Encontro Boca do Céu 2024 traz contadores de histórias de 9 países e palestras de Rita Von Hunty e Luiz Antônio Simas para falar de encantamento. Artistas originários de nove países estão na 13ª edição do encontro internacional. Além da narração, a programação traz ainda oficinas, conversas, relatos de experiências e narrações na Cinemateca Brasileira e no SESC Vila Mariana. Projeto gratuito viaja também pelas origens das tradições orais no país.
.
Com o tema Aproximações do Encantamento, o BOCA DO CÉU – ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS traz convidados de nove países em sua 13º edição. De 20 a 26 de maio, o encontro tem uma programação múltipla para brindar as tradições orais envolvendo cerca de 60 atividades com oficinas, conversas, relatos de experiências e narrações na Cinemateca Brasileira e no SESC Vila Mariana. São artistas de vários estados brasileiros e de países como Argentina, Bélgica, Burkina Faso, Canadá, França, Estados Unidos, Senegal e Turquia. A curadoria é de Regina Machado, professora, contadora de estórias e referência nos estudos da tradição oral.
Narrações simultâneas de artistas convidados abrem o evento no dia 20 de maio, segunda, às 17h, na Cinemateca Brasileira. A abertura terá ainda uma aula magna do griô de Burkina Faso radicado na França Hassane Kouyaté e, para finalizar a noite, o Trio Mana Flor enche a sala de clássicos do forró e da MPB.
.
Entre os destaques nacionais, há quatro palestrantes que vão tocar em vários aspectos do tema do Encantamento nas tardes da Cinemateca. Na terça (21/5), às 16h30, o escritor, compositor e professor Luiz Antônio Simas vai falar sobre Brasilidades Encantadas, bebendo em sua pesquisa sobre escolas de samba e os terreiros das religiões de matriz africana e outras características das culturas populares brasileiras. A pesquisadora Bia Machado discute o autoconhecimento nas tradições do Judaísmo, Cristianismo e Islam em Auto-conhecimento no mundo encantado, na quarta (22/5), às 16h.
A palestrante, artista e drag queen Rita Von Hunty aborda o tema Quando desencantamos o mundo do outro: narrativa e diferença, pela lente das questões de gênero na quinta (23/5), às 16h. E o artista plástico, pesquisador e filósofo Gandhy Piorski encerra com a palestra Os Encantamentos na Cultura da Infância no sábado (25/5), às 11h30, no SESC Vila Mariana.
.
O SESC Vila Mariana será o local para as noites de narração com convidados nacionais e internacionais e atividades para crianças. Alguns artistas internacionais farão sua estreia no Brasil, como a narradora turca Beyza Akyüz, que se apresenta na terça (21/5), às 19h30, e o griô senegalês Boubacar Ndiaye, acompanhado do músico também do Senegal Baye Cheikh Mbaye, que sobe aos palcos para narrar histórias na quinta (23/5), no mesmo horário e local. Outros voltam ao Boca do Céu depois de passagens bem-sucedidas, como o griô Hassane Kouyaté, de Burkina Faso, que, além da abertura, fará apresentação de contos no sábado (25/5) às 19h, e o narrador tunisiano Jean-Jacques Fdida, que se apresenta na quarta (22/5), às 19h30. Entre os brasileiros estão a mineira Walda Leão, o paranaense Vinicius Mazon, e os paulistanos Mafuane Oliveira e Cristine Velasco.
O público se despede do projeto no domingo (26/5) com uma programação especial: narrações para bebês, narração para crianças e famílias e oficina balaio tomam conta da manhã do Sesc Vila Mariana. Às 15h30, um espetáculo de encerramento acontece na Praça Central.
.
O projeto nasceu com a proposta de investigar origens e contextos das tradições orais brasileiras, passando pelos solos indígenas, africanos e ibéricos. Neste ano, um de seus objetivos é propor novas formas de aprender a criar arte narrativa oral em diálogo com outras formas artísticas contemporâneas, por meio de oficinas que testam novos formatos de trabalho.
.
“Inspirado na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, o desenho conceptivo desta edição traz diferentes pontos de vista sobre o Encantamento apresentados em conversas e atividades. O conto dos cegos e o elefante traz a metáfora que engloba estas abordagens e todas as outras atividades do Encontro: cada participante pode entrar em contato com autores, artistas da palavra, temas presentes nas oficinas e histórias narradas por brasileiros e convidados internacionais, podendo formar assim uma determinada visão particular do ‘seu elefante’”, ressalta Regina Machado.
