O aguardado longa “Vitória”, protagonizado por Fernanda Montenegro e Alan Rocha, dirigido por Andrucha Waddington (“O Juízo”), foi escolhido como o filme de abertura do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A produção será exibida no dia 29 de abril no L’Arlequin, cinema de rua modernista no bairro de Saint Germain-des-Près, sede do evento. O filme é inspirado na história verídica de Joana da Paz, uma senhora insatisfeita com a insegurança em Copacabana, onde mora. Ela começou a filmar da janela de seu apartamento o tráfico de drogas, desmascarando um esquema entre traficantes e policiais corruptos na Ladeira dos Tabajaras, na zona sul do Rio de Janeiro.
.
Incluída no Serviço de Proteção à Testemunha, Joana passou a se chamar “Vitória” e teve sua identidade mantida em sigilo por 17 anos, até falecer em 2023 – ano seguinte às filmagens da obra. O elenco também apresenta Alan Rocha, que interpreta o jornalista Flávio Godoy, que repercute o caso na imprensa; Linn da Quebrada, Laila Garin, Thelmo Fernandes e Thawan Lucas.
Inspirado no livro “Dona Vitória da Paz”, de Fábio Gusmão, o filme Original Globoplay tem produção da Conspiração, coprodução da MyMama Entertainment e Globoplay, e apoio da Globo Filmes. A estreia nos cinemas brasileiros será no dia 13 de março, com distribuição da Sony Pictures.
.
A edição de 2025 do Festival celebra o Ano França-Brasil e acontece entre os dias 29 de abril e 6 de maio. O evento, realizado pela Jangada, da carioca Katia Adler, terá como tema “Do norte ao sul, um só Brasil”, com homenagem à atriz e diretora Dira Paes e um dia dedicado ao Festival de Cinema de Gramado – o mais tradicional evento audiovisual do país, realizado na Serra Gaúcha.
DO FILME
Título original: Vitória
Drama | Longa-metragem | 2025
Sinopse / e caso real: Em Vitória, Fernanda Montenegro interpreta uma mulher idosa que vive angustiada com a crescente violência em seu bairro. Em meio a conflitos com os vizinhos, ela decide filmar a movimentação de traficantes de drogas da sua janela para ajudar a polícia. A partir daí, ela chama a atenção de um jornalista que passa a ajudá-la a documentar as provas / A trama é baseada no caso real da aposentada Joana da Paz, que, por filmagens em fitas VHS feitas da janela da sua casa, conseguiu desmascarar uma quadrilha na zona sul do Rio de Janeiro, em 2005. Quando a reportagem sobre o caso foi ao ar, Joana foi apelidada de Vitória e precisou ter sua identidade mantida em sigilo até o dia da sua morte, no ano passado.
Ficha técnica
Direção: Andrucha Waddington | Roteiro: Paula Fiúza e Breno Silveira | Elenco: Fernanda Montenegro, Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin, Thawan Lucas, Silvio Guindane, Jeniffer Dias, Sacha Bali | Produtores: Andrucha Waddington, Breno Silveira, Fernando Zagallo, Ilda Santiago, Mayra Faour Auad, Renata Brandão | Original: Globoplay | Produtora: Conspiração Filmes | Coprodução: Globoplay e MyMama Entertainment
Apoio: Globo Filmes | Distribuição: Sony Pictures | Estreia nos cinemas no Brasil, em 13 de março de 2025
—-
Assessoria de imprensa: Caroline Névoa / Palavra Assessoria em Comunicação