Ignácio de Loyola Brandão ganha roteiro cultural em Araraquara, terra onde nasceu

Um roteiro cultural totalmente dedicado ao escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão. Essa é a proposta do “Caminhos de Loyola”, iniciativa da Academia Araraquarense de Letras realizada pela Prefeitura de Araraquara – SP, por meio da Secretaria Municipal da Cultura – Fundart e Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.
.
A proposta deste circuito convida o participante a passar por locais da cidade marcantes na história de Loyola, sendo que, em cada um deles, haverá uma placa com um breve texto escrito pelo próprio Loyola, falando sobre a importância daquele lugar na sua história, contando casos e mencionando em quais de suas obras aqueles lugares são citados ou que os tiveram como inspiração. Essas informações também estarão disponíveis em áudios com a voz do escritor, que poderão ser acessados por meio de um QRCode.
.
O circuito passa pela casa onde Loyola nasceu, pelas ruas em que brincava e caminhava, as escolas que frequentou, as igrejas, cinemas, bares, bibliotecas, o primeiro jornal em que escreveu, enfim, todo o universo onde nasceu, cresceu e se moldou sua personalidade, seu imaginário e o amor pela literatura.

Os locais, em sua maioria, concentram-se na região central da cidade e bairros adjacentes. O roteiro implica 12 pontos: a Igreja do Carmo na Praça do Carmo (1), a casa do avô e a escolinha na Rua Expedicionários do Brasil, n° 893 (2), a casa onde nasceu na Avenida Djalma Dutra, nº 695 (3), a Rua 5 e o Jardim Público na Praça da Independência (4), a Estação Ferroviária na Rua Antonio Prado, s/n° (5), a Igreja Matriz e a Praça da Matriz (6), o Cine Paratodos e o Bar do Pedro, na Rua São Bento, n° 726 (7), o Colégio Progresso na Rua Padre Duarte, n° 1463 (8), o IEBA e o Cine Odeon na Rua São Bento, n° 909 (9), o “Relógio da Lupo” na Rua 9 de Julho (10), o Jornal O Imparcial na Avenida José Bonifácio, n° 715 (11) e a Biblioteca Municipal com entrada pela Avenida Espanha (12).
.
O roteiro do caminho é interativo e o participante pode passar nos espaços que escolher, na ordem de sua preferência: o “Caminho de Loyola” quem escolhe e faz é o participante.
.
Em Araraquara, “Caminhos de Loyola” dialoga com o Inventário Participativo, projeto lançado em agosto de 2021, pois, ao mesmo tempo em que celebra a memória do autor, valoriza edificações do patrimônio histórico da cidade.

“Desfilei em um carro aberto, sob o calor de 40 graus. Um colégio que estudei fez estas camisetas que os alunos usaram o dia inteiro, batedores da polícia, cantos, euforia geral. Na Biblioteca Pública tem a minha foto em tamanho natural com o fardão da nossa Academia”, comentou Loyola Brandão na inauguração do projeto.
.
Segundo o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, o projeto revela a valorização de Loyola pelas suas raízes, pois foi São Paulo o local escolhido para construir sua trajetória. Embora reconhecido internacionalmente, o escritor sempre exaltou seu amor por Araraquara em suas obras.

“Quando falo de Araraquara, coloco todo o mundo dentro dessa cidade. As paixões, emoções, tudo é universal. Falar de Araraquara é ser universal”, concluiu o escritor e membro da Cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

João Fênix lança seu álbum de duetos ‘Pequeno mapa do tempo’

“Pequeno mapa do tempo” reúne duetos do cantor João Fênix com Jonna, Almério, Moreno Veloso,…

7 horas ago

Lúcia Santos lança álbum ‘Eu não quero prosa se não for pra tanto’

Álbum da poeta e letrista Lúcia Santos tem as participações de Anastácia, André Bedurê, Ceumar,…

9 horas ago

Roger Resende lança single ‘Cavaco Madeira’

O cantor e compositor Roger Resende antecipa seu novo EP com a intimista “Cavaco Madeira”.…

12 horas ago

Fi Bueno lança single ‘Cabra da Peste’

Single 'Cabra da Peste' anuncia novo álbum autoral de Fi Bueno, gravado com produção do…

14 horas ago

‘Cem Anos de Solidão’ – Série baseada na obra prima de Gabriel García Márquez estreia na Netflix

A série, é uma adaptação da obra prima de Gabriel García Márquez “Cem Anos de…

2 dias ago

Samuca e a Selva lança EP ‘Summer Love – O Verão dos Amantes’

Romântico e quente, novo trabalho abre as comemorações do aniversário de dez anos da banda…

2 dias ago