MÚSICA

‘João Camarero’, primeiro álbum do violonista e compositor, selo Acari Records

O violonista João Camarero, parceiro de Paulo César Pinheiro, lançou o seu primeiro CD solo, com título homônimo, pela Acari Records em 2014.
.
Nascido em 1 de junho de 1990 em Ribeirão Preto – SP, João Camarero se criou na cidade de Avaré – SP, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão aos quinze anos de idade.
.
Apontado pela crítica como um dos principais nomes da nova geração do violão brasileiro, o jovem músico estudou no Conservatório de Tatuí (2008-2009) e na Escola Portátil de Música (2011-2012), onde hoje trabalha na segunda como professor e monitor.
.
Como solista ou acompanhante, já atuou ao lado de grandes nomes da música em concertos e gravações, como Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Zélia Duncan, Danilo Caymmi, Agnaldo Rayol, Elton Medeiros, Cristina Buarque, Nailor Proveta, Cristovão Bastos, Mike Marshall, Ademilde Fonseca, Agnaldo Rayol, Paulinho da Viola e Maria Bethânia, com quem gravou o álbum “Noturno” (2021) e duas participações em homenagens a Aldir Blanc e Hermínio Bello de Carvalho, nas faixas “Palácio de lágrimas” (Aldir Blanc/Moacyr Luz) e “Cobras e lagartos” (Sueli Costa/Hermínio Bello de Carvalho), respectivamente. Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2015 e do Concurso Novas – 3, se apresentou em diversos países como Japão (turnê em duo com João Lyra – 2015), França (Bando do Chorão – 2009), Alemanha (turnê com a Camerata Violões e Cia, do Conservatório de Tatuí – 2008), Itália (Choro Internacional de Torino – 2008) e EUA (The Mandolin Symposium, Universidade da Califórnia – 2012 e Jazz at the Plaza, Nova Iorque – 2013).

Como compositor, tem parcerias com grandes nomes, como Cristovão Bastos, Moacyr Luz, Roberto Didio e Paulo César Pinheiro, entre outros. Já participou da gravação de mais de trinta discos, tocando ou exercendo a função de arranjador e diretor musical também. Na televisão, já gravou os programas de música ‘Ensaio’, de Fernando Faro na TV Cultura, ‘Sr. Brasil’, de Rolando Boldrin, ‘Instrumental SESC Brasil’.
.
Já trabalhou ao lado de Leandro Braga, Leo Gandelman, Déo Rian, Regional Imperial, João Lyra, Cristovão Bastos, Henrique Cazes, Joel Nascimento, lançou seu primeiro trabalho solo em 2016.

Integra o grupo Regional Imperial e o Conjunto Época de Ouro, que acompanhava Jacob do Bandolim, no qual assume a posição de Dino 7 Cordas, um de seus ídolos no instrumento.

Em sua carreira solo, publicou os discos “João Camarero” (2014), “Vento brando” (2019), “Gentil assombro” (2022). Pela gravadora Biscoito Fino, gravou os singles “Concertante n.3” e “Balada para Martin Fierro”, ambas em 2020, e “Valsa de cinema” (2021), parceria com Renato Braz e Roberto Didio.

Álbum • ‘João Camarero’ • João Camarero • Acari Records • 2014

“O violão brasileiro tem a sua tradição ancorada na beleza que é sempre renovada crescendo, desde o primeiro, vem a cada geração impondo a sua destreza, seu dom, sua voz sagrada o Tempo, este companheiro que nos conduz pela mão através da Natureza, sua trilha desmarcada. É o galerista faceiro expondo esta coleção sobre a sua vasta mesa, para ser apreciada: Vemos Quincas Laranjeiras, Américo Jacomino, o Garoto, o Horondino, o Arlindo, o Bola Sete; Rafael, Baden, Mauricio – filhos diletos do Meira – Gorgulho, Lentine, Toni, China e Marco Pereira; Turíbio Santos, Canhoto – que mais de uma vez se repete – Manoel, que também são dois: o Rigaud e o Mão de Vaca, Darli Louzada, Bonfá, Nei Orestes, César, Carlinhos, e por favor não esqueça de Rosinha e Dona Ceça. João Pernambuco, João Bosco, João Gilberto, João Lyra, e agora este caipira, pra manter a tradição antes de ser Camarero, ele também é João!”
– Pedro Amorim
.
“João é um dos violonistas mais talentosos que conheço dessa nova geração. É um garoto que toca feito gente grande. Tem garra e muita alma tocando, além de uma sonoridade impecável. Está trazendo de volta uma linguagem do violão brasileiro. Parabéns, Camarero. A alma brasileira agradece! Sou seu fã!”
João Lyra

Capa do álbum • ‘João Camarero’ • João Camarero • Acari Records • 2014

DISCO ‘JOÃO CAMARERO’ • João Camarero • Acari Records • 2014
Músicas/ compositores
1. De João pra Pernambuco (João Lyra)
2. Fazendo a cama (Julião Pinheiro)
3. Mimoso (João Pernambuco)
4. Descaso (João Lyra)
5. Passeando (Cristovão Bastos) | Participação especial: Cristovão Bastos
6. Caminho do sertão (João Pernambuco)
7. Caribeana nº 3 (Henrique Annes)
8. Colibri (Armando Neves)
9. Choro (João dos Santos)
10. Impressões sobre uma despedida (João Camarero)
– ficha técnica –
João Camarero (violão) | Participação especial: Cristovão Bastos (piano – fx. 5) | Produção musical: João Camarero e Junior Pita | Texto (encarte): Pedro Amorim | Gravado e mixado em março de 2014 no estúdio Tenda da Raposa – Rio de Janeiro/RJ | Selo: Acari Records | Cat.: AR 51 | Ano: 2014 | Gravado em 2014 | #* Ouça o álbum: Spotify | Deezer | Apple Music.

Leia também:
:: ‘Vento Brando’, segundo álbum do violonista e compositor João Camarero.
:: Álbum ‘Gentil Assombro’ do violonista e compositor João Camarero.
:: Álbum ‘Divina Dádiva-Dívida’, de Celso Sim e João Camarero.
.
>> João Camarero na rede: Instagram | Facebook | Spotify.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música Instrumental / MPB.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo solo ‘Caio em Revista’, com ator Roberto Camargo estreia temporada no MI Teatro

Espetáculo solo do ator Roberto Camargo, dirigido por Luís Artur Nunes, põe em cena textos…

2 horas ago

Leo Russo lança ‘Isabella’, parceria com Moacyr Luz

O single “Isabella”, canção de Leo Russo e Moacyr Luz chegou nas plataformas digitais. A…

3 dias ago

Espetáculo ‘Eu conto essa história’ tem apresentação gratuita no Salão Assyrio, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O espetáculo “Eu conto essa história" apresenta três narrativas de famílias que cruzaram continentes e oceanos em…

3 dias ago

Espetáculo ‘Quando o Discurso Autoriza a Barbárie’ estreia na Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho

A Companhia de Teatro Heliópolis apresenta o espetáculo Quando o Discurso Autoriza a Barbárie na Casa de Teatro Mariajosé de…

3 dias ago

Espetáculo ‘Verme’, estreia curta temporada no Teatro Paulo Eiró

A Cia. Los Puercos inicia temporada do espetáculo Verme, no Teatro Paulo Eiró, localizado na Zona Sul de…

3 dias ago

Comedia musical ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ tem apresentações em seis teatros municipais de São Paulo

Memórias Póstumas de Brás Cubas, dirigido e adaptado por Regina Galdino, faz apresentações gratuitas em…

3 dias ago