Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil. Além de estar em cena com o espetáculo, Naruna Costa está presente na exposição Terra de Gigantes na Unidade, interpretando o texto Da Paz, de Marcelino Freire
.
Com interpretação de músicas extraídas das manifestações populares brasileiras de matriz africana, o grupo Clarianas apresenta o show do disco Xirê no dia 5 de outubro, sábado, às 16h, no Sesc Casa Verde. O álbum tem o arranjo de Giovanni Di Ganzá e a direção musical de Naruna Costa, além das vozes das cantadeiras Martinha Soares, Naloana Lima e da própria Naruna.
Xirê é o primeiro disco do grupo com cantos de domínio público, dedicados exclusivamente aos Orixás, e as canções se baseiam nas pesquisas do escritor e musicólogo Mário de Andrade. As sete faixas formam um repertório de releituras de pontos e Orins – canções ritualísticas das línguas caboclas e yorubá, com um tratado de linguagem erudita.
.
Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil. A voz é o fio condutor que revela um amplo universo sonoro, genuinamente brasileiro, que vai desde os cânticos indígenas aos aboios sertanejos, passando pelas brincantes do côco, ladainhas do catolicismo popular, sambas de roda, maracatus, xotes, rezas e tambores africanos.
Além de estar em cena com o show Xirê, Naruna Costa está presente na exposição Terra de Gigantes, interpretando o texto Da Paz, de Marcelino Freire. Com concepção e curadoria do artista, editor e pesquisador Daniel Lima, a mostra se desdobra em uma videoinstalação composta por onze cenas, incluindo intervenção poética e ateliê educativo, que exaltam as forças poéticas, simbólicas e mitológicas entre as culturas negras e indígenas no Brasil. A mostra tem entrada gratuita e vai até 22 de dezembro no Sesc Casa Verde.
ESPETÁCULO
Clarianas apresenta o show do disco Xirê
Dia 5 de outubro, sábado, das 16h às 17h30. Arena. Livre
Mais informações Sesc SP: clique aqui
Ficha técnica:
Cantadeiras/tocadeiras: Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa. Rabecas e violino: Carla Raiza. Violão/viola caipira: Giovani Di Ganzá. Baixo: Lua Bernardo. Percussão: Jackie Cunha. Produção: Ju Dias e Washigton Gabriel. Cenário: Alexandre Souza. Criação e operação de luz: Rager Luan. Técnico som: Tomé de Souza. Figurino: Claudia Schapira. Adereços: Cleydson Catarina. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes
Exposição
Terra de Gigantes
Visitação: até 22 de dezembro de 2024
Horário de funcionamento: terças a sextas-feiras, das 10h30 às 18h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 17h30.
Acessibilidade: mapa tátil, legendas em braile, tinta ampliada, audiodescrição, videoguia, audioguia e vibroblaster. A mostra Terra de Gigantes contém sequências luminosas e sonoras que podem afetar os visitantes com sensibilidade a luz e som.
Agendamentos de grupos: agendamento.casaverde@sescsp.org.br
Classificação: livre | entrada gratuita
.
Sesc Casa Verde
Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bilheteria: terça a sexta, 10h às 18h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 17h30.
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751.
Acompanhe o Sesc Casa Verde na internet
Site: sescsp.org.br/casaverde
Facebook: facebook.com/sesccasaverde
Instagram: @sesccasaverde
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…