Para celebrar a conscientização que marca novembro, a Unibes Cultural recebe o espetáculo gratuito “Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra” no dia 26, às 18 horas. O tenor irá se apresentar ao lado do violonista Rafael Altro.
.
O público presente será presenteado com a composição de repertório exclusivo que reúne peças de temas afro-brasileiro e afro-americano. Mais do que entreter, o espetáculo vem ao encontro do despertar da reflexão sobre a essência da história e das lutas que ainda hoje o negro ainda enfrenta.
Com orgulho de sua voz e, principalmente da beleza da cor de sua pele, Jean William venceu obstáculos, sobretudo o do preconceito, para alcançar o renome no Brasil e fora dele. Foi com resiliência e talento nato que respondeu a “conselhos”, como o de abandonar a ópera por “não haver príncipes negros”. Papéis de príncipe fazem parte do currículo do tenor e o mais recente é o Conde, em Cinderela.
.
Rafael Altro é o responsável pelo lado instrumental da apresentação. Dono de currículo ímpar, ele é o idealizador da Mostra de Cordas Dedilhadas, do Projeto Música & Arte e da Série Universo Musical.
.
Voz e violão unidos no palco oferecem um espetáculo com notas eruditas e populares. E a harmonia entre Jean e Rafael poderá ser conferida por quem correr para garantir seu assento no concerto.
É importante ressaltar que o ingresso deverá ser adquirido através da internet
.
Jean William Silva nasceu em Sertãozinho (SP). Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira. Aos 8 anos passou a cantar no coral da igreja. É formado em música pela ECA-USP. Estudou na Itália com a diretora do Teatro Alla Scala de Milão, Luciana Serra, e foi homenageado no maior programa de ópera do norte europeu, Ridotto del Ópera. Já se apresentou nos principais teatros do Brasil e em vários países ao redor do mundo, com destaque para Estados Unidos, Emirados Árabes Itália, Portugal, Suíça, Argentina, Uruguai, Paraguai e Principado de Mônaco. Apadrinhado pelo Maestro João Carlos Martins, ganhou visibilidade nacional e internacional. Em 2013 cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil para um público de 3,5 milhões de pessoas. Em 2018 foi recebido na opera de Montecarlo a convite do Príncipe Aberto II. Possui um álbum gravado intitulado Dois Atos. Já se apresentou ao lado de distintos artistas como Laura Pausini, Sandy, Fafá de Belém, Mônica Salmaso, entre outros. Em Barrinha, cidade onde cresceu foi homenageado com a construção de um teatro que leva seu nome, sendo um dos mais jovens artistas a receber tamanha honraria.
Rafael Altro é o idealizador da Mostra de Cordas Dedilhadas, do Projeto Música & Arte e da Série Universo Musical. Destacamos algumas produções: Mostra de Cordas Dedilhadas que encontra neste ano tem a sua XXII Edição e Violão entre Amigos. Como músico, seus mais recentes projetos foram: Bituca 80 Anos (homenagem aos 80 anos de Milton Nascimento), Clássicos com Jean William e Rafael Altro, Do Choro à MPB – Um panorama do violão brasileiro, Uma voz e um violão em Serenata (releitura de músicas gravadas por Dilermando Reis e Francisco Petrônio), entre outros. Participou como músico e compositor na gravação do CD “Ritmos do Brasil – Música do Norte”, lançado pelo selo Paulus em 2007. Pela mesma gravadora realizou direção musical e atuou como violonista no CD “Momentos de Reflexão, vol. 2”, lançado em 2008. Em 2012 lançou o CD “Conquistas” instrumental solo com composições próprias.
.
Sobre Unibes Cultural: Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
.
SERVIÇO
Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra
26 de novembro de 2023, às 18 horas
Grátis
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde
Unibes abre de quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)
Telefone: (11) 3065-4333
Informações e ingressos: clique aqui.
.
.
E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…
Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…
Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…
Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…
Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…
“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…