O violonista João Camarero, parceiro de Paulo César Pinheiro, lançou o seu primeiro CD solo, com título homônimo, pela Acari Records em 2014.
.
Nascido em 1 de junho de 1990 em Ribeirão Preto – SP, João Camarero se criou na cidade de Avaré – SP, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão aos quinze anos de idade.
.
Apontado pela crítica como um dos principais nomes da nova geração do violão brasileiro, o jovem músico estudou no Conservatório de Tatuí (2008-2009) e na Escola Portátil de Música (2011-2012), onde hoje trabalha na segunda como professor e monitor.
.
Como solista ou acompanhante, já atuou ao lado de grandes nomes da música em concertos e gravações, como Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Zélia Duncan, Danilo Caymmi, Agnaldo Rayol, Elton Medeiros, Cristina Buarque, Nailor Proveta, Cristovão Bastos, Mike Marshall, Ademilde Fonseca, Agnaldo Rayol, Paulinho da Viola e Maria Bethânia, com quem gravou o álbum “Noturno” (2021) e duas participações em homenagens a Aldir Blanc e Hermínio Bello de Carvalho, nas faixas “Palácio de lágrimas” (Aldir Blanc/Moacyr Luz) e “Cobras e lagartos” (Sueli Costa/Hermínio Bello de Carvalho), respectivamente. Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2015 e do Concurso Novas – 3, se apresentou em diversos países como Japão (turnê em duo com João Lyra – 2015), França (Bando do Chorão – 2009), Alemanha (turnê com a Camerata Violões e Cia, do Conservatório de Tatuí – 2008), Itália (Choro Internacional de Torino – 2008) e EUA (The Mandolin Symposium, Universidade da Califórnia – 2012 e Jazz at the Plaza, Nova Iorque – 2013).
Como compositor, tem parcerias com grandes nomes, como Cristovão Bastos, Moacyr Luz, Roberto Didio e Paulo César Pinheiro, entre outros. Já participou da gravação de mais de trinta discos, tocando ou exercendo a função de arranjador e diretor musical também. Na televisão, já gravou os programas de música ‘Ensaio’, de Fernando Faro na TV Cultura, ‘Sr. Brasil’, de Rolando Boldrin, ‘Instrumental SESC Brasil’.
.
Já trabalhou ao lado de Leandro Braga, Leo Gandelman, Déo Rian, Regional Imperial, João Lyra, Cristovão Bastos, Henrique Cazes, Joel Nascimento, lançou seu primeiro trabalho solo em 2016.
Integra o grupo Regional Imperial e o Conjunto Época de Ouro, que acompanhava Jacob do Bandolim, no qual assume a posição de Dino 7 Cordas, um de seus ídolos no instrumento.
Em sua carreira solo, publicou os discos “João Camarero” (2014), “Vento brando” (2019), “Gentil assombro” (2022). Pela gravadora Biscoito Fino, gravou os singles “Concertante n.3” e “Balada para Martin Fierro”, ambas em 2020, e “Valsa de cinema” (2021), parceria com Renato Braz e Roberto Didio.
“O violão brasileiro tem a sua tradição ancorada na beleza que é sempre renovada crescendo, desde o primeiro, vem a cada geração impondo a sua destreza, seu dom, sua voz sagrada o Tempo, este companheiro que nos conduz pela mão através da Natureza, sua trilha desmarcada. É o galerista faceiro expondo esta coleção sobre a sua vasta mesa, para ser apreciada: Vemos Quincas Laranjeiras, Américo Jacomino, o Garoto, o Horondino, o Arlindo, o Bola Sete; Rafael, Baden, Mauricio – filhos diletos do Meira – Gorgulho, Lentine, Toni, China e Marco Pereira; Turíbio Santos, Canhoto – que mais de uma vez se repete – Manoel, que também são dois: o Rigaud e o Mão de Vaca, Darli Louzada, Bonfá, Nei Orestes, César, Carlinhos, e por favor não esqueça de Rosinha e Dona Ceça. João Pernambuco, João Bosco, João Gilberto, João Lyra, e agora este caipira, pra manter a tradição antes de ser Camarero, ele também é João!”
– Pedro Amorim
.
“João é um dos violonistas mais talentosos que conheço dessa nova geração. É um garoto que toca feito gente grande. Tem garra e muita alma tocando, além de uma sonoridade impecável. Está trazendo de volta uma linguagem do violão brasileiro. Parabéns, Camarero. A alma brasileira agradece! Sou seu fã!”
João Lyra
DISCO ‘JOÃO CAMARERO’ • João Camarero • Acari Records • 2014
Músicas/ compositores
1. De João pra Pernambuco (João Lyra)
2. Fazendo a cama (Julião Pinheiro)
3. Mimoso (João Pernambuco)
4. Descaso (João Lyra)
5. Passeando (Cristovão Bastos) | Participação especial: Cristovão Bastos
6. Caminho do sertão (João Pernambuco)
7. Caribeana nº 3 (Henrique Annes)
8. Colibri (Armando Neves)
9. Choro (João dos Santos)
10. Impressões sobre uma despedida (João Camarero)
– ficha técnica –
João Camarero (violão) | Participação especial: Cristovão Bastos (piano – fx. 5) | Produção musical: João Camarero e Junior Pita | Texto (encarte): Pedro Amorim | Gravado e mixado em março de 2014 no estúdio Tenda da Raposa – Rio de Janeiro/RJ | Selo: Acari Records | Cat.: AR 51 | Ano: 2014 | Gravado em 2014 | #* Ouça o álbum: Spotify | Deezer | Apple Music.
Leia também:
:: ‘Vento Brando’, segundo álbum do violonista e compositor João Camarero.
:: Álbum ‘Gentil Assombro’ do violonista e compositor João Camarero.
:: Álbum ‘Divina Dádiva-Dívida’, de Celso Sim e João Camarero.
.
>> João Camarero na rede: Instagram | Facebook | Spotify.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música Instrumental / MPB.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske