Em seu álbum de estreia, o cantor e compositor cearense, Jamil Pereira traz parcerias com Jorge Mello, Nonato Luiz e Yuri Eduardo. Com produção de Adriano Magoo e direção musical do próprio artista, um time de craques participa do trabalho.
.
‘Nevoeiro‘ álbum autoral de Jamil Pereira chega nas plataformas digitais pelo selo Vitrola Play. “O álbum carrega minha origem nordestina e a vivência de mais de duas décadas em São Paulo. Dentro de um país com geografia continental, me vejo como um artista migrante, que absorve elementos das duas regiões e produz uma arte híbrida, que traduz o presente”, avalia o cantor e compositor cearense.
Natural de Fortaleza, Jamil Pereira, 34 anos, chegou aos 9 em Ubatuba, cidade do Litoral Norte paulista, região em que atua intensamente em casas de shows e bares de música ao vivo desde 2019. “Em meus shows costumo apresentar composições próprias e releituras de clássicos de artistas como Belchior, Ednardo e Fagner”, conta o artista. Apesar da distância, a infância no Ceará marcou definitivamente a criação artística de Jamil, que preservou toda a influência cultural e ligação com o meio musical da região.
.
Em seu álbum de estreia, Jamil Pereira tem parcerias com renomados compositores da música cearense, como o violonista Nonato Luiz, co-autor de “Nevoeiro”, canção que dá nome ao disco, e o piauiense Jorge Mello, parceiro de Belchior que participou ativamente do movimento que lançou o “pessoal do Ceará” no início dos anos 1970. Os dois também participam do álbum, que ainda traz duas composições de Jamil com o cearense e parceiro de geração Yuri Eduardo.
Nevoeiro chega ao mercado fonográfico promovido pela canção “Ato Falho”, parceria com Yuri Eduardo que ganhou clipe e entra em rotação no youtube no dia 19 de julho, junto com o álbum. “Ato Falho” é uma faixa de roupagem rock e trata do comportamento humano sob a ótica da ação e reação. A sonoridade pop rock conta com a assinatura marcante da guitarra de Mimi Rocha, grande músico cearense conhecido por gravar com Fagner, Belchior, Dominguinhos e Ednardo. O clipe dirigido por Thiago Mariano tem cenas captadas durante as gravações do álbum, no estúdio Space Blues em São Paulo.
.
Em dez canções inéditas, Nevoeiro destaca uma gama de ritmos, tanto nordestinos como xote, baião e ijexá, como o rock e o folk, tudo passando pela linguagem pop. “O álbum reúne a tradição e o novo, influenciando-se da importância do tempo, sem perder o protagonismo do presente. As canções foram nascendo ao longo dos últimos anos e já tinham a finalidade conceitual de álbum, com o encadeamento poético dos temas. São reflexões sobre o cotidiano com abordagens de temas sociais, ambientais, liberdade e amor”, revela Jamil.
Para a realização deste seu primeiro álbum, Jamil Pereira se cercou de um time de craques. Nevoeiro tem produção e arranjos de Adriano Magoo, conhecido por seus trabalhos com Zeca Baleiro, Tetê Espíndola, Vanusa e Anastácia. O álbum tem guitarras, banjo, mandolim e dobro de Tuco Marcondes, baixo de Fernando Nunes, flauta de Dado Magnelli, percussões de Marco Bosco e bateria de Léo Susi; além das participações de Mimi Rocha (guitarra em “Ato Falho”) e Nonato Luiz (violão em “Nevoeiro”). As gravações foram realizadas no Space Blues por Alexandre Fontaneti, em São Paulo, e a pré-produção no Studio America Music, em Ubatuba. A mixagem é de Luis Paulo Serafim – o LP, vencedor do Grammy Latino e um dos grandes nomes mais importantes na engenharia de som do Brasil; e a masterização é de André Dias.
.
O projeto para a gravação de Nevoeiro foi um dos vinte contemplados, entre os mais de mil inscritos no Edital ProAc do Estado de São Paulo para a gravação de álbum. Foi uma conquista das grandes, fruto do trabalho de Jamil em conjunto com a produtora cultural Carol Garcez e o Núcleo Criativo.
