Cinco jovens pianistas tocam na 3ª edição do Festival Chopin: Alexander Gadjiev (Itália-Eslovênia), Tony Yang (Canadá), Piotr Alexewicz (Polônia), Sophia Liu (Canadá/China) e Jakub Kuszlik (Polônia)
.
A mais jovem pianista do festival Sophia Liu com apenas 16 anos, nasceu em Shangai e desde os 7 anos mora no Canadá. Ela estuda em Montreal, com o pianista Dang Thai Son. Sophia Liu já é detentora de 8 prêmios em concursos internacionais.
Tony Yang, aos 16 anos tornou-se o mais jovem laureado da história do Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin em Varsóvia em 2015, obtendo o 5º lugar.
.
Alexander Gadjiev é ítalo-esloveno. Ganhou o segundo lugar no Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin em 2021
.
O festival trará ainda dois poloneses, Piotr Alexewicz e Jakub Kuszlik. Piotr venceu duas vezes o Concurso Nacional Chopin na Polônia. Jakub foi quarto lugar “ex aequo” no Concurso Internacional em 2021 e da Rádio Polonesa, recebeu o prêmio de melhor intérprete das Mazurcas.
O Festival Chopin acontece de 2 a 26 de outubro e é uma realização da Sociedade Chopin do Brasil e correalização da Fundação Osesp. O evento acontece em parceria com o Instituto Chopin de Varsóvia e o apoio da Casa Sangusko de Cultura Polonesa. Das 5 apresentações, apenas uma será no Theatro Municipal de São Paulo. “Além de Chopin, os pianistas tiveram livre escolha nos seus repertórios, e Liszt foi escolhido em todos os programas”, comenta Glória Guerra, presidente da Sociedade Chopin do Brasil.
PROGRAMAÇAO
Dia 2 de outubro, quarta-feira, acontece a abertura do Festival Chopin com o ítalo-esloveno Alexander Gadjiev na Sala São Paulo. Em 2021 ganhou o 1º prêmio no Concurso Internacional de Piano de Sydney, bem como o 2º prêmio do Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin, tendo obtido o prêmio especial ” Krystian Zimerman“ por sua interpretação da “Sonata” de Chopin. O pianista tocará além de Chopin, Liszt, Scriabin e Beethoven.
.
Dia 6 de outubro, domingo, às 17h, será a única apresentação no Theatro Municipal de São Paulo, com Tony Yang que é considerado pela CBC Music como um dos melhores jovens músicos do Canadá, detentor dos prêmios Van Cliburn, Gina Bachauer Hilton Head Cooper e os Concursos Internacionais de Piano Bosendorfer & Yamaha USASU. O pianista interpretará Chopin, Mozart e Liszt.
Dia 12 de outubro, sábado, às 21h, o polonês Piotr Alexewicz um dos maiores talentos da nova geração de pianistas poloneses, vencedor duas vezes do Concurso Nacional Chopin, faz um programa Chopin, Mozart, Schumann e Liszt.
.
Dia 19 de outubro, sábado, às 21h, a jovem canadense chinesa, Sophia Liu, interpretará Chopin e Liszt, tocando de ambos, transcrições de óperas. De Chopin “Variations de “La ci darem la mano” da ópera “Don Giovanni” de Mozart e de Liszt , a transcrição para piano “Reminiscência de Norma “ de Bellini.
.
Dia 26 de outubro, sábado, às 21h, o polonês Jakub Kuszlik, pianista também premiado em vários concursos internacionais na Polônia, como Concursos Chopin e Paderewski.
> Mais informações: @sociedadechopindobrasil
SERVIÇO / PROGRAMA
2 de outubro, quarta-feira, às 20h30 – Sala São Paulo
Alexander Gadjiev – piano
F. Chopin (1810 -1849)
– Noturno Nº1 em Fá maior Op.15
– Prelúdios Op. 28
Nº 23 em Fá maior
Nº 22 em Sol menor
Nº18 em Fá menor
Nº13 em Fá sustenido maior
Scherzo nº3 em dó sustenido menor Op.39
– Mazurkas
Op 68 nº 3 em Fá menor
Opus 24 nº2 em Dó maior
Opus 50 nº3 em Dó sustenido menor
Opus 6 nº1, em Fá sustenido menor
Opus 63 nº3 Dó sustenido menor
Polonaise em Lá menor Op. 53 (Heróica)
F. Liszt ( 1811-1886)
Funerais S173 Harmonias Poéticas e Religiosas
A. Scriabin (1872- 1915)
Sonata nº 9 Op.68
L. Van Beethoven (1770 – 1827)
Variações da Heróica em Mi bemol maior Op. 35
.
