Leitura teatral inédita e gratuita com Beth Goulart, no Teatro Adolpho Bloch, celebra o aniversário de Clarice Lispector dia 10 de dezembro. Atriz volta a interpretar Clarice, sob direção de Luiz Fernando Carvalho, no texto inédito Hora de Clarice
.
O cineasta Luiz Fernando Carvalho, que lançou este ano o filme A Paixão Segundo G.H, fará uma homenagem à Clarice Lispector. Ele dirige a atriz Beth Goulart na leitura teatral Hora de Clarice, com participação do Duo Bevilacqua Assunção, formado pela pianista Inês Assumpção e pelo violoncelista Miguel Bevilacqua. A apresentação será no dia 10 de dezembro (terça-feira), aniversário da escritora, no Teatro Adolpho Bloch, na Glória. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia 10, a partir das 15h.
O texto teatral é a partir do livro “Clarice Lispector Entrevista” (Rocco) com dramaturgia de Melina Dalboni, que este ano lançou, também pela Rocco, o livro “Diário de um filme”. Em cena, de entrevistadora, Clarice Lispector se torna a entrevistada ao se revelar através de suas próprias perguntas e do olhar das grandes personalidades que ela entrevistou ao longo da carreira, como Chico Buarque, Djanira, Pablo Neruda, Rubem Braga, Nelson Rodrigues, Tom Jobim, Maria Martins, Elis Regina, Vinicius de Moraes, Lygia Fagundes Telles, Oscar Niemeyer, dentre outros. “Vamos festejar o aniversário de Clarice!“, diz Luiz Fernando.
.
No mesmo dia, o artista plástico Luiz Aquila vai exibir pela primeira vez a série “Clarice”, com oito obras inéditas (técnica mista) criadas em homenagem à autora, e será lançado o livro “Clarice Lispector Entrevista” (Rocco), coletânea que reúne 83 entrevistas, sendo 35 inéditas, feitas pela escritora entre 1968 e 1977.
Teatro Adolpho Bloch
Localizada no histórico Edifício Manchete, na Glória, Rio de Janeiro, projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, o Teatro Adolpho Bloch é palco de momentos célebres da nossa cultura. Desde maio de 2019, o Instituto Evoé é responsável por devolver ao Rio de Janeiro esse espaço icônico, porém ainda mais moderno, transformado num complexo cultural. Graças à genialidade de Niemeyer, que criou um palco reversível, tornou-se possível, em um período desafiador, como a pandemia, promover espetáculos e eventos tanto na área externa, ao ar livre, quanto na interna. Ou nas duas ao mesmo tempo, em formato arena, proporcionando aos artistas, produtores, além dos cariocas e turistas, múltiplas formas de se criar e consumir arte e entretenimento. A construção é um ícone carioca – na arquitetura e na história que carrega.
.
Único teatro na cidade do Rio de Janeiro que possui um palco reversível, permitindo que o público se acomode na área externa da casa de espetáculos, o Teatro Adolpho Bloch ganhou, em 2021, o formato arena, com capacidade para 359 lugares internos e 120 externos e um palco de 140m², equipado com a melhor estrutura. O espaço abriga ainda bistrô Bettina Café & Arte.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Beth Goulart | Participação: Duo Bevilacqua Assumpção, formado pela pianista Inês Assumpção e pelo violoncelista Miguel Bevilacqua | Direção: Luiz Fernando Carvalho | Dramaturgia: Melina Dalboni | Produção e assistente de direção: Nelson Fonseca | Assessoria de imprensa: MNiemeyer Assessoria de Comunicação / Juliana Rosa e Rafaela Barbosa
SERVIÇO
Espetáculo: Dramaturgia em Leituras – Hora de Clarice
Data: Terça-feira | 10 de dezembro 2024 | às 20h
Onde: Teatro Adolpho Bloch (Rua do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro/RJ
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Ingressos online: aqui
Ingressos Gratuitos (Retirada na Ingresso.com e na Bilheteria dia 10/12 a partir de 15h)
"Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa" Uma história que encanta crianças e adultos! . O…
Luiz Melodia, um dos ícones mais marcantes da música brasileira, estreia nas telonas. O documentário…
“Canções que eu guardei pra você” é uma comédia romântica musical, que acompanha três casais…
Espetáculo “Benjamim, O Palhaço Negro”, que homenageia o primeiro palhaço preto do Brasil e fez…
Os Irmãos Karamázov, clássico da literatura mundial, chega aos palcos brasileiros em montagem emocionante com…
Em 2017, Egberto Gismonti completou 70 anos e sua filha, a pianista Bianca Gismonti, sentiu…