A convite do músico Francesco Buzzurro, Yamandu Costa participou de uma pequena turnê pela Sicília, na Itália, em 2019. O álbum “Uno a Uno“, é uma celebração ítalo-brasileira inédita!
.
Esse encontro foi uma experiência tão surpreendente e positiva, que os conduziu a continuar tocando juntos para além dos palcos: virou um disco, que será lançado em todas plataformas digitais no dia 26 de julho, e reforçou ainda mais a amizade entre os dois.
Uno a Uno, música de Francesco, que também dá nome ao álbum, é um choro com jeito de bip bop, que tem uma pegada de jazz, trazendo o que ambos têm de melhor: a performance, e o improviso, de seus instrumentos de corda. Foi o nome escolhido para o disco, pois é também muito sugestivo, traduzindo que, mesmo que haja qualquer tipo de jogo entre eles, na hora de tocar, sempre vai dar empate, pois o respeito e a admiração mútuas permeiam essa amizade ítalo-brasileira.
.
No repertório foram escolhidas 4 músicas de autoria de Yamandu e 4 músicas de autoria de Francesco. As outras 4 são releituras brasileiras e italianas de clássicos de cada lugar.
Os ensaios ocorreram na casa do próprio Yamandu, em Lisboa, e a gravação em seu estúdio, o Bagual.
.
Tudo foi pensado com muito carinho, bem trabalhado e ensaiado, mas também houve espaço para que os músicos ficassem livres para mostrar suas virtudes, velocidade e habilidades com seu instrumento, ao vivo. Um grande e gostoso desafio.
.
A ideia de registrar esse encontro, é também de marcar, mais uma vez, a conexão entre esses dois países, que tanto se misturam culturalmente: Brasil e Itália. Talvez esse seja um dos primeiros lançamentos com um guitarrista brasileiro e outro italiano, de escolas populares do violão. Um álbum para ficar na história!
DISCO ‘UNO A UNO’ • Francesco Buzzurro e Yamandu • Bagual Produções • 2024
Músicas/ compositores
1. Uno a Uno (Francesco Buzzurro)
2. La Belle de Jour (Yamandu Costa)
3. Fuego (Francesco Buzzurro)
4. Dulzura (Yamandu Costa)
5. Fraternidade (Francesco Buzzurro)
6. La Danza (G. Rossini)
7. Recuerdos (Yamandu Costa)
8. Choro Chorado para Paulinho Nogueira (Toquinho e Paulinho Nogueira)
9. In Cerca di Te (G. Testoni e E. Sciorilli)
10. Vals del mar (Francesco Buzzurro)
11. Sambalinas (Yamandu Costa)
12. Estrellas (Francesco Buzzurro)
– ficha técnica –
Yamandu Costa – violão 7 cordas | Francesco Buzzurro – violão | Captação: Jorge Cervantes e Rafael Gruetz | Mixagem e masterização: Jorge Cervantes | Capa: Duda Simõez | Assessoria de imprensa: Aline Stoffel | Selo: Bagual Produções e Eventos Ltda | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 26 de julho | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
YAMANDU COSTA
Aclamado pela crítica, Yamandu Costa tem encantado as plateias de todos os lugares onde leva sua incomum habilidade e sonoridade. Em suas inesquecíveis performances – solo, acompanhado de outros músicos ou com orquestras – carrega a marca da música do sul do continente americano, mas incursiona admiravelmente por diferentes gêneros musicais, formando junto com seu violão de sete cordas uma rara simbiose. Apesar de jovem, Yamandu Costa tem uma longa carreira. Nascido em uma família de músicos do sul do Brasil, subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos de idade, cantando; aos 6 anos seu pai lhe deu de presente seu primeiro violão; aos 21 ganhou o Prêmio Visa Instrumental, então o maior reconhecimento da música brasileira que o possibilitou gravar seu primeiro álbum solo. A partir daí inicia uma profícua carreira: são diversos álbuns, solo ou em parcerias; muitos concertos no Brasil e no exterior; prêmios importantes, entre os últimos, ganhou o Grammy Latino em 2021, como melhor álbum de música instrumental com “Toquinho & Yamandu Costa – Bachianinha” (Live at the Rio Montreux Jazz Festival)
>> Siga: @yamandu.costa.oficial
.
FRANCESCO BUZZURRO
Francesco Buzzurro é músico, compositor e violonista italiano. Começou a estudar violão clássico aos seis anos. Obteve um diploma do Conservatório Bellini de Palermo e mais tarde obteve um Mestrado em Música Avançada pela Academia Internacional de Artes de Roma. Lá ele foi ensinado por músicos como Stefano Palamidessi, David Russell, Alberto Ponce, Hopkinson Smith e John Duarte. É hoje um dos guitarristas mais apreciados e multifacetados, eleito pela famosa revista do setor, Musica Jazz, como um dos mais talentosos do cenário internacional.
>> Siga: @francescobuzzurroofficial
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / música instrumental / Álbum
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske