Itamar Vieira - foto © Fernando Rabelo
E o 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense, no Parque Natural do Gericinó, está terminando, e o evento celebrou a literatura e a arte em Nilópolis, reunindo talentos locais e nacionais para compartilharem suas obras e expressões artísticas. A FLIC-BF recebeu Itamar Vieira Júnior para a roda de conversa “Entre Quilombos e livros”, com participação da Doutora em Geografia Geny Ferreira Guimarães. Ele aproveitou para autografar seu último livro Salvar o Fogo.
– Itamar, emocionado comentou: “O 1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense é um evento importantíssimo, que está trazendo cultura, divulgando literatura no município de Nilópolis. Eu vejo que eventos como esse são muito importantes para a difusão e fomento de leitura, para que se leve cultura a lugares desfavorecidos. Às vezes é uma cidade que não tem uma livraria, uma biblioteca, e os eventos costumam fazer os escritores circular com suas histórias, encontrar os leitores… Eu tenho certeza de que tudo isso contribui para formar leitores e divulgar a literatura brasileira. Por isso, é muito importante eventos como esse” – comentou Itamar.
SOBRE O FESTIVAL
O Flic-BF é um evento cultural de destaque na região da Baixada Fluminense, e teve como anfitriã a cidade de Nilópolis, celebrando a rica diversidade artística e literária desta área vibrante e multicultural. Com um compromisso de promover a educação, a criatividade e a inclusão cultural, o Flic-BF se tornou uma plataforma renomada que atrai amantes da literatura, artistas, escritores e comunidades locais.
.
Neste festival, mergulhamos nas páginas da literatura e exploramos as muitas formas de expressão artística que florescem na Baixada Fluminense. O Flic-BF é um encontro de mentes criativas, onde autores renomados compartilham suas histórias inspiradoras e aspirantes a escritores têm a oportunidade de mostrar seu talento emergente. As palestras, rodas de conversas e oficinas literárias oferecem uma experiência educativa única para todos os participantes.
.
Além da literatura, o Flic-BF celebrou a cultura local por meio de exposições de arte, apresentações musicais e performances teatrais. Este festival é um reflexo da identidade cultural diversificada da Baixada Fluminense e é uma oportunidade para os residentes locais se conectarem com suas raízes e compartilharem sua herança cultural com o mundo.
O LIVRO
SALVAR O FOGO
Moisés vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia. Os outros irmãos foram embora. Tapera é uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vive ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século XVII). Órfão de mãe, Moisés encontra afeto com Luzia — estigmatizada por seus supostos poderes sobrenaturais. Diligente lavadeira do mosteiro, Luzia o educa com rigidez. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente. Anos depois um grave acontecimento pode ser a oportunidade para isso, e este reencontro promete deixar de lado décadas de segredos e sofrimentos.
.
Título: Salvar o fogo
Autor: Itamar Vieira Junior
Ilustrações de capa: Elisa v. Randow e Aline Bispo
Editora: Todavia Livros
Páginas: 320
ISBN: 978-65-5692-415-1
Ano da 1ª edição: 2023
Valor: R$ 76,90
* Compre o livro. clique aqui.
SOBRE O AUTOR
Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance TORTO ARADO é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países.
São Paulo vai despertar ao soar de Notre Dame com espetáculo baseado no clássico literário…
Programação do Cine Reag Belas Artes, que traz um filme com trilha sonora executada ao…
Com sincronia entre som e imagem, Arco Musical Brasil leva versatilidade do berimbau ao Cine…
A Amazônia em destaque em uma celebração inédita da arte e da cultura brasileira, com…
Depois de passar por Lisboa, Porto, RJ, Curitiba, Porto Alegre e interior de SP, O…
A artista Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a cultura afro-brasileira em apresentação marcada para…