LITERATURA

Gabriel García Márquez: ‘Cem Anos de Solidão’ completa 50 anos

“[…] procurou-a unicamente nos trajetos do seu itinerário cotidiano, sem saber que a procura das coisas perdidas é dificultada pelos hábitos rotineiros e é por isso que dá tanto trabalho encontrá-las”
– Gabriel García Márquez, em “Cem anos de solidão”.

“Meio século transcorreu desde o dia em que Gabo e Mercedes (Barcha, mulher do escritor) foram ao correio na Cidade do México com um pacote de 590 cuartillas (o equivalente, aqui, a laudas, papéis com espaço definido) escritas em máquina. O destino: Buenos Aires, Argentina; o conteúdo: ‘um vallenato de 350 páginas’ ou, como se conheceria mais tarde, Cem Anos de Solidão”, diz a FNPI – vallenato é um gênero musical popular. A entidade acrescenta que, nesse período, a história de Macondo, a cidade criada por Gabo, e da família Buendía chegou a mais de 30 milhões de pessoas em 35 idiomas.

‘Cem Anos de Solidão’ terá leitura coletiva na Colômbia
Durante três dias, de 26 a 28 de janeiro de 2017, 60 pessoas se reunirão em Cartagena das Índias, na Colômbia, para uma leitura coletiva de trechos de Cem Anos de Solidão, o clássico de Gabriel García Márquez, cuja publicação está completando meio século. Vinte serão escolhidas por meio de uma convocação pública.

Cem anos de Solidão – Gabriel García Márquez. Ilustração Carybé

Os interessados em fazer parte desse grupo, ao lado de escritores convidados, deverão contar aos organizadores qual é sua principal recordação vinculada à leitura do livro do escritor colombiano. A convocação estará aberta a partir da próxima segunda-feira (9) – as consideradas 20 melhores serão selecionadas e anunciadas, no dia 13, no site da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano – FNPI (Gabriel García Márquez).

Organizado pela fundação e pelo Hay Festival, o evento chama-se “O prazer de ler Cem Anos de Solidão”, com apoio da Câmara de Comércio de Cartagena e do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia. A leitura será feita na Casa do Marquês de Valdehoyos, uma mansão construída em 1765 no centro histórico da cidade, hoje pertencente à Chancelaria, citada na obra de Gabo e usada como cenário em filmes. A leitura integra a programação da 12ª edição do Hay Festival Cartagena das Índias, com eventos de literatura, música, jornalismo, cinema e outros temas.

Nascido em Aracataca, a mais de 200 quilômetros de Cartagena, García Márquez completaria 90 anos em março. Ele morreu em 2014, aos 87. Em 1982, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

Fonte: Rede Brasil Atual

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

‘Cem Anos de Solidão’ – Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…

20 horas ago

Samuca e a Selva lança EP ‘Summer Love – O Verão dos Amantes’

Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…

23 horas ago

Roger Resende lança single ‘Duas Léguas’

O cantor e compositor Roger Resende busca beleza na saudade no sensível single “Duas Léguas”.…

1 dia ago

Ná Ozzetti e Tulipa Ruiz cantam “Bem Humorado”

Zécarlos Ribeiro e Ná Ozzetti lançam “Bem Humorado”. Single irradia felicidade e tem a participação…

1 dia ago

Ilessi lança seu sexto álbum ‘Atlântico Negro’, pela Gravadora Rocinante

Cantora, compositora e pesquisadora musical, Ilessi reverencia sua ancestralidade e explora a liberdade sonora em…

2 dias ago

Xande de Pilares lança uma nova versão de ‘Força Estranha’ de Caetano Veloso

A interpretação da música é o ponto alto dos shows da Turnê Xande Canta Caetano.…

2 dias ago