americanas’ no CCBB BH

Assucena convida Ava Rocha, Vanessa Moreno e Josyara para apresentações da série musical “A Canção…

12 horas ago

Espetáculo ‘Onde Vivem os Bárbaros’ faz apresentações no Teatro Paulo Eiró

Com direção de Wallyson Mota e dramaturgia de Pablo Manzi, espetáculo cria uma reflexão sobre…

13 horas ago

Espetáculo ‘Uma Rapsódia para Sarah Bernhardt’ tem apresentações no Arena B3

Com direção de Elias Andreato, solo escrito e interpretado por Luciana CarnieliUma Rapsódia para Sarah…

13 horas ago

Gilberto Gil ‘Tempo Rei’: a última turnê – datas e locais

“Tempo e espaço navegando todos os sentidos”. Esse é um dos trechos da canção escolhida…

16 horas ago