6 de outubro, domingo, às 17h – Theatro Municipal de São Paulo
Tony Yang (China) – piano
W A. Mozart (1756 – 1791)
Variações “Lison Dormait” em Dó maior, K. 264
Tema: Andante (Dó maior)
Var. 9: Allegro – Cadenza – Tempo I
Sonata No. 4 em Mi bemol maior, K. 282
F. Liszt (1811-1886)
Vallée d´Obermann de “Anos de peregrinação” I (Suíça), S.160 Nº6
F. Chopin (1810 -1849)
Polonaise-Fantasia em Lá bemol maior, Op. 61
Sonata No. 3 em Si menor, Op. 58
.
12 de outubro, sábado, às 21h – Sala São Paulo
Piotr Alexewicz (Polônia) – piano
W. A. Mozart (1756 – 1791)
Fantasia em Ré menor, KV 397
R. Schumann (1810 – 1856)
Fantasia em Dó Maior, Op. 17
F. Chopin (1810 -1849)
Sonata em Si bemol menor, op. 35
F. Liszt (1811-1886)
Sonata Dante – Após uma leitura de Dante, fantasia quase sonata
19 de outubro, sábado, às 21h – Sala São Paulo
Sophia Liu (Canadá/China) – piano
F. Liszt 1811-1886)
-Mephisto Valsa No.1 em Lá maior, S. 514 –
Soneto 123 de Petrarca em Lá bemol maior, S. 161 No. 6
Reminiscências de Norma, S. 394
F. Chopin (1810-1849)
Balada No.1 em Sol menor, Op. 23
Noturno Nº 2 em Sol maior Op. 37
4 Mazurcas, Op. 17
Variações de “Là ci darem la mano” de Mozart “Don Giovanni”, Op. 2
.
26 de outubro, sábado, às 21h – Sala São Paulo
Jakub Kuszlik – piano
F. Chopin (1810-1849)
3 Valsas, op. 34
Nº 1 em lá bemol maior
Nº 2 em lá menor
Nº 3 em Fá maior
Noturno em Ré bemol Maior Op. 27, nº 2
Fantasia em Fá menor, Op. 49
Mazurcas, op. 50
No.1 em 1 Sol maior
Nº 2 em lá bemol maior
Nº 3 em dó bemol menor
Polonaise em Fá sustenido menor, Op.44
Scherzo nº 1 em dó sustenido menor, op. 39
BIO DOS ARTISTAS
Alexander Gadjiev herdou a experiência musical de sua família, cujos pais são professores de piano e músicos, e a imersão na cultura da Europa Central às suas raízes na cidade natal – a fronteiriça ítalo-eslovena Gorizia, que carrega um cruzamento de povos, culturas e línguas. Ambos os fatores influenciam decisivamente a sua capacidade de absorver e processar diferentes estilos e linguagens musicais e de os remodelar ao seu gosto. Estudou no Mozarteum em Salzburgo com Pavel Gililov e na Hanns-Eisler-Hochschule em Berlim com Eldar Nebolsin, graduando-se na primavera de 2022. Em 2021 ganhou o 1º prêmio no Concurso Internacional de Piano de Sydney, bem como o 2º prêmio do Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin, tendo obtido o prêmio especial ” Krystian Zimerman“ por sua interpretação da “Sonata” de Chopin. De 2019 a 2021 Gadjiev foi um “BBC New Generation Artist”, o que lhe rendeu a oportunidade de se apresentar em renomados festivais e salas de concerto britânicos como Wigmore Hall, Londres, entre outros, e de colaborar com diversas orquestras. Ele também é o vencedor em 2022 do Prêmio Terence Judd, que o levou a novos compromissos com a Orquestra Hallé até 2023. Em sua carreira artística, Alexander Gadjiev aceitou convites para tocar na Europa, Ásia e EUA, em eventos tais como: Festival de Verbier, Festival MiTo em Torino, Festival “Chopin” em Duszniki, Festival de Piano Rafael Orozco em Córdoba, Settimane Musicali no Teatro Olímpico em Vicenza, Festival de Salzburgo, Festival Internacional de Piano de La Roque d’Anthéron, Teatro La Fenice, Kioi Hall e Bunka Kaikan em Tóquio. Como solista, já se apresentou com as orquestras di Padova e del Veneto, Orquestra Sinfônica del Teatro della Fenice, “Orquestra Nazionale della Rai”, Orquestra Sinfônica de Tóquio, Orquestra Filarmônica de Nagoya, Orquestra Sinfônica de Quioto, Orquestra Sinfônica de Praga e Orquestra Sinfônica de Jerusalém. São inúmeras as suas gravações para rádio e televisão, tanto em estúdio como durante os seus concertos. É o embaixador cultural da sua cidade natal “Nova Gorica/Gorizia, Capital Europeia da Cultura 2025”.
