A Amazônia em destaque em uma celebração inédita da arte e da cultura brasileira, com estreia em Porto Velho (RO), de 29/5 a 8/6 de 2025.
.
FESTIVAL DOS POVOS DA FLORESTA – CHAMAMENTO PARA ARTISTAS
.
O Festival dos Povos da Floresta convida artistas, coletivos e representantes de comunidades da Amazônia a participarem de seu processo seletivo, com o objetivo de integrar a Exposição Juvia, iniciativa que marca a abertura do projeto e propõe um olhar sensível e plural sobre a diversidade cultural amazônica.
.
Idealizado pela Rioterra e apresentado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural, com benefício da Lei de Incentivo à Cultura e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto promove o encontro entre tradição e contemporaneidade através das artes visuais e do audiovisual.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 3 e 18 de abril de 2025, por meio do formulário disponível no link, de acordo com o regulamento disponibilizado no mesmo link e nas redes do projeto. As obras inscritas devem dialogar com as expressões culturais das comunidades locais, seus patrimônios imateriais ou com temáticas da arte contemporânea, contribuindo para a difusão e valorização da produção artística da região. Os selecionados serão divulgados no dia 10 de maio e farão parte do acervo itinerante do Festival.
.
O festival percorrerá cinco cidades brasileiras entre 2025 e 2026 – Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA) e Brasília (DF).
O projeto propõe um espaço de trocas e reconhecimento, onde a ancestralidade, criatividade e as expressões artísticas se encontram para contar novas histórias. A floresta é aqui um símbolo de inspiração, enraizamento e diversidade, reverberando memórias e trajetórias de povos originários, comunidades ribeirinhas, quilombolas e urbanas que integram o tecido cultural amazônico.
.
Segundo Rosely Nakagawa, curadora da exposição JUVIA, que abre a programação do Festival, “O projeto conecta o Brasil à riqueza da cultura amazônica, integrando inovação e saberes ancestrais para celebrar sua pluralidade através da arte e das vivências de suas expressões”
.
Com uma programação multilinguagens, o Festival dos Povos da Floresta reúne exposições, apresentações musicais, performances, rodas de conversa, oficinas e manifestações artísticas que refletem a potência criativa da Amazônia. Cada edição será única, respeitando e valorizando os contextos locais e suas singularidades culturais.
Sobre a Petrobras e a parceria
A Petrobras apresenta o Festival dos Povos da Floresta, reafirmando seu compromisso com a cultura brasileira e com a valorização das múltiplas identidades que compõem o país. O patrocínio à iniciativa integra um amplo programa de apoio à cultura popular, como o Festival de Parintins e as festas juninas do Nordeste, promovendo o fortalecimento de expressões artísticas e tradicionais por meio dessa parceria, a Petrobras reconhece a cultura como força de identidade, inclusão e transformação.
.
Sobre a Rioterra
É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) fundada em 1999. Atua no desenvolvimento de projetos que aliam conhecimento, sustentabilidade e inclusão social, contribuindo para o fortalecimento de comunidades e o desenvolvimento territorial da Amazônia. O Festival dos Povos da Floresta marca a criação do seu braço cultural, ampliando a atuação da instituição no campo das artes e da cultura.
FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÕES E REGULAMENTO: clique aqui.
INSTAGRAM: @festivaldospovosdafloresta
E-mail: [email protected]
—————
Assessoria de imprensa: Débora Venturini