“Há um grande cansaço na alma do meu coração.”
– Bernardo Soares (Fernando Pessoa). do “Livro do Desassossego”.
– por Ana Graça (psicóloga), em Vida Ativa*
.
Com a correria do dia-a-dia, é cada vez mais reduzido o tempo disponível para relaxar o corpo e a mente. Quando o cansaço se transforma em esgotamento emocional, pode trazer bastantes e sérias consequências para a nossa mente e saúde. Neste artigo vamos aprender a identificar os principais sinais de exaustão emocional.
.
Todos sentimos o stress associado às exigências do nosso dia-a-dia, do trabalho e da própria sociedade. E todos precisamos de sentir algum stress para nos sentirmos motivados para as tarefas diárias e para que o tédio não tome conta da nossa vida mas, quando o stress se torna demasiado intenso e prolongado podemos estar à beira de um esgotamento emocional.
Este estado de ansiedade e exaustão começa de forma discreta, sendo frequentemente desvalorizado.
Dizemos a nós mesmos, que é apenas cansaço e que mal tenhamos um dia de folga e relaxe tudo irá voltar à normalidade e permitimos, assim, que o problema se agrave e se prolongue.
A exaustão ou esgotamento emocional pode ser simultaneamente física e psíquica. É um estado de grande cansaço, acompanhado por uma sensação de vazio e pela dificuldade em lidar com as emoções.
O esgotamento emocional acontece quando sentimos que esgotaram os nossos recursos emocionais e psicológicos. Muitas vezes, surge após um período conturbado ou associado a um problema atual que não está a ser resolvido com sucesso.
Pode também ser uma resposta ao stress provocado pela sobrecarga de trabalho, quando sentimos que estão a exigir demasiado de nós e não estamos a conseguir dar resposta, ou pela existência de conflitos pessoais no trabalho.
A exaustão emocional pode comprometer a saúde física e mental e interferir com a qualidade de vida. Não apresenta melhorias significativas apenas com o repouso.
O diagnóstico de esgotamento psicológico nem sempre é fácil, já que muitas vezes o doente apresenta um quadro de fadiga em conjunto com outros sintomas pouco claros, que podem ser atribuídos a muitos outros transtornos.
Contudo, parece consensual que quando estamos psicologicamente desgastados apresentamos alguns dos seguintes sinais:
O esgotamento emocional deve ser levado a sério pois, apesar de não ser uma perturbação mental, se não for tratado com seriedade pode evoluir para uma depressão.
Aprender a reconhecer os sinais que indicam a presença de um esgotamento emocional, pode ajudar a identificar de forma mais precoce a presença de transtornos psicológicos e estabelecer um tratamento rapidamente, evitando o surgimento de uma depressão.
O esgotamento emocional quando ignorado, leva a uma acumulação do cansaço e a um agravamento das consequências para a saúde.
As consequências negativas de um estado de esgotamento emocional podem ser várias:
A exaustão emocional pode então trazer variados dados para a nossa saúde e bem-estar, pelo que deve ser prevenida sempre que possível.
A melhor prevenção passa por ter uma boa rotina de sono, obter um descanso reparador, uma alimentação adequada, um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e ter momentos de relaxamento, convívio e diversão.
Quando sentir que os problemas, as preocupações e a ansiedade estão a ser maiores do que aquilo que consegue gerir e se apresenta alguns dos sinais que descrevemos anteriormente, procure ajuda!
Necessitar de ajuda não é sinal de incompetência ou de fragilidade. Recorra à sua rede de apoio na família e nos amigos e aconselhe-se junto do seu médico de família.
*Originalmente publicado em Vida Ativa.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…