Tony Yang teve um reconhecimento mundial quando, aos 16 anos, tornou-se o mais jovem laureado da história do Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin em Varsóvia em 2015, obtendo o 5º lugar. Considerado pela CBC Music como um dos melhores jovens músicos do Canadá, seguiram-se os prêmios Van Cliburn, Gina Bachauer Hilton Head Cooper e os Concursos Internacionais de Piano Bosendorfer & Yamaha USASU. Apresentou-se com as orquestras: Filarmônica de Varsóvia, Filarmônica de Ontario, Orquestra Metropolitana, Orquestra de Cleveland, Sinfonieta de Toronto, entre outras. Tocou recitais em importantes salas de concerto tais como: Centro Nacional das Artes em Ottawa, Koerner Hall em Toronto, Carnegie’s Weill Hall, Severance Hall em Cleveland, Teatro da Filarmônica de Varsóvia, Grande Sala do Conservatório Teatro Metropolitano de Tóquio, Osaka Symphony Hall, Esplanade Singapura, Centro de Artes em Seoul e o Anfiteatro Millennium em Dubai. Nascido em Chongqine e criado em Loront, Tony formou-se recentemente na Universidade de Harvard, onde concluiu o bacharelado em economia. É artista residente no Ingesund Piano Center na Suécia e na Universidade Chinesa de Hong Kong. Atualmente faz o mestrado em música na Hochschule für Musik, Theatre und Medien Hanover, sob a orientação do Prof. Arie Vardi. Tony foi nomeado em 2024, “One To Watch” pela Scala Radio UK.
Piotr Alexewicz é um dos pianistas poloneses mais talentosos de sua geração. Começou sua formação na Academia de Música Karol Lipiński em Wrocław, com Paweł Zawadzki, e estuda atualmente na Zürcher Hochschule der Künste em Zurique com Konstantin Scherbakov. Suas realizações artísticas incluem:1º lugar duas vezes no Concurso Nacional de Piano Fryderyk Chopin (2017, 2020), Prêmio Prof. Drzewiecki no XVIII Concurso Internacional de Piano Fryderyk Chopin em Varsóvia, 2º prêmio do Concurso Internacional de Música Jeunesses Dinu Lipatti em Bucareste (2016); Grand Prix, Prêmio Musideco e Prêmio do Público no Concurso Ville de Gagny em Paris (2017) e em 2024, 1º lugar no Concurso de Concerto no Piano Texas Festival and Academy, vem atuando nos festivais: “Chopin e a sua Europa” em Varsóvia, Festival Internacional Duszniki Zdrój (Polônia), Festival de Música de Gdańsk (Polônia), Festival Chopin em Paris, Festival Chopin em Nohant na França, Piano Texas Festival , Festival de Artur Rubinstein em Łódź (Polônia) Apresenta-se em salas de concerto de prestígio, tais como: Beliner Philharmonie, Salle Cortot, National Philharmonic Hall em Varsóvia, NFM Wrocław, University Hall em Poznan, Van Cliburn Concert Hall em Fort Worth, Sapporo Concert Hall Kitara, ACROS Fukuoka Concert Festival. Em 2019 o Instituto Fryderyk Chopin em Varsóvia lançou seu álbum de estreia com músicas de Liszt, Beethoven, Chopin e Ravel e o seu projeto mais recente, é uma gravação dos 26 Prelúdios e Sonata de Chopin em Si bemol menor, Op. 35, de Chopin.
