João Camarero e João Lyra se apresentam na Casa do Choro

Um encontro de dois craques do violão é a atração da série Pratas da Casa na quarta-feira, dia 8 de novembro, às 19h, quando o Auditório Radamés Gnattali recebe em seu palco os instrumentistas e compositores João Camarero e João Lyra. Um duo formado em 2013, numa sala de aula da Escola Portátil de Música (EPM), onde o professor Lyra, com sua sensibilidade apurada em décadas de estrada, convidou o aluno Camarero a experimentar “tocar umas coisas juntos”. Nesta década que se passou desde o convite original, além do entrosamento vieram marcos importantes para ambos, como a turnê japonesa que fizeram em 2015 e, já no ano seguinte, o início da carreira fonográfica do jovem violonista, atualmente um dos destaques da cena instrumental brasileira.
.
Deste encontro, registrado em 2021 como uma das atrações do III Festival da Casa do Choro (gravado e apresentado de maneira virtual, durante a pandemia de Covid 19), resulta a sonoridade especial de dois violões complementares e de trajetórias distintas. A de João Lyra iniciada em Alagoas, onde nasceu há 74 anos (na cidade de São José da Lage) e de onde saiu para se tornar músico da Orquestra de Cordas Dedilhadas e, depois, da Camerata Carioca e dos conjuntos de Elizeth Cardoso e Sivuca, entre outros grandes artistas. Já João Camarero, nascido há 33 anos em Ribeirão Preto (SP), além dos álbuns de solista que fez (três até aqui), já acompanhou e/ou gravou com Leny Andrade, Monica Salmaso e, mais recentemente, Maria Bethânia.

No Auditório Radamés Gnattali, da Casa do Choro, onde se dão todas as apresentações da série Pratas da Casa (sempre às quartas-feiras, às 19h), os xarás apresentarão números selecionados de seu repertório de duo, como o “Maracatu cigano” e os choros “Coringuinha” e “Do João pra Pernambuco”, todos de João Lyra, além de “Vento brando”, que é uma parceria de João Camarero com Cristovão Bastos.
.
A série Pratas da Casa faz parte do Plano Anual da Casa do Choro em 2023, que contempla uma série de ações culturais que contemplam as linhas principais de atuação do Instituto Casa do Choro, que são educação, memória e performance. Neste Plano está a série Pratas da Casa, que tem a proposta de levar ao palco do Auditório Radamés Gnattali apresentações musicais reunindo alunos, ex-alunos e professores da Casa do Choro e da EPM.

Estes encontros de gerações acontecem a partir do diálogo educacional praticado pelo Instituto há mais de 20 anos através das oficinas da EPM. Este diálogo tem como suporte fundamental o acervo da Casa do Choro – maior conjunto de partituras reunido numa única instituição. Neste plano anual está prevista a digitalização de mais de 250 partituras e a elaboração de duas apostilas didáticas de repertório que serão usadas em aula e nas apresentações.
.
Além de disso, o Plano prevê ações virtuais de maneira a fazer a Casa do Choro chegar aos apaixonados pelo gênero musical que estão fora do Rio de Janeiro: seminários sobre o que há de mais atual na pesquisa sobre choro e uma visita guiada apresentando a Casa e suas atividades num conteúdo digital legendado e acessível. Também fazem parte do plano concertos didáticos realizados em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.
.
O Plano Anual da Casa do Choro em 2023 é uma realização da Casa do Choro com patrocínio da Icatu, do CNPC e do escritório Sérgio Bermudes Advogados, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet.

João Lyra e João Camarero – foto © Akemi Yasuoka Lyra

SERVIÇO
João Camarero e João Lyra | série Pratas da Casa
Data: 8 novembro – 2023 | Quarta-feira
Horas: 19:00
Onde: Auditório Radamés Gnattali – Casa do Choro
Endereço: Rua da Carioca, 38 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos à venda no site Sympla: clique aqui
Mais informações: @casadochoro

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Henrique Cazes e Rogério Caetano lançam ‘Eterna Melodia – Waldir Azevedo 100 Anos (ao vivo)’

Um álbum para celebrar a genialidade de Waldir Azevedo (1923-1980) e provar que música instrumental…

2 horas ago

Lembrando Garoto: álbum de Cristovão Bastos, Romero Lubambo e Mauro Senise

Cristovão Bastos, Romero Lubambo, Mauro Senise lançam “Lembrando Garoto” - Uma homenagem ao grande mestre…

1 dia ago

Documentário ‘Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos’, da cineasta Daniela Broitman

O longa-metragem “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos” dirigido, escrito e produzido pela cineasta…

2 dias ago

Documentário ‘Hermeto Pascoal – O menino d’Olho d’Água’ estreia no canal Curta!

"O Menino d’Olho d’Água": Documentário inédito revela origens de Hermeto Pascoal e sua ligação íntima…

2 dias ago

João Camarero lança ‘Baden’, disco em homenagem ao mestre Baden Powell

Violonista João Camarero lança EP 'Baden' em homenagem ao compositor carioca falecido há 25 anos…

2 dias ago

Cortejo para São Sebastião – Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, na Pequena África

As experiências do cortejo percorrendo, cantando e dançando pelas ruas e encruzilhadas do Rio de…

2 dias ago