LIVROS

HQ – história dos direitos das mulheres pelo mundo ganha versão ‘graphic novel’ pelas mãos de ativistas contemporâneas

“Amazonas, Abolicionistas e Ativistas” exalta a luta feminina desde a antiguidade até os dias atuais
.
A luta feminina por igualdade é longa e já foi contata por diversos ângulos. Agora, a obra “Amazonas, Abolicionistas e Ativistas” relata esta história de maneira inovadora: em formato graphic novel. Lançamento da Editora Seoman e escrita pela ativista e crítica cultural negra Mikki Kendall, ela apresenta as principais figuras e acontecimentos que promoveram os direitos das mulheres ao longo do tempo.
.
Kendall, ao lado da ilustradora queer A. D´Amico, relata as proezas de mulheres notáveis ao longo da história – de rainhas e combatentes da liberdade a guerreiras e espiãs –, além de citar importantes passagens sobre os movimentos progressistas liderados por mulheres que moldaram a história, entre eles a abolição, o movimento sufragista, a entrada da mulher no mercado de trabalho, os direitos civis, o movimento LGBTQ+, os direitos reprodutivos e muito mais.

Traduzida pela brasileira Denise de Carvalho Rocha, esta HQ trata, de forma contundente e ousada, de diversos temas que compõe a trajetória das mulheres rumos aos seus direitos, como: os direitos das mulheres na antiguidade; como era o poder de imperatrizes, rainhas e princesas; o papel da escravidão, do colonialismo e do imperialismo no processo de apagamento das mulheres; a luta feminina pela liberdade e a marcha pela igualdade. Passa ainda pela revolução sexual e pela crise da AIDS (entre 1960 e 1980) e pelos feminismos corporativo, inclusivo etc.

“Amazonas, Abolicionistas e Ativistas”.

“Esta é uma obra dedicada àquelas que pavimentaram o caminho, para as que aprenderam a abrir caminho e para as outras que encaram caminhos ainda desconhecidos”, dizem a autora e a ilustradora na dedicatória. Ao percorrerem a história da luta feminina, do começo ao fim, elas mostram figuras históricas e contemporâneas como Angela Davis, Malala, Janet Mock e Jowelle de Souza, além de muitas líderes no mercado de trabalho e na política como Michele Bachelete e Ellen Johnson Sirleaf. O leitor é transportado, junto com as personagens desta HQ (que representam a diversidade racial, estética e cultural) para uma viagem de resgate pelas origens e pelos progressos da luta pelos direitos de todas as mulheres.

Elogios ao livro:
“Um mergulho belamente ilustrado, sem rodeios e surpreendentemente profundo na história dos direitos das mulheres pelo mundo afora. Vai encantar crianças e adultos.” – N. K. JEMISIN, autora vencedora do Prêmio Hugo pela trilogia Os Reinos Partidos
.
“Atraente, abrangente e magnificamente ilustrada, esta obra é a plataforma de lançamento perfeita para mil outras investigações sobre mulheres inspiradoras e influentes.” – SCOTT WESTERFELD, autor de Impostors
.
“Uma obra-prima absoluta: audaciosa e brilhante. Fruto de uma pesquisa cuidadosa e urgentemente necessária, esta obra precisa estar em todas as salas de aula, todas as bibliotecas, todas as casas, todos os lugares.” – DANIEL JOSÉ OLDER, autor best-seller do New York Times de The Shadowshaper Cypher e Dactyl Hill Squad
.
SERVIÇO
Livro: Amazonas, Abolicionistas e Ativistas
Autoras: Mikki Kendall e A. D’Amico
Tradução: Denise de Carvalho Rocha
Editora: Seoman
Páginas: 208
Preço: R$ 99,00
Adquira em: Grupo Pensamento. clique aqui.

Sobre as autoras:
MIKKI KENDALL, é escritora, ativista, palestrante, blogueira e autora best-seller do New York Times. Formada pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign e pela Universidade DePaul, seus trabalhos já foram apresentados no The Washington Post, The Boston Globe, The Guardian, Time, Salon, Ebony, Essence e outras publicações. Oradora talentosa, ela já discutiu sobre temas como raça, feminismo, violência, tecnologia, cultura pop e mídia social em Good Morning America; The Daily Show; Woman’s Hour, da BBC e outros. Mikki mora em Chicago com a família.
.
A. D’AMICO é ilustradora, nascida em Ohio. Formou-se em 2016 no Columbus College of Art & Design com um bacharelado em Ilustração, e desde então trabalha como freelancer em histórias em quadrinhos, aquarelas e ilustrações digitais.
.

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:
Mais que livros, inspiração!
Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Na busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por quatro selos: Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

3 dias ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

3 dias ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

4 dias ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

4 dias ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

4 dias ago

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…

4 dias ago