Para a curadora, as culturas populares brasileiras, o universo da cultura da infância, as questões urgentes de gênero relacionadas aos contos orais e os processos de conhecimento que podem surgir do contato com a substância milenar dos contos são alguns dos pontos-chave das experiências de aprendizagem das artes narrativas orais em nosso país.
O Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias é um evento bienal que promove um espaço de reflexão, criação e ação cultural, focalizando a arte da palavra, que se move continuamente através da História e das diversas culturas humanas na forma de narrativas orais. A função principal desse encontro é propiciar diferentes situações de contato com a arte da narração que possam inspirar ações educativas, culturais, sociais e estéticas, ressaltando a importância das narrativas no mundo de hoje.
.
O Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu 2024 é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú e da Rede Itaú. Tem parceria com o SESC e conta com apoio da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca, da Embaixada da França no Brasil, do Canada Council for the Arts e da Wallonie Bruxelles International.
SERVIÇO
BOCA DO CÉU – ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
De 20 a 26 de maio 2024
Classificação: Livre
Ingressos: Grátis (sujeito à lotação dos espaços).
Acessibilidade: O evento oferece interpretação em Libras e audiodescrição.
Acesse a programação para verificar quais as atividades.
.
PROGRAMAÇÃO CINEMATECA BRASILEIRA
Oficinas, rodas de conversa, rodas de histórias, narrações de estórias
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo
.
Danças brasileiras
Dias 21, 22 e 24/5, das 8h às 8h45, com Ana Maria Carvalho
Dia 23 de maio, das 8h às 8h4, com Tião Carvalho
Oficinas
De 21 a 25/5, terça a sexta, das 9h às 12h
.
Narrações e brincadeiras
De 21 a 25/5, terça a sexta, a partir das 13h30
.
Conversas
Dia 21/5, terça, 16h30 às 18h30 – Prof. Luiz Antônio Simas – Brasilidades Encantadas
Dia 22/5, quarta, 14h às 16h – Bia Machado – Auto-conhecimento no mundo encantado
Dia 23/5, quinta, 16h às 18h, Rita von Hunty – Quando desencantamos o mundo do outro: narrativa e diferença
.
Lançamento do livro
Poeira de diamantes: Vozes e histórias nascentes em terras brasileiras (Ed Peirópolis, 2024)
Dia 23 de maio, quinta-feira, às 12h
PROGRAMAÇÃO SESC VILA MARIANA
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo
.
Oficinas
De 21 a 25/5, das 11h às 13h
.
Noites de narração
Dia 21/5, terça, às 19h30 – Walda Leão (MG), Beyza Akyüz (Turquia) e Valérie Bienfaisant (Bélgica)
Dia 22/5, quarta, às 19h30 – Vinicius Mazzon (BR) + J.J Fdida (FR)
Dia 23/5, quinta, às 19h30 – Mafuane Oliveira (SP) e Boubacar Ndiaye e Baye Cheikh Mbaye (Senegal / França)
Dia 24/5, sexta, às 19h30 – Cristiane Velasco (SP) e Diane Ferlatte (EUA)
Dia 25/5, sábado, às 19h – Sean Taylor (Inglaterra), Hassane Kouyaté (Burkina Faso / França) e Dan Yashinsky (Canadá)
Conversa
Dia 25/5, Sábado, 11h30 às 13h30 – Gandhy Piorski – Os Encantamentos na Cultura da Infância
.
Encerramento
Dia 26/5, domingo
Das 10h às 11h – Narração para bebês com o Grupo Teatro Griô (BA)
Local: Sala ETA
Das 11h às 13h – Brincadeira para crianças e famílias com Roquinho, Marcela Carvalho e outros brincantes convidados
Local: Praça Central
Das 11h às 13h30 – Oficina Corpo Balaio com Vicente Barros (RJ)
Local: Sala ETA
Das 14h às 15h – Narração para Crianças e Famílias com Vinícius Mazzon (PA)
Local: Praça Central
Das 15h30 às 16h30 – Espetáculo de Encerramento
Local: Praça Central
Programação completa no site: clique aqui.
>> Siga o Boca do céu: @bocadoceu
.
.
.
.
.