Espetáculo 'Para Mariela', do Grupo Sobrevento - foto Lauro Medeiros
ESTREIA | ‘Para Mariela’ do Grupo Sobrevento, é inspirado na cultura boliviana e criado a partir da linguagem do Teatro de Objetos documental no Espaço Sobrevento
.
Abordando o sonho de uma vida simples e o mundo da imigração, a nova peça do Grupo Sobrevento, Para Mariela, celebra os 38 anos de atividade do coletivo. A temporada de estreia acontece entre os dias 6 de setembro e 14 de outubro, com sessões de sexta a segunda, às 20h, no Espaço Sobrevento, no Belenzinho.
.
Com direção de Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, o espetáculo trata da busca de um mar utópico a partir do trabalho e do sonho de uma vida mais simples. Ao longo de 18 meses, o Sobrevento visitou escolas, Centros de Imigrantes, ONGs e diversas organizações vizinhas à sua sede – tudo para se abrir para a população do entorno e descobrir as histórias encerradas nos poucos objetos de afeição que essas pessoas guardam.
A maioria das narrativas foi contada pelas crianças da vizinhança, muitas delas imigrantes bolivianas. Por meio desses relatos, o grupo pôde entender um pouco melhor a realidade e os sonhos que os envolvem. E, ao mesmo tempo, conseguiu reconhecer e compreender melhor a si mesmo.
.
“Entramos em contato com uma população em situação de vulnerabilidade social. Por isso, quisemos fazer da nossa sede um ponto de encontro. Esses imigrantes vivem temerosos e não têm uma vida muito fora de casa. Quando nos aproximamos das crianças, elas começaram a insistir que queriam ir ao teatro. E elas e as suas famílias passaram a ir frequentemente ao Sobrevento”, conta Sandra, que também assina a dramaturgia.
Sobre a encenação
Para representar essa realidade, o coletivo explorou músicas e sonoridades de diferentes regiões da multicultural Bolívia: a andina, a aimara, a chaquenha. Esses elementos revelam, aos poucos, o próprio ambiente do espetáculo e a busca do mar perdido, que simboliza tanto os sonhos de um futuro mágico quanto a infância deixada para trás.
.
A dramaturgia da peça não é linear. No elenco estão Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana.
.
“No início, falamos da nossa infância. Depois, abordamos a busca pelo sol, que foi muito falada pelas crianças, e, por fim, chegamos aos relatos dessa população do bairro. É como se nós, adultos, conseguíssemos nos reencontrar com a nossa infância. E, a todo o momento, o mar está presente.”, comenta Sandra.
O grupo acredita na ideia de “amadurecer rumo à infância” do escritor polonês-ucraniano Bruno Schulz que – como disse Francesco Cataluccio –, “descrente das possibilidades do conhecimento humano, havia dado livre curso à fantasia e à “mitificação” da realidade”, em busca da infância perdida, “daquele período em que tudo parecia – e era – possível”.
.
Dessa forma, influenciado por sua pesquisa em Teatro para Bebês e Teatro de Objetos, o Sobrevento optou por utilizar uma linguagem simples e uma estética apoiada em elementos cotidianos, como mochilas, bichinhos de pelúcia e até uma garrafa d’água, que possibilitam entendimentos muito profundos do mundo. “Nós confiamos no caráter poético dos objetos que guardam afetos e nas histórias que deles emana”, acrescenta a diretora.
.
O grupo tem o objetivo de promover a comunhão de adultos e crianças, cultivando encontros atrativos a todos. Essa, inclusive, foi uma lição aprendida com a própria história do Teatro de Bonecos e dos Teatros Populares. E, por esse motivo, Para Mariela é destinado a um público de idades variadas.
Sinopse
“Para Mariela” a nova peça do Grupo Sobrevento, comemora os 38 anos do coletivo com uma reflexão sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração. Dirigido por Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, o espetáculo explora a busca por um mar utópico, símbolo da infância e dos sonhos perdidos. Baseada em histórias de crianças imigrantes bolivianas da comunidade local, a peça utiliza uma linguagem simples e objetos cotidianos para criar uma narrativa poética e envolvente. “Para Mariela” é uma celebração das memórias e afetos que unem adultos e crianças em um encontro artístico profundo e universal.
Sobre o Grupo Sobrevento
O Grupo Sobrevento realizará a sua temporada no Espaço Sobrevento, única sala da cidade dedicada especialmente ao Teatro de Animação que neste ano completa 15 anos . É um dos grupos teatrais mais destacados e atuantes do país. Desde sua fundação, em 1986, realizou mais de 6 mil apresentações – “Que é como se tivéssemos subido ao palco dia sim, dia não, por mais de 30 anos”, diz o diretor Luiz André Cherubini –, visitou em torno de 200 cidades do Brasil, outras 40 da Espanha e esteve em mais de 20 países de quatro continentes, representando o Brasil em lugares tão distantes quanto Irã, China e Estônia, e outros tão próximos como Argentina, Chile e Colômbia. “Criamos cerca de 30 espetáculos. Mantemos 20 em repertório.” Completa Sandra Vargas.
FICHA TÉCNICA
Criação: Grupo Sobrevento | Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas | Dramaturgia: Sandra Vargas | Elenco: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana | Músicos: Goyo (charango) e Lolo (violão e flautas) | Iluminação: Renato Machado | Figurino: João Pimenta | Assistente de Figurinos: Jaqueline Lima e Sofia Duarte | Cenografia, direção musical, letras e adaptação das canções: Luiz André Cherubini | Cenotecnia: Agnaldo Souza | Máscaras e adereços: Agnaldo Souza, Liana Yuri e Mandy | Bonecos: Agnaldo Souza e Luiz André Cherubini | Assistências confecção bonecos e máscaras: Mosaico Cultural e Giulliana Pellegrini | Supervisão música boliviana: Juan Cusicanki | Técnico de iluminação: Marcelo Amaral | Programação visual: Ato gráfico | Fotografia: Lauro Medeiros | Registro audiovisual e teaser: Icarus Filmes | Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Carina Bordalo
SERVIÇO
Espetáculo ‘Para Mariela’
Temporada: 6 de setembro a 14 de outubro de 2024, de sexta a segunda, às 20h
Local: Espaço Sobrevento – Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Belenzinho – a três quadras do Metrô Bresser
Ingressos grátis – reservas no email: info@sobrevento.com.br
Classificação: Livre | Duração: 60 minutos
Acessibilidade: sim
São Paulo vai despertar ao soar de Notre Dame com espetáculo baseado no clássico literário…
Programação do Cine Reag Belas Artes, que traz um filme com trilha sonora executada ao…
Com sincronia entre som e imagem, Arco Musical Brasil leva versatilidade do berimbau ao Cine…
A Amazônia em destaque em uma celebração inédita da arte e da cultura brasileira, com…
Depois de passar por Lisboa, Porto, RJ, Curitiba, Porto Alegre e interior de SP, O…
A artista Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a cultura afro-brasileira em apresentação marcada para…