DISCO ‘NEVOEIRO’ • Jamil Pereira • Selo Vitrola Play • 2024
1. De longe (Jamil Pereira)
2. Fogo na mata (Jamil Pereira)
3. Ato falho (Jamil Pereira e Yuri Eduardo) | Participação especial Mimi Rocha
4. A cor do amor (Jamil Pereira)
5. A saga do homem (Jamil Pereira)
6. Sorriso especial (Jamil Pereira e Jorge Mello) | Participação especial Jorge Mello
7. O menino de ontem (Jamil Pereira)
8. Tardar (Jamil Pereira / Yuri Eduardo)
9. Pegue sua mala (Jamil Pereira)
10. Nevoeiro (Jamil Pereira e Nonato Luiz) – Participação especial Nonato Luiz
– ficha técnica –
Jamil Pereira (voz e violões) | Adriano Magoo (pianos, teclados e acordeon) | Tuco Marcondes (guitarras, banjo, mandolim, dobro, viola portuguesa e violão com arco) | Fernando Nunes (baixo) | Léo Susi (bateria) | Dado Magnelli (flautas) | Marco Bosco (percussões) | Participações especiais: Jorge Mello (voz em “Sorriso Especial”) / Mimi Rocha (guitarra em “Ato Falho”) / Nonato Luiz (violão em “Nevoeiro”) | Direção musical: Jamil Pereira | Produção musical e arranjos: Adriano Magoo | Pré-produção: América Music, em Ubatuba/SP | Gravado no Space Blues, em São Paulo, por Alexandre Fontaneti | Gravações adicionais: bateria no América Music, em Ubatuba/SP / Voz de Jorge Mello, violão de Nonato Luiz e guitarra de Mimi Rocha, no MR Studio, em Fortaleza/CE | Mixagem: Luis Paulo Serafim “LP” | Masterização: André Dias | Fotos: Daniela Secco | Arte: Lucas Maguna | Assessoria de imprensa: Adriana Bueno / bueno comunicação | Selo e distribuição: Vitrola Play | Formato: CD Digital | Ano: 2024 | Lançamento: 19 de julho | ♪Ouça o álbum: clique aqui | ♩Assista o clipe ‘Ato Falho‘: clique aqui.
Nevoeiro, por Jamil Pereira
De Longe – Xote roqueiro e político. Uma crítica à indiferença social, reforçando que o Brasil não se limita aos grandes centros urbanos do Sudeste. Propõe reflexão sobre a xenofobia na atualidade.
.
Fogo na Mata – Baião ecológico que faz da ironia o meio de denunciar a ganância destruidora da floresta.
.
Ato Falho – Parceria com Yuri Eduardo é o primeiro clipe do disco. É uma balada pop rock que levanta a questão sobre a banalização do perdão. A relação ação e reação são os elementos líricos da faixa.
.
A Cor do Amor – Sonoridade moderna para abordar a diversidade de comportamento de gênero. Uma faixa anti-homofobia.
A Saga do Homem – Inspirada nas trovas medievais, a canção abrange a complexidade do sentimento humano, carregada de lirismo e alusões poéticas.
.
Sorriso Especial – Parceria com Jorge Mello, que também faz uma participação especial na gravação. Feita a partir de um poema de Jorge, a música é de autoafirmação sobre a valorização da figura humana, regada pela sensibilidade dos versos do experiente poeta.
.
O Menino de Ontem – Faixa xote-folk sem zabumba e triângulo, mas com banjo e violão dobro. Fala do amadurecimento do indivíduo e sua mudança de ótica sobre o mundo.
Tardar – Parceria com Yuri Eduardo. É uma balada roqueira com vocais densos sobre o tempo e a impotência humana diante dele.
.
Pegue Sua Mala – Arranjo funk com flerte soul. Provocativa diante da mentalidade materialista contemporânea.
.
Nevoeiro – Parceria com Nonato Luiz, que também faz uma participação especial na faixa tocando violão. Uma cantiga sobre origem, saudade e entrega. Usa elementos textuais típicos do Ceará como “acear” (banhar o corpo do pescoço aos pés) e “chuva do caju” (fenômeno da primeira chuva da manhã, depois da pós-estação).
.
> Siga: @jamilpereiramusico
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / mpb / canções / álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…