Global Editora marcará presença na Bienal do Livro de São Paulo e receberá grandes nomes da Literatura Brasileira em seu estande Ana Maria Machado, Sérgio Vaz, Ruth Rocha e Daniel Munduruku são alguns dos autores já confirmados em evento que também terá homenagens a Cecília Meireles e Luís da Câmara Cascudo.
.
O Grupo Editorial Global estará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024 com uma programação especial, promoções e um estande de 200 m2, um dos maiores de sua história. A casa editorial, composta pelos selos Global Editora, Gaudí Editorial, Editora Gaia, Nova Aguilar e Global Educação, receberá grandes nomes da literatura brasileira para sessões de autógrafos e apresentações, como: Ruth Rocha, Sérgio Vaz, Ana Maria Machado e Daniel Munduruku.
Conhecida tradicionalmente com a Casa da Literatura Brasileira e com mais de 50 anos de história, a Global também terá alguns de seus autores na programação oficial do evento em diferentes painéis e arenas.
.
Confira a programação completa dos autores da Global ao final do texto.
O poeta e ativista cultural Sérgio Vaz será um dos destaques da Bienal. Sua participação inclui sessões de autógrafos e eventos na programação oficial, inclusive com a realização de um sarau – o Sarau Flores da Batalha – quando, em plena Bienal, o fundador da Cooperifa receberá poetas periféricos para se apresentarem no Salão de Ideias. No estande da Global, Vaz encontrará com os leitores no sábado (14), a partir das 14h.
.
A imortal Ana Maria Machado, uma das mais renomadas autoras brasileiras, lançará seu novo livro infantil Ponto de Vista e a coletânea Uma Autora em Perspectiva – Ana Maria Machado no domingo (15). A escritora estará no estande da Global a partir das 11h, além de participar da programação oficial às 10h no Espaço Infâncias, onde será entrevistada por crianças.
Ruth Rocha
Outra grande figura da literatura infantil, a autora Ruth Rocha, de 93 anos, fará uma ação especial no estande da editora. A presença da autora marcará o lançamento do box da Coleção Comecinho, oito livros inspirados em vivências dos netos Miguel e Pedro, e uma obra inédita: um reconto rimado de A roupa nova do rei. Sua presença promete atrair tanto pequenos quanto grandes leitores.
.
Ignácio de Loyola Brandão, conhecido por seus livros de impacto e crítica social, lançará o infantil Só Sei Que Nasci no domingo (15), às 15h. A obra é dedicada à sua neta, Antônia, e explora os pensamentos de uma criança ao chegar ao mundo.
No Estande da editora
Abrindo a programação do estande da Global, no sábado (7), às 15h, os leitores poderão encontrar com ator, escritor e ativista indígena Daniel Munduruku. Daniel tem mais de 10 livros pela Global e estará fazendo uma sessão de autógrafos e bate-papo. Já a partir das 19h30, será o momento de encontrar Elizandra Souza, poeta, jornalista e ativista cultural na periferia de São Paulo, que estará lançando Filha do Fogo.
.
No domingo (8), às 16h, logo após a presença de Ruth Rocha, o estande receberá um pocket show do músico e cordelista Costa Senna, seguido por sessão de autógrafos de seus livros: Cordéis que educam e transformam e Caminhos diversos – sob os signos do cordel.
.
Ao longo da Bienal a editora prepara lançamentos de livros com tarde de autógrafos de autores renomados. Na quinta (12), às 11h, o escritor multimídia Toni Brandão fará o lançamento do livro infanto-juvenil O DJ 2 – Rebeldia digital. Já na sexta (13), às 15h, o educador Moacir Gadotti, presidente emérito do Instituto Paulo Freire, lançará uma a nova edição, revista e ampliada, do livro Pedagogia da Práxis. Esse é o terceiro livro lançado por Gadotti pelo selo Global Educação, que publicou recentemente os livros Programados para aprender e A educação contra a educação.
Homenagem a Cecília e Cascudo
Em celebração aos 60 anos de lançamento do icônico livro Ou isto ou aquilo da renomada poeta Cecília Meireles, a Global Editora lançará durante a Bienal uma edição especial limitada que promete encantar antigos e novos leitores. A publicação também marca os 60 anos do legado da escritora, que nos deixou em 9 de novembro de 1964.
.
A edição comemorativa de 2024 terá: terá capa dura em tecido, assinada pelo capista Maurício Negro e bordas com pintura trilateral na cor prata. Além disso, a obra seguirá tendo as consagradas ilustrações de Odilon Moraes.
.
Outro homenageado será o folclorista Luís da Câmara Cascudo. Referência nos estudos sobre a cultura popular brasileira, sua principal obra o Dicionário do folclore brasileiro ganhará uma edição comemorativa de 70 anos.
Mais novidades
Outros autores consagrados também se farão presentes através de lançamentos e novas edições especiais para os apaixonados pela literatura brasileira.
.