Sophia Liu – pianista – Depois de grande sucesso em uma longa turnê na Ásia, recitais e concertos com orquestra nos festivais de verão da Europa este ano, Sophia Liu mostra a sua arte no Festival Chopin em São Paulo.
A pianista canadense-chinesa Sophia Liu nasceu em Xangai em 10 de outubro de 2008. Aos 2 anos mudou-se para o Japão e migrou para o Canadá aos 7. Atualmente mora em Montreal e estuda com o pianista Dang Thai Son. Com apenas 16 anos já é detentora de inúmeros prêmios em concursos internacionais incluindo o 1º prêmio no Concurso de Piano de Kobe, Japão; 1º prêmio no Concurso Internacional de Piano de Composições Chinesas em Hangzhou, China; 2º prêmio no Canada Music Competition; 1º prêmio na Universidade McGill, Canadá. Em 2022 ganhou o 1º prêmio na Categoria A no 18º Concurso Internacional de Piano de Ettlingen, na Alemanha. Em 2023 ganhou o 1º prêmio no Concurso Internacional Thomas & Evon Cooper nos EUA, bem como o 2º prêmio – Semifinalista Mais Jovem e Prêmio do Público na 1ª. edição do Concurso Internacional de Piano Arturo Benedetti Michelangeli, na Itália. Já dividiu o palco com pianistas famosos e colaborou diversas vezes com orquestras, incluindo a Orchestre Symphonique de l’Isle, a Tolima Music Festival Orchestra, a Cleveland Orchestra e a Bazzini Consort Orchestra. Em 2024, Sophia apresentou-se no Duszniki International Chopin Festival, na Polônia; no prestigiado Festival International de Piano de La Roque d’Anthéron, na França, onde, para além de um recital, também tocou com a Sinfonia Varsóvia o Concerto de Mozart para três pianos, com Dang Thai Son e Eric Lu. Ela também apresentou-se em vários outros festivais e séries de concertos de prestígio, incluindo o Festival Internacional “Chopin e sua Europa” em Varsóvia, concertos de Verão da Foundation for Chinese Performing Arts, no New England Conservatory, em Boston, entre muitos outros.
Jakub Kuszliki – pianista – Quarto lugar (ex aequo) no Concurso Chopin em Varsóvia em 2021, Jakub Kuszliki recebeu da Rádio Polonesa o prêmio pela melhor interpretação das Mazurcas. Antes de outras premiações importantes, em 2018 apresentou-se com grande sucesso no Lincoln Center, em Nova York. Nasceu em 1996 e estudou com Katarzyna Popowa-Zydroń na Academia de Música de Bydgoszcz. Recebeu o segundo lugar no Concurso Internacional de Piano Ignacy Jan Paderewski, e em 2018 tocou com a Filarmônica de Varsóvia o concerto de Paderewski para piano e orquestra. Já se apresentou em recitais na Alemanha, Noruega, Japão e Estados Unidos. Em fevereiro de 2022, seu primeiro álbum solo “Brahms, Chopin” foi lançado pela Rádio Polonesa.
A Sociedade Chopin do Brasil é uma associação sem fins lucrativos, com sede na rua Padre João Manuel 758, apto / 32, Jardins, São Paulo, SP, número CNPJ / MF no nº. 03.819.939 / 0001-70, fundada em 1994 pela empresária Gloria Guerra, seu concerto de inauguração no Theatro Municipal de São Paulo teve como convidado o pianista Nelson Freire. Oficializada em 1999, a Sociedade Chopin vem realizando eventos de alto nível artístico junto a prestigiosos espaços culturais do Brasil e tem como objetivo, divulgar a música erudita, formar plateias através de eventos voltados para comunidade, promover intercâmbios culturais, elaborar e executar projetos. Entre os principais patrocinadores de eventos organizados e agenciados pela Sociedade Chopin do Brasil destacam-se: Alcoa Alumínio, Banco do Brasil, Banco Safra, Banco Pontual, Petrobrás, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Entre as promoções de maior destaque da Sociedade Chopin do Brasil, em seus 24 anos de existência estão as seguintes:
– Concurso Nacional Chopin – 2024
– Concertos de Abertura do Ano Chopin no Brasil na Sala Sao Paulo, em 2010.
– Concurso Internacional de Piano BNDES, em 2009.
– Recitais dos pianistas Nelson Freire e Marta Argerich no Teatro do Sesi em Porto Alegre, em 2004.
– Concerto de inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil, em 2001.
– “Viagem Musical A Terra Dos Czares” no Centro Cultural Banco Do Brasil, em São Paulo.
– Projeto de Divulgação dos Compositores e Intérpretes Russos, em 2004.
– “Estrelas Do Amanhã”, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, Projeto de Incentivo a Jovens Talentos, em 2004.
– Série de Concertos “Piano Em Nove Terças”.
– Terças Musicais no Centro Cultural Banco do Brasil, em 2001.
– Recital do pianista Nelson Freire no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em homenagem ao pianista por integrar “Os Maiores Pianistas Do Século XX” , lançamento Fonográfico Mundial da Sony Music, em 1999.
– Festival Chopin no Centro de Convenções de Recife. Participação dos Pianistas Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Dang Thai Son e Mikhail Rudy, em 1995.
– Concertos Comemorativos – “Sessenta Anos do Pianista Nelson Freire” turnê nas cidades de São Paulo, (Theatro Municipal), Porto Alegre (Teatro do Sesi), Salvador (Teatro Castro Alves), Belo Horizonte (Palácio das Artes), Brasilia (Teatro Nacional) e Festival De Campos de Jordão.
Instagram @sociedadechopindobrasil
Instituto Nacional Fryderyk Chopin – O maior Centro Chopin do mundo, promove, protege, pesquisa e divulga o legado de Fryderyk Chopin, de forma completa e abrangente.As atividades multidirecionais e variadas do Instituto, são uma resposta à obra e história ricas e ambíguas do compositor, que constituem um desafio para sucessivas gerações de ouvintes, intérpretes e cientistas fascinados pela música e vida. O instituto, que foi criado em 2001 pela decisão do Parlamento polaco e está sob a supervisão direta do Ministro de Cultura e Patrimônio Nacional, assumiu a responsabilidade pelo legado de Chopin, dando continuidade à tradição já iniciada no final do século XIX (primeiro pela Sociedade de Música, o Comité Chopin e o Instituto Fryderyk Chopin do pós-guerra, e depois, desde 1950, pela Sociedade Fryderyk Chopin). As atividades do Instituto compreendem:
1 – O Museu – O Museu Fryderyk Chopin está localizado no Castelo Ostrogski em Varsóvia, que abriga a maior coleção do mundo de objetos relacionados a Chopin. A filial do Museu é a Casa de Nascimento de Fryderyk Chopin e o Parque em Żelazowa Wola.
2 – Concurso Internacional de Piano Fryderyk Chopin- O mais importante concurso de piano do mundo, o Concurso Internacional de Piano Frederico Chopin é realizado a cada cinco anos em Varsóvia, Polônia, desde 1927..
3 – Festival e Série de Discos – Todos os anos, o Instituto organiza o festival internacional “Chopin e a sua Europa”, um dos festivais mais importantes e reconhecidos da Polónia. O Festival deu origem a uma série de CDs e DVDs exclusivos do Instituto, nos quais são gravadas interpretações da música de Chopin com instrumentos antigos e modernos.
4 – Livros, Atividades de Pesquisa e Fac-Símiles- As atividades de publicação e pesquisa do Instituto, incluem a organização de conferências e simpósios musicológicos internacionais pelo menos uma vez por ano, a publicação duma série desenvolvida constantemente de livros científicos e de ciência popular, bem como um projeto de décadas particularmente importante, que envolve a publicação de fac-símiles de todos os manuscritos musicais preservados de Chopin.
5 – Educação – O Instituto realiza atividades educacionais multidirecionais, destinadas a crianças, adultos e jovens pianistas talentosos. Educamos através das aulas no museu e Academia Chopin.
Não, não é conto. Sou apenas um sujeito que escuta algumas vezes, que outras não…
Os primeiros calores da nova estação, tão antigos como um primeiro sopro. E que me…
O palco é o habitat natural de Chico Chico. Extremamente visceral, entregue às canções, suas…
Eles estão chegando: em mais uma empreitada do Queremos!, que reafirma seu compromisso em oferecer…
Lançamento It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso, livro de Márcia Fráguas…
A escritora Denise Crispun faz sua estreia como romancista com "Constelações Hipócritas", que recebeu, em…