Na travessia do tempo é uma inédita seleção de 24 crônicas que compõem um jornada pela vida e os amores de Manuel Bandeira.
.
Rio de estórias é uma obra inédita ilustrada por Valentina Frais. O volume celebra a conexão de João Guimarães Rosa com a natureza, em especial a água, destacando trechos, passagens e citações em que o autor exalta animais.
.
O livro Terra Brasil ganhará nova edição. Na obra o renomado fotógrafo Araquém de Alcântara apresenta seu o olhar original, comprometido e engajado para revelar as diversidades e sutilezas de nosso país.
O Processo civilizatório, de Darcy Ribeiro, que esteve esgotado por anos, volta para comercialização em nova versão revisada. Este é um estudo fundamental sobre a evolução sociocultural em diversas partes do globo, em uma visão abrangente e crítica a partir da América Latina.
.
A participação da Global na Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2024 promete ser um marco na trajetória da editora e uma oportunidade única para os leitores se conectarem com a literatura brasileira. Não perca a oportunidade de visitar o estande da Global e conferir todas as novidades!
Confira a programação completa de nossos autores:
Sexta-feira 6/9
• 14h45 às 15h45 – Sérgio Vaz e Elizandra Souza – Arena Cultural: Mesa Narrativas da vida urbana: Um bate-papo sobre o cotidiano e a escrita;
• 18h – Sérgio Vaz – Programação Circuito de Bibliotecas SP – Bate-papo;
.
Sábado, 7/9
• 15h – Daniel Munduruku – Estande da Global – Sessão de autógrafos e bate-papo;
• 16h às 16h50 – Sérgio Vaz e Elizandra Souza – Papo de mercado: Mesa Versos e Vozes: Oportunidades na Economia Criativa da Periferia;
• 18h às 18h45 – Elizandra Souza – Programação Circuito de Bibliotecas SP – Bate-papo;
• 19h30 às 21h30 – Elizandra Souza – Estande da Global – Lançamento Filha do Fogo;
Domingo, 8/9
• 10h30 – Toni Brandão – KDP Amazon – O desafio de escrever para jovens;
• 16h – Costa Senna – Estande da Global – Pocket show e sessão de autógrafos;
• Ruth Rocha – Horário a definir (será informado nas redes da editora em breve) – Presença no estande da Global;
.
Quarta-feira, 11/09
• 14h às 16h – Sérgio Vaz – Estande da Global – Sérgio Vaz – Encontro com escolas e professores;
.
Quinta-feira, 12/9
• 11h às 13h – Toni Brandão – Estande da Global – Lançamento O DJ 2 – Rebeldia Digital;
• 14h às 14h30 – Costa Senna – Espaço Infâncias: Pocket Show: Cordéis que educam e transformam;
• 14h às 14h50 – Toni Brandão – Papo de mercado: Mesa Narrativa Transmídia: como explorar as histórias além do livro, com: Vanessa Passos, Sue Hecker e mediação de Felipe Castilho;
Sexta-feira, 13/9
• 15h às 17h – Moacir Gadotti – Estande da Global – Lançamento de Pedagogia da Práxis;
.
Sábado, 14/9
• 14h às 16h – Sérgio Vaz – Estande da Global – Sessão de autógrafos + Lançamento de Flores da Batalha;
• 17h às 18h15 – Sérgio Vaz – Salão de ideias: Sarau Flores da Batalha – com Akins Kinte, Cleyton Mendes, Dinha, Elizandra Souza, Oluwa Seyi e Raquel Almeida;
.
Domingo, 15/9
• 10h às 10h30 – Ana Maria Machado – Espaço Infâncias: Mesa Crianças querem saber: encontro com Ana Maria Machado
• 11h às 13h – Ana Maria Machado – Estande da Global – Lançamento do livro Ponto de vista, de Ana Maria Machado e Um autor em perspectiva – Ana Maria Machado;
• 14h às 14h50 – Ignácio de Loyola Brandão – Papo de mercado: Mesa Bibliotecas e Livros: o impacto na formação de leitores e escritores – com Ícaro Silva e mediação de Maria Fernanda Rodrigues;
• 15h às 17h – Ignácio de Loyola Brandão – Estande da Global – Lançamento do livro Só sei que nasci;
• 18h – Sérgio Vaz – Programação Circuito de Bibliotecas SP – Bate-papo.
Sobre o Grupo Editorial Global
Há 50 anos, a Casa da Literatura Brasileira. Criado em 1973, o Grupo Editorial Global se destaca por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Hoje, a empresa agrega cinco selos: Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais; a Gaudi Editorial, voltado às crianças em seus primeiros anos de vida; a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia consigo mesmo e com o universo, inclusive com livros de surf; e, a Editora Nova Aguilar que traz requintados projetos gráficos construindo uma ponte cultural entre o contemporâneo e a tradição de grandes escritores e pensadores da humanidade. E, o mais novo, Global Educação, focado na disseminação de conhecimento avançado e inovador nas Ciências da Educação.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.